Ficha Técnica
Produtora(s): | Eurocom, Cery Games |
Publicadora(s): | Sony Computer Entertainment |
Plataforma(s): | PlayStation |
Gênero(s): | Party |
Modo(s): | Adventure: 1 ~ 2 Jogadores Battle e Tournament: Até 4 Jogadores |
Data(s) de Lançamento: | 06/11/2000 (EUA) 01/12/2000 (EU) 14/12/2000 (JP) |
Acessório(s): | Memory Card 1 bloco – Multitap |
Título(s) Alternativo(s): | Crash Bandicoot Carnival (JP) |
Detonado
Dicas e Códigos
História
Uka Uka e Aku Aku estão brigando para decidir quem fica com os cristais do poder. É nessa hora que Uka Uka tem a idéia de os dois montarem dois grupos e disputar em jogos para decidir quem fica com os cristais… Aku Aku aceita.
Mas, algo está errado. A equipe de Uka Uka tem 6 componentes enquanto a de Aku Aku tem apenas Crash e Coco, então Aku Aku escolhe dois integrantes da equipe de Uka Uka para integrar seu grupo. São eles: Tiny Tiger e Dingodile.
Então, a formação final das equipes ficou assim: Equipe do Mal (Uka Uka) – Cortex, Nitrus Brio, Koala Kong e o estreante Rilla Roo. Equipe do Bem (Aku Aku) – Crash, Coco, Dingodile e Tiny Tiger.
Análise
por Paulo Moreira – revisado em 13/12/2016
Após os grandes sucessos da Naughty Dog com o Crash Bandicoot, a Universal Interactive dá a Eurocom a responsabilidade de criar um novo game para o marsupial da Sony.
Em 2000 é lançado Crash Bash que apresenta gráficos muito pobres e com poucas inovações… Os personagens não possuem muitas animações e parece que estão o tempo inteiro sorrindo. O que continua muito bom são os efeitos sonoros, mantendo a essência dos jogos anteriores.
A jogabilidade e a diversão são pontos altos dessa produção. Você vai dar muitas gargalhadas durante o jogo em algumas fases. Porém em outras você vai querer jogar o controle longe, pois o desafio está extremamente alto neste jogo.
O jogo apresenta três modos de jogo: Adventure – jogue sozinho ou com um amigo contra outros adversários em busca de troféus, jóias, cristais e relíquias; Arcade – jogue com até 3 amigos em disputas para passar o tempo; Tournament – jogue um torneio sozinho contra a máquina ou contra 3 amigos em 7 Copas para ver quem conquista o pódio. Cada tipo de minigame possui um grupo que o caracteriza: Crate Crush são fases em que o objetivo é derrotar os adversários jogando pedras e TNTs nos adversários; Polar Push apresenta fases em que os personagens ficam montados em ursos polares com o objetivo de empurrar os adversários para fora de um iceberg; Pogo Pandemonium são fases cujo objetivo é fazer o maior número de pontos saltando em quadrados coloridos; Ballistix são fases cujo objetivo é jogar bolinhas no gol adversário; Tank Wars apresentam fases de tanque, como o nome diz, cujo objetivo é destruir os tanques adversários; Crash Dash são fases de corridas ovais; Medieval Mayhem apresentam fases de estilos diversos com a temática medieval – nesse grupo temos desafios para estourar balões, quebrar caixas usando pavio de um barril de pólvora, amassar cogumelos com marreta e tiro ao alvo.
Crash Bash, no geral, é um jogo bom, mas não é tudo que esperávamos para um jogo de Crash Bandicoot… Mancada da Eurocom!
Nota do Site
8.4
Ótimo
Pontos Positivos
- Vozes Engraçadas
- Jogabilidade simples e fiel
Pontos Negativos
- Gráficos fraquíssimos para uma franquia como Crash Bandicoot
Análises dos Visitantes do site
8.0 |
(11) |
#11 – Data: 24/08/2014 – Identificação: Cassio (em 15/11/2018)
Som | 9 | “As músicas são muito boas e se encaixam de acordo com o estilo de cada fase. O jogo conta com remixes de jogos anteriores.” |
Gráficos | 6 | “Os gráficos e as animações são bem inferiores comparando aos jogos anteriores produzidos pela Naughty Dog. Lançado no final da vida útil do PlayStation, a Eurocom poderia ter aproveitado o poder do console.” |
Desafio | 10 | “O jogo consegue ser fácil em alguns momentos e muito difícil em outros, exigindo habilidade do jogador para coletar alguns itens como o cristal da fase Pogo Padlock, por exemplo.” |
Jogabilidade | 9 | “Os controles são bons, cada fase tem uma jogabilidade diferente, o que torna o jogo mais divertido.” |
8.0 |
#10 – Data: 07/07/2013 – Identificação: João Victor
Som | 9 | “Bem bons, só que repetitivo.” |
Gráficos | 7.5 | “Ridiculamente, quem tira o Polar, Pura e N. Gin para colocar “Rilla Roo”, e mais, buga demais com o Rilla Roo. Tirando isso, para a época, foi uma nota 9.” |
Desafio | 9 | “Meu maior desafio foi aceitar a saída do N.Gin para a entrada do ”Rilla Roo”…Tirando isso, é ótimo.” |
Jogabilidade | 0 | “Vish… TERRÍVEL! Quem utiliza o botão Triângulo para os personagens ficarem fazendo pose, e ainda, as fases com 2 botões que fazem a mesma coisa, ferra tudo.” |
6.4 |
#09 – Data: 03/01/2013 – Identificação: “Planeta Gamers”
Som | 6.5 | “O som tá horrível, as músicas nem se fala.” |
Gráficos | 1.5 | “Com a nova produtora, ao invés dos gráficos melhorarem eles pioraram ficaram piores que o Crash 1.” |
Desafio | 8.5 | “Tem certas fases que são difíceis, mais também tem fases que são fáceis.” |
Jogabilidade | 7 | “No jogo, as fases têm jogabilidades diferentes.” |
5.9 |
#08 – Data: 15/12/2011 – Identificação: Felipe João Bottamedi Nunes
Som | 8.5 | “Os sons não são tão bons que nem os sons dos Crash anteriores.” |
Gráficos | 8 | “Gráficos fracos comparados ao Crash 3 e ao CTR.” |
Desafio | 10 | “Desafios difíceis, quando se quer chegar a 100%.Tanto multiplayer tanto o modo em um.” |
Jogabilidade | 10 | “Jogabilidade muito boa.Crash Bash é uns do meus preferidos da série.” |
9.1 |
#07 – Data: 14/05/2011 – Identificação: Artur Scurciatto Sutto
Som | 9 | “Os sons são mesmo excelentes.” |
Gráficos | 7 | “Os gráficos são horríveis no vídeo inical e no Warp Room.” |
Desafio | 8.5 | “O jogo é um pouco fácil e um pouco difícil. É difícil nas fases do gelo.” |
Jogabilidade | 9.5 | “É um pouco difícil quando você tem que rebater as bolas sem o poder de quicagem.” |
8.5 |
#06 – Data: 01/12/2010 – Identificação: Fagner da Luz dos Santos (em 05/04/2015)
Som | 8 | “Em relação aos jogos da Naughty Dog, os sons não estão tão bons, mas ainda assim fiéis ao estilo da série, com direito a remixes de músicas de jogos anteriores.” |
Gráficos | 5 | “Em 2000 já era possível fazer até bruxarias com os gráficos no PSone e Crash Bash parece ter regredido no tempo. A Eurocom poderia ter melhorado os gráficos e as animações sem problema algum, o PSone tinha capacidade e espaço no disco do jogo ainda havia de sobra, já que o jogo é bem leve. Eu não ligo para isso, mas como estou analisando, minha obrigação é dar a nota que acho mais justa.” |
Desafio | 10 | “Se eu pudesse, daria uma nota até maior, esse jogo é fantástico quando o tema é desafio, esse jogo pode ser considerado um mestre, e como eu gosto disso, é o jogo perfeito. É tipo de jogo que não enjoa nunca e sempre há um desafio independente da experiência do jogador, é aquele jogo que satisfaz o ego quando se chega aos 200% a ponto de fazer você ficar feliz o resto da semana, do mês e até do ano, contando para todo mundo sua façanha.” |
Jogabilidade | 10 | “Um dos melhores jogos party que já joguei, Crash Bash tem minigames muito bem bolados e divertem a todos, mais ainda com o multiplayer de 4 jogadores com o Multitap. Muito bom Eurocom!” |
8.3 |
#05 – Data: 24/08/2010 – Identificação: Patrick Lebrand
Som | 9.5 | “Não gostei daquela voz que aparece no final de uma batalha, falando o nome do vencedor, deveria também aparecer a mensagem, por exemplo: “Cortex Wins!” |
Gráficos | 8 | “Não ficaram lá essas coisas, e não obedeceram aos personagens como nas versões anteriores. Cortex ficou muito baixinho (tudo pode ter sido um inicio para os próximos jogos, até Twinsanity).” |
Desafio | 9.5 | “O jogo é difícil (para ser sincero eu estou até agora tendo passar de Desert Fox (WR2)), porém a idéia de colocar por exemplo além dos troféus, ter que ganhar algumas gemas e alguns cristais para enfrentar um chefe foi muito legal.” |
Jogabilidade | 9 | “Cortex e Nitrus Brio atacando com aquela arma, parece mais que estão usando uma arma de choque, tudo para não dar vantagem a nenhum personagem.” |
9.0 |
#04 – Data: 02/08/2007 – Identificação: Caroline Miranda
Som | 5 | “Para falar a verdade, achei um pouco ‘tosco’ pelo fato dos personagens jogáveis não falarem e só rirem… eu gostaria mais se eles falassem algo engraçado ou pelo menos algo… por outro lado as músicas são legais, acho minha nota justa.” |
Gráficos | 3 | “Horríveis, os personagens são muito estranhos, não só graficamente como esteticamente.” |
Desafio | 6 | “Para falar a verdade é difícil completar o jogo, ele chega ao ponto de irritar a gente, sabe… não pretendo jogá-lo tão cedo. Se ele fosse mais trabalhoso do que difícil, seria bem melhor. Nem 8 nem 80, né?” |
Jogabilidade | 10 | “É boa… nenhum defeito!” |
6.0 |
#03 – Data: 01/10/2005 – Identificação: Gerson Catapano
Som | 10 | “Ótimos, principalmente em Crash Ball.” |
Gráficos | 9 | “Bem ruinzinhos, mas não péssimos!” |
Desafio | 10 | “Excelentes mini-games.” |
Jogabilidade | 10 | “Tão boa que até aparece as regras na tela inicial.” |
9.8 |
#02 – Data: 17/09/2005 – Identificação: Fabio Gava Dalcin
Som | 9 | “Os efeitos sonoros são ótimos, nas fases estilo CRASH BALL é bem realista.” |
Gráficos | 5 | “Pra falar um português bem claro, ficaram uma porcaria.” |
Desafio | 7 | “Esta difícil demais, só que é bem mais fácil no modo 2 players.” |
Jogabilidade | 10 | “São bem fáceis de aprender, sempre que começa uma partida eles mostram os comandos.” |
7.8 |
#01 – Data: 25/07/2005 – Identificação: William Athanazio
Som | 10 | “Ficaram muito bem caprichados, principalmente as vozes dos personagens e as músicas do jogo.” |
Gráficos | 7 | “Os gráficos são muito ruins. Um jogo do Crash Bandicoot não merecia isso.” |
Desafio | 10 | “Os desafios do jogo são excelentes,com mini-games bem divertidos.” |
Jogabilidade | 10 | “É muito fácil de controlar.” |
9.3 |