Período: 2001 a 2019
Período: 1994 a 2019
Período: 1998 a 2011
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1984
Surge a Naughty Dog, (conhecida na época como JAM Software), empresa que foi fundada por Andy Gavin e Jason Rubin. Eles lançaram vários títulos antes de Crash Bandicoot, para os consoles Mega Drive e 3DO.
Mark Cerny, que participou da produção do jogo Sonic the Hedgehog 2 para Mega Drive, tentou (e conseguiu) convencer a Naughty Dog a mudar o foco de criação de jogos para se adequar às novas tecnologias que incluíam jogos em 3D. Foi assim que surgiu a idéia de criar um jogo de plataforma. Como a Sony havia se separado da Nintendo, em 1994 a Sony lança o PlayStation.
A empresa precisava de um mascote, mas só 2 anos após o lançamento do console veio o mascote da empresa, criado por quem? Naughty Dog em parceria com Mark Cerny e a Universal Interactive Studios.
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1996
Ano da verdade. A Naughty Dog finaliza o game intitulado Crash Bandicoot. O personagem - um marsupial - é um animal parecido com uma raposa, mas sem cauda. O jogo foi um marco na história do PlayStation, consolidando o posto de mascote da Sony ao Crash Bandicoot. Ele é carismático, engraçado e bondoso. Crash Bandicoot fez mais sucesso no Japão do que no resto do mundo. Apesar do sucesso, o jogo apresentava vários defeitos em relação aos gráficos e à jogabilidade.
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1997
Tentando corrigir os erros da primeira versão e apresentar novos movimentos e estilo de jogo para Crash Bandicoot e visando maior aceitação do resto do mundo, a Naughty Dog lança o jogo Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back. Valeu a pena esperar, pois o jogo foi o melhor de aventura feito para PlayStation na época. 1997 foi o ano mais lucrativo da Naughty Dog... isso animou a empresa e a enriqueceu (hehe). Isso deu à empresa mais vontade de repetir o sucesso do jogo Crash 2.
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1998
Como prometido, a Naughty Dog lança nesse ano o jogo Crash Bandicoot: Warped. A empresa não só repetiu o sucesso como aumentou ainda mais a credibilidade de seu mascote e a sua própria. O jogo apresenta ao mundo a irmã de Crash Bandicoot (Coco Bandicoot) como personagem jogável e gráficos espetaculares. Com certeza, aqui no Brasil, o jogo Crash 3 é o mais conhecido por aqueles que não conhecem bem Crash Bandicoot. A Naughty Dog encerrava nesse jogo a história de Crash Bandicoot, mas outro jogo estava para surgir.
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1999
Nesse ano, a Naughty Dog lança o que seria seu último game com a franquia Crash Bandicoot. O jogo não é de aventura, mas de corrida. Seu nome é Crash Team Racing, conhecido por muitos como CTR. O jogo reúne os personagens mais famosos da série Crash Bandicoot, além de um novo inimigo - Nitrus Oxide - para disputar corridas nos locais das Ilhas N.Sanity. A empresa realmente fechou a série com um jogo bem legal e engraçado. Nesse jogo, a empresa decidiu usar o mesmo esquema de jogo do Mario Kart, mas melhorado e dando possibilidade de sacanear os adversários com várias armadilhas. Mas, esta seria a despedida da Naughty Dog na criação de jogos para o personagem Crash Bandicoot. Em 2000, a Universal Interactive seria a nova reitora dos direitos de imagem do mascote da Sony.
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2000
Após 5 anos de sucesso, a Universal Interactive tem a dura responsabilidade de manter esse sucesso para o mascote que passara a tomar conta a partir desse ano - Crash Bandicoot. A Universal estava indecisa com relação à empresa que produziria o novo game do Crash Bandicoot... mesmo com essa indecisão, a Universal contrata a Eurocom Ent. Software para desenvolver um novo game do Crash Bandicoot para o PlayStation... É, então, que em outubro desse ano surge o jogo Crash Bash. Mas, muitos fãs ficaram decepcionados com a qualidade gráfica do jogo... apesar disso, o jogo garantia horas e horas de diversão mas, infelizmente, com poucas inovações. Insatisfeita, a Universal coloca nas mãos de outra empresa a missão de produzir o que seria o primeiro game de Crash Bandicoot para os novos consoles de 128 Bits - PlayStation 2, Game Cube e Xbox.
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2001
Nesse ano a Universal contrata a empresa Traveller's Tales para desenvolver o novo jogo de Crash Bandicoot para os consoles de 128 Bits da época. O jogo demorou um pouco para ser lançado, mas em 2002 chega ao PlayStation 2, Game Cube e Xbox a nova aventura de Crash Bandicoot. Nesse ano a Naughty Dog preparava o lançamento do jogo Jak & Daxter.
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2002
Após problemas no lançamento do jogo novo de Crash Bandicoot, a Universal Interactive consegue lançar o jogo Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. Um jogo totalmente diferente dos anteriores, apresentando um Cortex esquisito e um novo personagem na aventura de Crash: Crunch Bandicoot. A aventura aparenta ser uma versão melhorada do jogo Crash Bandicoot 3 do PlayStation, com a possibilidade de jogar com Coco Bandicoot, usar vários meios de transporte, como trator, helicóptero... Nesse mesmo ano, a Universal lança para o Game Boy Advance o primeiro game de Crash Bandicoot, chamado Crash Bandicoot: The Huge Adventure ou Crash Bandicoot XS para os japoneses. No Game Boy Advance, o jogo ficou idêntico ao Crash Bandicoot 2 do PS One, inclusive sonoramente. Foi muito bem feito, mas não fez muito sucesso, assim como, "Wrath of Cortex". A aventura apresentava algumas inovações, como a possibilidade de poder ser conectado a outro Game Boy Advance para disputas de tempo.
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2003
No início desse ano, a Universal Interactive surpreende a todos com o lançamento do jogo Crash Bandicoot 2: N-Tranced. O jogo apresenta gráficos um pouco melhores que o jogo anterior e um novo personagem: N. Trance - criação de N. Tropy. Mas, a Vicarious Visions, mesma empresa que fez os jogos The Huge Adventure e N-Tranced estava preparando um novo jogo de Crash Bandicoot para os consoles de 128 Bits. É então que, no final do ano, a Vivendi Universal e a Universal Interactive lançam para todos os consoles de nova geração, inclusive o Game Boy Advance, o jogo Crash Nitro Kart. CNK, como é conhecido, é um novo jogo de kart que reúne todos os personagens da série Crash Bandicoot e apresenta novos personagens no estilo de CTR. Mas, o jogo não é tão bom quanto CTR, pois apresenta muitas falhas de desenvolvimento... Apesar disso, foi o jogo do Crash para os consoles de 128 Bits que fez mais sucesso até hoje.
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2004
Em 2004 a Vivendi Universal decidiu chamar novamente a Traveller's Tales para produzir a próxima aventura de Crash Bandicoot para os consoles de 128 Bits... Enquanto isso, a Vicarious Visions estava preparando uma aventura inusitada de Crash Bandicoot: Crash entra no mundo de Spyro para arruinar os planos maléficos de Ripto e Cortex em Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage. Fez muito sucesso essa fusão, tanto que foi considerado o melhor jogo de Crash Bandicoot para o portátil da Nintendo. No final do ano, surge então a surpresa: Crash Twinsanity. O jogo une Crash e Cortex para lutar contra duas ameaças às Ilhas N. Sanity, dois periquitos que vieram da 10ª dimensão com o objetivo de destruir as ilhas, escravizar Crash e roubar o cérebro de Cortex. O jogo é bem engraçado e apresenta cenas hilárias de humilhação e revolta de Neo Cortex... Esse seria o último ano da Vivendi Universal Games como uma grande empresa. Os direitos de imagem de Crash Bandicoot passaria para as mãos da antiga Sierra Entertainment.
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2005
Crash Bandicoot em 2005 estava um pouco parado, mas pelo menos no final do ano tivemos um lançamento bem legal para os consoles de 128 bits atuais (PS2, GC e XBox) e para o portátil PSP: Crash Tag Team Racing. No início do ano, vários boatos sobre o nome do jogo corriam pela internet, principalmente no fórum da Vivendi Universal Games. O jogo foi uma grande surpresa para todos, pois apresenta muitos elementos que o tornam bem divertido, não sendo mais um jogo simples de corrida de kart. Dessa vez os karts foram trocados por carros de verdade e a jogabilidade foi modificada. O objetivo do jogo não é apenas vencer as corridas para ganhar troféus, mas destruir os carros dos adversários utilizando-se de fusões que transformavam o carro num "tanque de guerra com rodas". 2005 também foi o ano em que a Vivendi Universal Games contratou a empresa Radical Entertainment para produzir novos jogos para a empresa. Sua estréia na VU Games foi justamente com o jogo CTTR. No final do ano, a VU Games também lançou para o portátil Game Boy Advance dois pacotes de clássicos do Crash Bandicoot. Um deles contém os dois principais jogos do Crash no GBA: Crash Bandicoot 2: N-Tranced e Crash Nitro Kart (Crash Bandicoot Superpack) e o outro contém os jogos Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage e Spyro Orange: The Cortex Conspiracy (Crash & Spyro Superpack).
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2006
Nesse ano, o jogo Crash Bandicoot completa 10 anos de lançamento e, para comemorar a Sierra decide estrear Crash no novo portátil da Nintendo - o Nintendo DS - um jogo do nosso mascote. Foi lançado sob muitas críticas o jogo Crash: Boom, Bang! que marcou os 10 anos de Crash Bandicoot... Mas será que era isso que os fãs esperavam para comemorar o aniversário de um jogo tão marcante para o mundo dos games como foi Crash 1? Vieram então, como conseqüência, críticas e notas baixas por todos os lados. Será que Crash Bandicoot conseguiria se recuperar desse duro golpe?
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2007
Foi então que a Radical Entertainment começou a soltar na internet vídeos e imagens do sucessor de Crash Tag Team Racing. Seria o jogo Crash of the Titans que foi lançado no final do ano para todas as plataformas atuais, exceto PlayStation 3. Ele foi lançado para PS2, Wii, XBox 360, GBA e Nintendo DS. O jogo fez um grande sucesso, pois foi bem feito e bem divertido. Esse jogo também marca a estréia do novo visual dos personagens. O que mais decepcionou os fãs, foi o novo visual de Tiny Tiger. Eles deixaram de lado a cara de mal, o porte grande de Tiny para colocar um visual mais "humano" ao Tiny, além de o deixar meio "afeminado", se é que você me entende... Nesse ano, a Sierra lança exclusivamente para PlayStation 2 uma compilação dos melhores jogos de Crash Bandicoot lançados para o console intitulada Crash Bandicoot Action Pack Os jogos selecionados foram: Crash Twinsanity, Crash Tag Team Racing e Crash Nitro Kart. Escolha que, pessoalmente, foi mal feita. Eu trocaria o jogo Crash Nitro Kart pelo Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, mas vai entender a cabeça deles.
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2008
Após o grande sucesso de Crash of the Titans, a Radical Entertainment teve uma dura tarefa: manter o sucesso no próximo jogo que produzisse. E não é que conseguiu? O nome desse jogo é Crash: Mind Over Mutant e conta com o retorno de um personagem das antigas: Nitrus Brio. Nesse jogo Cortex e Brio voltaram a se unir para destruir Crash Bandicoot e Wumpa Island. Desta vez o jogo contou com a participação de Coco Bandicoot como personagem jogável no modo cooperativo, mas apenas nas versões Wii e XBox 360. O jogo apresentava alguns problemas de jogabilidade, principalmente em relação à câmera (ou à falta dela...), porém mesmo assim foi sucesso. Neste mesmo ano foi lançado para iPhone mais um jogo de corrida de Crash intitulado Crash Bandicoot Nitro Kart 3D.
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2009
No ano de 2009, a Radical Entertainment esteve envolvida no lançamento de seu jogo de Ação chamado Prototype, por isso não tivemos jogos novos de Crash sendo lançados neste ano por ela, mas para suprir a falta de jogos, no 1º semestre foi lançado juntamente com o console brasileiro Zeebo o jogo Crash Bandicoot Nitro Kart 3D que é uma versão do jogo lançado no ano de 2008 para iPhone. O console em si não fez muito sucesso, mas diante disso, pode-se dizer que o jogo foi bem no console apesar das críticas serem bem pesadas por se tratar de uma conversão. No final do ano, começaram a correr boatos que no mês de abril de 2010 seria anunciado o próximo jogo de Crash Bandicoot.
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2010
Depois de algum tempo do lançamento do último jogo da Radical Entertainment, Crash: Mind Over Mutant, começaram a sair alguns boatos que inclusive cheguei a postar no site na época relacionado a um possível jogo novo de Crash que a High Impact Games estaria fazendo. Tratava-se de Crash Team Racing, uma versão totalmente nova do jogo produzido pela Naughty Dog 11 anos antes para o saudoso PlayStation 1. Porém, infelizmente, não foram divulgadas imagens desse jogo, tampouco viu a luz do dia, pois foi logo cancelado pela Activision. No mesmo período surgiam boatos de outro jogo de Crash, agora produzido pela própria Radical que seria um reboot para a franquia, já que os últimos jogos não tinham saído como a produtora esperava - o resultado não foi o esperado. Não soubemos mais nada relacionado a este jogo... Ficamos então no aguardo para possíveis novidades. Neste mesmo ano, para não dizer que não foi lançado nenhum jogo, foi lançado para iOS o jogo Crash Bandicoot Nitro Kart 2, continuação do jogo de corrida de 2008 lançado para a mesma plataforma.
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2013
Finalmente descobrimos do que se tratava o tal jogo cancelado pela Activision em 2010, além de Crash Team Racing. O jogo seria chamado Crash Landed e ele foi cancelado para que a produtora trabalhasse na continuação de Prototype. Nesse mesmo período estavam saindo notícias que a Activision estava mandando funcionários da produtora embora, sobrando apenas uma equipe pequena. Descobriu-se depois que após o lançamento do Prototype 2, a produtora fechou as portas e, com isso, a esperança de um jogo de Crash feito por elas também foi embora. Já se vão 4 anos sem um jogo totalmente novo de Crash...
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2016
Quando nós já não tínhamos mais esperanças que Crash fosse voltar, a Sony vem com uma bomba no dia da sua conferência na E3 deste ano. Numa entrada triunfal de Shaun Layden (presidente da Sony), anuncia que a empresa tinha feito parceria com a Activision para trazer não um, mas dois novos produtos com a marca Crash Bandicoot. O primeiro seria lançado ainda em 2016 que seria a participação de Crash como personagem jogável e com fase própria no novo jogo da série Skylanders, o Skylanders Imaginators e uma trilogia remasterizada dos 3 primeiros jogos da franquia para o PlayStation 4 em 2017. A participação de Crash em Skylanders não agradou a muitos, mas a forma como a fase se desenvolve até que foi bem recebida. Elementos clássicos misturados com o visual característico da série Skylanders estavam lá. Quando à remasterização, só nos resta esperar, mas diante do que já foi mostrado, acreditamos que seja muito bem feita e que fará sucesso.
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2017
Como dito no resumo de 2016, durante a E3 daquele ano foi anunciado que Crash teria um jogo remasterizado a ser lançado (inicialmente) exclusivamente no PlayStation 4. Em dezembro ficamos sabendo que o nome da trilogia remasterizada se chamaria Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy e que seria lançado em junho de 2017. E assim foi. Em 30 de junho de 2017, depois de muitos anos sem nenhum jogo próprio, é lançado a trilogia "N. Sane Trilogy", com um sucesso estrondoso. Foi inclusive uma das séries mais assistidas do canal Dragons & Bandicoots e um dos jogos mais jogados e streamados naquele ano. O jogo foi um dos mais vendidos daquele ano, vendendo algo em torno de 4 milhões de cópias só no PS4 em 2017! Sucesso! Em agosto do mesmo ano, o jogo ganhou a sua primeira DLC, que é a temida e dificílima fase deletada do jogo "Crash Bandicoot 1", a fase "Stormy Ascent".
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2018
Após o sucesso estrondoso de Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy era mais que esperado que a Activision relançasse o jogo em outras plataformas (o que causava um pouco de dúvida era o fato de a trilogia original ter sido exclusiva do PlayStation, porém muita gente não lembrou que a franquia era da Universal, apenas os jogos foram exclusivos porque a Naughty Dog, produtora dos primeiros jogos, fez jogos apenas para o PlayStation por opção deles - mais tarde vimos que a produtora foi comprada pela Sony). Foi então que, no início do ano, começaram a surgir imagens dos menus do jogo com os botões do Xbox One, que foram removidas em seguida pela Activision, mas o print é eterno... então já viu (rs). Depois de algumas semanas após o vazamento, é confirmado que o jogo seria lançado em junho de 2018 para Xbox One, Nintendo Switch e PC. Como aconteceu no PS4, o jogo vendeu como água nas outras plataformas, ultrapassando o total superior a 10 milhões de cópias vendidas. Fez novamente muito sucesso! Conteúdo novo para o jogo foi lançado junto dessa nova versão. Uma atualização para otimizar o jogo no PS4 e PS4 Pro e a fase totalmente nova intitulada "Future Tense", que foi acrescida ao jogo "Crash Bandicoot: Warped". A expectativa fica para saber o que viria pela frente. Um jogo novo? Um outro sucesso remasterizado?
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2019
A pergunta do ano anterior seria respondida logo, pois no final daquele mesmo ano, durante a The Game Awards, é anunciado que o próximo jogo de Crash Bandicoot seria uma remasterização de outro grande sucesso do PlayStation 1 - "Crash Team Racing". Essa versão seria bem maior e contaria com conteúdos de outros jogos da franquia. E assim foi. Em 21 de junho de 2019 foi lançado Crash Team Racing: Nitro-Fueled para PS4, Xbox One e Nintendo Switch (PC ficou de fora dessa =/ ) e foi incrível o sucesso que o jogo fez.
Ainda mais que o seu antecessor, esse jogo contou com vários conteúdos de outros jogos, como prometido. Além das pistas, arenas, personagens e karts da versão original do PS1, o jogo contou com pistas, arenas, personagens e karts do Crash Nitro Kart, personagens secretos como Penta Penguin e Fake Crash também estavam presentes no jogo da mesma maneira que foi no PS1, além de termos a possibilidade de adquirir novos itens utilizando Moedas Wumpa recebidas ao final dos eventos do jogo para serem gastas em karts novos, skins para os personagens e itens de customização para estes karts.
Mais tarde foram lançados outros conteúdos novos para o jogo, incluindo personagens inéditos, pistas novas e uma novidade chamada Grande Prêmio, onde era possível ganhar novos itens utilizando Pontos de Nitro recebidos ao final de eventos ao concluir desafios específicos. O jogo conta também com um modo online, onde os jogadores podem se divertir jogando com outros players ao redor do mundo.
No final do ano, houve a The Game Awards e o jogo foi indicado como Melhor jogo de Esporte ou Corrida e, surpreendentemente, superando adversários fortes como FIFA, PES e Fórmula 1, CTR Nitro-Fueled recebe o prêmio. A expectativa era grande para este evento pois boatos corriam que nele seria anunciado o próximo jogo de Crash Bandicoot, o que acabou não acontecendo.
Até meados do primeiro mês (julho) o jogo já tinha vendido 1 milhão de cópias. Imagine quanto o jogo já vendeu até o final do ano...