Atendendo aos internautas que possuem o jogo Spyro 3 “Alternativo”, foi criada essa subseção. Espero que ela seja útil.
Introdução
Aqui no Brasil, não tínhamos uma filial da Sony Computer Entertainment como na Europa, no Japão e nos EUA, portanto, nós dependíamos de jogos pirateados para jogar PlayStation.
Tenho um conselho: compre um PS2 e o jogo original (se você for muito fã de Spyro, você fará esse sacrifício). Eu cheguei a comprar o jogo pirata, e nele você encontra coisas que não apareceriam numa versão copiada do original ou no original. São esses os problemas que encontrei: logo que ligar o game, certifique-se de que não aparecerá o logotipo de uma tal de Paradox e a seleção de modos PAL e NTSC, pois nenhum game pode aparecer isso porque é isso que faz o jogo dar problema.
Outro problema que descobri há pouco tempo: o jogo possui cerca de 15 vídeos que contam a história do jogo, mas na versão pirata aparecem somente 8 vídeos, no máximo; outro problema: você NUNCA consegue fechar o jogo com mais de 75%, mas na Sexta-feira dia 18/01/02, eu consegui pegar todas as 15.000 jóias do jogo, mas os ovos dos mundos anteriores a Midnight Mountain somem.
1. Problemas nas fases “Speedway”: No início de 2001, entrei em contato com Craig Stitt da Insomniac Games e perguntei sobre os problemas que o jogo tem, um deles diz respeito às fases “Speedway”, no caso mais especificamente o ovo que você deve ganhar após vencer as corridas contra as borboletas, os aviões e outros. O que ele me respondeu foi: “Para ter a certeza que você venceu a corrida, continue voando mesmo que já tenha voado as três voltas até que o jogo “perceba” que você a venceu. Não desista até que Sparx lhe dê o ovo”.
2. Entre em contato com a loja em que você comprou o jogo original e peça que entre em contato com a Sony dos EUA para trocar de jogo ou então para gravar em seu Memory Card um anti-vírus contra esse problema.
3. Salve com bastante freqüência o jogo, de preferência quando estiver com 25% ou 50%.
4. Continue a voar até que ganhe o ovo da corrida.
A imagem a seguir foi enviada pelo visitante Vinícius Vanelli onde mostra o que aparece na tela confirmando que o jogo não é original (clique na imagem para ampliá-la):
1. O jogo “alternativo” (pirata) é o único que dá problemas, pois apresenta um seletor de versões NTSC e PAL-M.
2. Um dos problemas é o desaparecimento de jóias em algumas fases.
3. Outro problema é o desaparecimento de ovos ao chegar em Evening Lake (3º Mundo).
4. Mais um problema, não tão perceptível, é a troca de músicas nas fases do mundo Evening Lake.
5. Outro problema ocorre na fase Sorceress’ Lair (mais grave!). Quando entra na fase, o jogo está OK, mas de repente, o jogo volta ao início, sem jóias e sem ovos.
Com muito custo consegui desviar desses problemas algumas vezes, mas é difícil. O que eu fiz foi o seguinte: joguei bem rapidamente as fases onde Spyro devia coletar ovos. Coletei a quantidade mínima para abrir cada portal e peguei poucas jóias. Quando derrotava um chefe, voltava para o mundo anterior e entrava na fase de Sparx. Tentei chegar rápido ao final da fase de Sparx. Fiz isso até o terceiro mundo.
Agora foi questão de sorte: quando cheguei em Midnight Mountain, certifiquei-me de que os portais estavam com os nomes das fases do primeiro mundo (Ex.: Sunny Villa, Mushroom Speedway, Molten Crater etc). Para quê? Não entrei em nenhum portal. Fui direto à fada Zoe perto de uma ponte, ao lado da placa de Sparx. Entrei e terminei a fase de Sparx. Quando terminei essa fase, fui recompensado com duas habilidades: destruir os vasos quando se aproxima e o mais legal, seleção de fases. Apertei Select para acessar o Atlas, escolhi uma fase e apertei Quadrado. Fiz isso até terminar com todas as fases.
Os problemas citados abaixo apresentam algumas soluções. Estas soluções foram enviadas pelo visitante e colaborador do site, Fagner. Confira logo abaixo da descrição de cada problema enviado a solução para este segundo o Fagner. Valeu aí, Fagner!
Manoel diz: “O pior bug foi de eu ter comprado 3 Memory Cards por ter jogado o Spyro 3 falso. Simplesmente porque quando eu jogo muito (e salvo também), eu chego em uma hora que vou ligar o meu videogame e… puff! Ele apaga todos os saves e você perde o Memory Card, pois não dá pra salvar mais nada! Outra coisa, não sei porque isso aconteceu. Eu fui entrar no meu save, aí eu cheguei em uma fase com um mundo de cristais, e não dá para sair de lá! E o pior, quando você está indo pegar o balão para ir no outro mundo, tem uma plaquinha que diz, “desculpe mas essa versão pirata pode ter algumas fases faltando”. Outros bugs também: quando sempre eu pego a nave, eu volto para aquele chefão do fogo!”
Solução: “O apagamento dos seus saves não é culpa do Spyro 3 pirata. Pode ser problema do videogame, mas o mais provável é pelo uso incorreto do memory card. Esse problema é ainda mais comum com jogos bugados como o Spyro 3. Se deve inserir o memory card apenas depois de ligar o videogame e removê-lo antes de desligá-lo, essa é a maneira correta de se usar o memory card e evita muitos bugs como o corrompimento e o sumiço de saves. Consulte este site para informações sobre cuidados com o PlayStation, mas essas dicas também valem pra qualquer outro console: http://members.tripod.com/~pc_ramon/cuidados.htm . Quanto aos demais bugs, consulte meu tutorial anti-bugs logo abaixo nessa página.”
Vinícius (13 anos, Pelotas/RS) também encontrou mais bugs no jogo. Ele diz: “Quando cheguei no último mundo, me pediram para enfrentar a fase Sorceress’ Lair, foi o que fiz, mas no lugar da Sorceress enfrentei o primeiro chefão de novo. Quando venci fui parar na fase bônus (aquela que precisa de 15000 jóias e 149 ovos), o estranho é que eu não tinha nem 70 ovos e nem tinha entrado nas últimas fases. Quando saí, falei com Moneybags e comecei a persegui-lo; cada batida ele dava várias jóias, olhei no Atlas e vi que eu tinha todos os ovos. Desliguei o video game. Quando o religuei, tinha 0 ovos e eu não consegui mais voltar para os 3 primeiros mundos.”
Solução: “Todos estes bugs podem ser evitados. Veja meu tutorial anti-bug abaixo.”
Rudger Ersatz diz: “Eu aconselho a quem é muito fã de Spyro, que compre o original, mas que NÃO tenha o Play destravado, pois na hora que o jogo vai entrar, dá uma mensagem em inglês que diz que o console pode ter sido modificado, e dá um telefone dos Estados Unidos! Eu paguei R$ 99,90 para não poder jogar!”
Solução: “Isso só acontece no PSone. No PS2, é só colocar e sair jogando se seu chip de desbloqueio for o Matrix (verdadeiro) ou o Thunder Pro. Caso ainda dê problema, desligue o chip e o videogame será como bloqueado. Após jogar religue o chip. O ligamento e o desligamento varia de chip pra chip. Por exemplo: o Matrix para desligar, basta ligar o PS2 segurando Reset por 3 segundos ou o Start (mais recomendado). Para religá-lo basta desligar o PS2 e ligá-lo de novo ligar e desligar, e NÃO dar só um simples Reset. Consulte tutoriais pela internet p/ mais informações.”
Helen (10 anos) diz: “Eu percebi que o jogo muda de língua. Eu coloco em espanhol, mas no mundo 2 (na fase Pântano Misterioso – Spooky Swamp) ele muda de língua…” E ainda mais: “… Eu encontrei 3 bugs só no mundo 2. Primeiro troca de línguas, na fase Pântano Misterioso a língua fica alemã. Segundo, Start não funciona na fase Torres Encantadas (Enchanted Towers) e terceiro, a imagem congela – se e a coelha Bianca fala : você está jogando uma versão pirata! Então toca músicas do último mundo.”
Solução: “A troca de idiomas não tem como evitar, porém os demais bugs se ajeitam com o resetamento do console. Consulte meu tutorial anti-bug nessa página para mais informações.”
Lucas Messa diz: “Quando eu ia para o mundo Midnight Mountain, apareceu na lista dos mundos Sorceress’ Lair. Entrei naquela fase, mas fui parar no primeiro chefão: Buzz Dungeon e parece que até ele ficou mais difícil. E mais: nem enfrentei a Sorceress e já recebi as jóias do Moneybags perseguindo ele. Cada batida ele dava uma ‘bolada’ de jóias e só conseguia voltar para o primeiro mundo. Então desisti de jogar.”
Solução: “O resetamento do console é o suficiente para acabar com o bug da Sorceress’ Lair e do Moneybags. Quanto ao dos mundos basta você saber enganar o jogo. Veja no meu tutorial anti-bugs ali embaixo.”
Levi Kiyoshi diz: “Já me aconteceu de pegar todas as gemas em uma fase, mas eu vi no Atlas que estava faltando uma gema. Eu entrei na fase para procurar, mas não achei. Portais com os nomes dos portais do primeiro mundo. E se você entrar nelas você vai mesmo para as fases do primeiro mundo. Quando você sai da fase está no primeiro mundo! Quando eu chego em “Midnight Mountain” eu passo em algumas fases e de repente estou condenado a não voltar para o segundo e terceiro mundo! Nos meios de transporte para diferentes mundos (balão, foguete …) já me aconteceu de um ficar no mesmo lugar que o outro!”
Solução: “A falta de jóias não tem jeito, só com o jogo original ou um GameShark. Quanto aos demais basta saber enganar o jogo. Veja meu tutorial anti-bug nessa página.”
Bernardo Maia diz: “Quando eu estou em Midnight Montain, meu Sparx fica verde! Ai, para que ele volte a ficar dourado, eu como borboletas. Mas, ao fazer isso, meu Sparx desaparece! E também quando fui entrar na fase Sorceress’s Lair, voltei ao início sem NADA!”
Solução: “O seu Sparx verde é culpa da batalha contra o terceiro chefe, Scorch em Scorch’s Pit. Se resetar o console, o problema resolve, quanto ao bug da Sorceress’ Lair você nunca vai poder jogar a fase. Melhor pegar o ovo dessa fase com um GameShark e não jogá-la e chutar o traseiro da Sorceress na fase Super Bonus Round.”
Jean diz: “Quando eu estava no segundo mundo, eu vi o Atlas e apareceu que estava faltando um ovo na fase ”Sheila’s Alp” e eu tive que ir pegá-lo. Quando cheguei lá, o Moneybags me ofereceu a compra da Sheila, mas a porta da fase dela estava aberta. E uma vez, quando fui para o terceiro mundo e passei uma fase, o helicóptero sumiu e eu fiquei preso no mundo. Quando eu pegava o foguete pra ir pro primeiro mundo, o foguete virava o balão.”
Solução: “O ovo faltando em Sheila’s Alp pode ter várias causas, veja meu tutorial anti-bug abaixo para saber mais. Se algum transporte sumir e ficar preso no mundo o jeito é recarregar seu save do memory card novamente ou mudar de fase pelo atlas caso já tenha liberado essa habilidade. Se salvou assim mesmo? Ferrou… a menos que tenha a habilidade de mudar de fase pelo atlas, jamais sairá do mundo e terá de iniciar o jogo de novo, do zero. Quanto aos transportes um dentro do outro, não causa problema. Até mesmo o balão te leva para qualquer mundo no Spyro 3 pirata.”
Esse jogo é repleto de bugs. Vou citar um que não foi citado aí. Quando você entra na fase Seashell Shore, na subfase da Sheila, o primeiro ovo da fase Sheila’s Alp some e quando você sai da subfase, a porta se fecha não podendo entrar mais (a menos que recupere o ovo perdido na fase Sheila’s Alp). Moneybags reaparece no portal da fase Sheila’s Alp cobrando para soltá-la com o portal aberto. O ovo dessa fase também some no segundo mundo, quando entra na Sgt. Byrd’s Base. Quando sai da fase o tal ovo da fase Sheila’s Alp some, e ainda por cima o primeiro ovo da fase Sgt. Byrd’s Base que acabou de ganhar também some junto. Ou seja, para mim a fase Sgt. Byrd’s Base é incompletável. Você ganha o ovo e quando sai da fase ele some. Só mesmo com GameShark assim.
Solução: Antes de entrar em Sgt. Byrd Base, retire o memory card pro jogo não salvar. Complete a fase e ao sair se o ovo não estiver lá, saia do jogo e load novamente e jogue a fase de novo até conseguir (ATENÇÃO: o ovo que some em Sheila’s Alp sempre irá sumir ao entrar em Sgt. Byrd Base, Bentley Outpost, Agent 9’s Lab e a subfase da Sheila em Seashell Shore [Sunrise Spring]. Um ovo da Sgt. Byrd’s Base sempre vai sumir ao entrar em Bentley Outpost e Agent 9’s Lab. Um ovo de Bentley Outpost sempre vai sumir quando entrar em Agent 9’s Lab. Bug das fases dos personagens alternativos… que original…. Esses ovos que somem, se os quiser de volta você tem que voltar na fase e correr atrás dele para recuperá-lo.).
–
Na fase Enchanted Towers, quando você começar a pegar os ossos roubados do esqueleto dançante, e por acaso, morrer, ao voltar o atlas e o pause não estarão acessíveis.
Solução: Ao sair da fase o jogo estará salvo, então retire o Memory Card e reset o console (desligue e ligue o videogame/emulador). Ao voltar os menus voltarão a ter acesso.
–
Na fase do segundo chefão, Spike Arena, se você começar a morrer (duas a cinco vezes), seu Sparx irá ficar verde, e não mudará mais de cor. Duas cacetadas e está morto. Na fase do terceiro chefe, Scorch’s Pit, acontece algo parecido. Só que nesse aí, se você mata uma das galinhas pra pegar mais vida, Sparx some, e se pega outra ele volta verde e fica nessa rotina.
Solução: Derrote Spike rapidamente e tente não morrer. Se morrer, verifique a cor de Sparx. Se estiver dourado continue a lutar, mas se estiver verde, reset o console. O do Scorch’s Pit só de passar pela fase o jogo fica bugado. Só resetando o console mesmo.
–
Na fase Lost Fleet, tem um ovo impossível. O do que está no ácido. Quando vai até o lugar dele, ele não está lá, como se já tivesse sido pego.
Solução: Só com GameShark mesmo para ter o ovo. Em breve envio o código. Vão conferindo lá nas dicas.
–
Esse bug até é legal de se fazer se você gosta de economizar ou passar a perna em alguém que está te atrapalhando (roubando no caso do Moneybags). Quando entrar em Charmed Ridge, saia sem ganhar o ovo que abre o portal de saída (o que você ganha do casal proibido. A princesa fada e o gato feiticeiro Azrael). Ao sair, Bentley será libertado e passará o filme disso. A fase Bentley Outpost está liberada. Viu! Economizou 1000 gems de libertar Bentley e passou a perna no Moneybags!
ATENÇÃO: Se resetar o console sem ir ao próximo mundo, Moneybags irá cobrar para libertar Bentley com o portal aberto.
Solução: Sei que todo mundo vai usar, mas se você não quer isso, então só saia da fase Charmed Ridge, quando ganhar o ovo que abre o portal. Então o filme será de Bianca conversando com Hunter preso.
–
Esse é um dos MAIS GRAVES. Vou contar minha história no jogo antes pra vocês entenderem. No primeiro mundo, conseguia todas as jóias e ovos. No segundo mundo, conseguia todos os ovos, mas não todas as jóias. Sempre faltava algumas jóias por fase. Achei que estavam beeeeeeeeeeeeem escondidas. No terceiro mundo, alem disso, não consegui um ovo em Lost Fleet. Quando terminei a fase de Sparx, Spider Town, faltou uma jóia de 5, mas ganhei a habilidade de achar as jóias no cenário apertando L1, L2, R1 e R2. Ainda assim, não conseguia achar as jóias que faltavam nas fases. Quando cheguei em Honey Speedway, vi que nos arcos e colméias de abelha tinha jóias faltando em alguns deles. Então vi que era bug do jogo. O bug é a falta de jóias nas fases, deixando o jogo com zeramento limitado.
Solução: Só com GameShark mesmo para ter as jóias. Em breve envio o código. Vão conferindo lá nas dicas. Ou então comprar o jogo original, que é difícil para muitos pelo ALTO preço.
–
Quando você passa pela Charmed Ridge e volta ao Evening Lake, a fase da última chefe, a da malvada Sorceress (Sorceress’s Lair), estará aberta para ir de helicóptero. Além disso, os portais do quarto mundo vão as fases do primeiro. Quando entrei na Soceress’s Lair (com o Memory Card desconectado, é claro), ela vai para o primeiro chefe, Buzz’s Dungeon. Ao derrotá-lo novamente, o jogo vai para o Super Bonus Round (Midnight Mountain). Ao sair você volta ao quarto mundo, só que os portais iam as fases do primeiro mundo e não pode-se mais sair do mundo. Se entrar na “Sorceress’s Lair” que é muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito diferente da Buzz’s Dungeon e sair sem completar você ficará preso na porta que vai a fase.
Solução: Não jogue a fase. Se for jogar retire o Memory Card pro jogo não salvar. Se resetar o console a fase não será mais acessível pelo helicóptero. ATENÇÃO SE NÃO TEM O GAMESHARK! ESSE BUG TE AJUDARÁ NO FUTURO! DEPOIS TE EXPLICO COMO.
–
Quando se ganha o ovo em Scorch’s Pit, ovos de muitas fases somem. Além disso você só terá acesso agora ao primeiro e quarto mundo. Se você for ao primeiro ou segundo mundo você chegará num foguete-balão (o balão dentro do foguete. Vê se pode…).
Solução: Os ovos sumidos você pode recuperar manualmente ou com GameShark que breve envio os códigos. Vão conferindo lá nas dicas. Já os mundos fechados é só você ir à Spike’s Arena. Para ir a Midday Garden, ao entrar na fase saia imediatamente. Para Evening Lake, vença Spike rapidamente pro jogo não bugar. O terceiro mundo também pode ser acessado pelo Scorch’s Pit, mas o jogo irá dar bug ao fazer isso.
ATENÇÃO: Os ovos que somem são os que passam de fase. Se entrar em um mundo, você só poderá sair se tiver esses ovos que sumiram.
–
O quarto mundo é o que tem os bugs MAIS GRAVES. PREPARE-SE, PORQUE O QUE VEM POR AÍ NÃO É MOLE NÃO. Se você passar pela Desert Ruins, todos os ovos das fases dos personagens alternativos já conquistadas até o momento sumirão, e ovos das fases dos chefes também sumirão!
Solução: Colete TODOS os ovos e jóias possíveis e o skill point da fase para não precisar voltar e evitar transtorno. Pegar todos os ovos é bem fácil, mesmo sem conhecer a fase. Já as jóias, é fácil mas se você passou a fase de Sparx, Spider Town (Midday Garden), vai ser mais fácil ainda porque Sparx pode apontar a direção de jóias da fase para você apertando L1, L2, R1 e R2 a qualquer momento. Qualquer dúvida, consulte os detonados do site. Já ovos que somem você deve voltar e recuperar ou use GameShark. Código nas dicas.
–
Se você jogar Dino Mines a coisa é BEM PIOR. Só de jogar a fase, TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS os ovos do primeiro, segundo e terceiro mundo SOMEM.
Solução: Faça o mesmo que no bug em Desert Ruins. Colete TODOS os ovos e jóias possíveis e os dois skill points da fase para não precisar voltar e evitar transtorno. Para isso recomendo jogar Agent 9’s Lab antes para liberar a subfase dele e jogar pra não jogar mais essa fase. Pegar todos os ovos é bem fácil, mesmo sem conhecer a fase. Já as jóias, é fácil mas se você passou a fase de Sparx, Spider Town (Midday Garden), vai ser mais fácil ainda porque Sparx pode apontar a direção de jóias da fase para você apertando L1, L2, R1 e R2 a qualquer momento. Qualquer dúvida, consulte os detonados do site. Já ovos que somem você deve voltar e recuperar ou use GameShark. Código nas dicas.
–
Falando em Agent 9’s Lab, essa fase tem 2 bugs. Esse nem atrapalha. Quando você destrói os barcos pra ganhar o ovo de Tony o jogo diz “You already have this egg” (você já tem esse ovo), mesmo sem nunca ter jogado a fase. Que Joguinho piradão! Não? O outro não é bom. Se você pega o ovo que abre o portal, os ovos que foram pegos anteriormente na fase somem, incluindo o que abre o portal, te deixando sem NENHUM ovo na fase. Ainda por cima, TODOS os ovos de Sheila’s Alp, Sgt. Byrd’s Base e Bentley’s Outpost somem.
Solução: Assim como em Sgt. Byrd’s Base, insista até ganhar os ovos. Já os ovos das outras fases você deve voltar e recuperar. Manualmente ou com GameShark. Código nas dicas, já sabem.
–
Agora o bug mais conhecido e temido. Esse não é um bug. É O BUG. Ao chegar em Soceress’s Lair a música que tocará é a mesma que toca em Sunrise Spring e Evening Lake. Logo que o Agent 9 derrubar um canhão, o jogo reseta e você tem que recomeçar do zero. Viu como esses bugs são propositais? Porque logo no último chefão o jogo reseta?
Solução: ???????? Não sei mesmo. Tentei de todo o jeito e NÃO DÁ. Só com o código de GameShark das dicas. Mas fique tranquilo. Se você tem o GameShark e usar o código de ter todas as jóias em Super Bonus Round (que tem jóias faltando como em todas as fases), vai ter o prazer de chutar o traseiro da Sorceress na segunda e última batalha contra ela. Depois curta o final.
–
Outra coisa. Mesmo tendo todos os Skill Points, você não poderá ver os epílogos. Nem o curto e nem o completo.”
E ainda tem mais: “Lembra que eu disse que tinha um bug que até AJUDARIA no futuro? Pois com esse bug, você poderá jogar Bugbot Factory e Super Bonus Round SEM GameShark (mas com seus limites, é claro)!
Pois então. Mãos à obra.
PRIMEIRO -> Execute o bug. Para isso você deve pegar um ovo (nem que seja um que você já tem) em Charmed Ridge (feitiço no quarto mundo! Mais um bug proposital). Você não poderá mais resetar o console/emulador a partir daí para realizar a operação. Fique ciente que tem tempo para isso.
SEGUNDO -> Vá ao quarto mundo (Midnight Mountain) se tiver com pelo menos um ovo cada fase do primeiro mundo.
TERCEIRO -> O quarto mundo terá portais que vão às fases do primeiro, que já estão completas, inclusive Buzz’s Dungeon. O jogo vai pensar que o mundo estará completo, e a fada Zoe das fases de Sparx já estará perto de uma ponte. Vá até ela e jogue Bugbot Factory. Ganhando o ovo secreto da fase você ganha uma habilidade que se ganha em cada fase de Sparx:
Crawded Farm – Pegar jóias à pequena distância.
Spider Town – Sparx pode apontar jóias faltando apertando L1, L2, R1 e R2.
Starfish Riff – Saúde extra.
Bugout Factory (que você acabou de jogar) – Destruir potes de tesouro quando chega perto e seletor de fases no atlas.
Agora com essa habilidade você vai ao atlas na lista e aperta quadrado para ir a fase que quer (só as que você já jogou). Você pode fazer o mesmo com um código de seleção de fases das dicas, que você pode usar também para ver os filmes que o jogo NÃO PASSA, como ‘Spike is born’ ou ‘Billy in the Wall’, por exemplo.
QUARTO -> Agora vá à Soceress’s Lair. Se você não tem os 100 ovos para abrir a porta, vá ao foguete e selecione-a, ou então use os códigos de seleção de fases, pois o jogo pensa que a fase está completa. Você vai para o primeiro chefe Buzz’s Dungeon. Derrote-o e irá para o Super Bonus Round. Depois que jogar já pode desligar o jogo se quiser.
Como eu disse antes, os bugs desse jogo acontecem porque a Insomniac Games fez uns arquivos de segurança do jogo para protegê-lo de cópias ilegais (piratas, que podem ser tanto os da Paradox ou uma cópia não-autorizada do original americano, europeu ou japonês), fazendo com que se a cópia for feita saia cheia de erros (bugs), com o objetivo de evitar a pirataria do jogo. Isso faz com que, não o vendedor, mas sim o jogador do jogo sofra e seja obrigado a comprar o original.
(Tutoriais criados por Fagner da Luz dos Santos)