Crash Bandicoot Worlds é um conceito para um jogo que foi criado por volta de 1999. Na época, a Universal Interactive Studios queria fazer a transição da série para a sexta geração de consoles e estava considerando Mark Cerny como o designer do novo jogo. A Sony Computer Entertainment faria a distribuição do jogo e ele seria lançado exclusivamente no PlayStation 2.
Alguns poucos detalhes detalhes foram revelados por Mark Cerny. Segundo ele o jogo teria uma exploração de mundo aberto, ao contrário do estilo linear dos três primeiros jogos de aventura da série.
A Traveller’s Tales foi escolhida como a desenvolvedora, mas a Universal estava preocupada com um estúdio de desenvolvimento diferente lidando com a franquia após a expiração do contrato com a Naughty Dog. Então, ao contrário da visão de Mark Cerny, eles decidiram apostar em uma abordagem mais clássica semelhante aos jogos anteriores. Depois de um desentendimento com Cerny e a Sony, a ideia do jogo foi descartada, porém a Universal ainda queria que um novo jogo de Crah Bandicoot fosse lançado. Foi então que a Traveller’s Tales foi encarregada de projetar um novo jogo com os seus próprios conceitos em apenas 12 meses.
Em 2001 com várias ideias descartadas e poucas adaptadas do projeto original, o jogo foi finalmente lançado como Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex.
As artes conceituais a seguir foram reveladas por Jon Burton, fundador da Traveller’s Tales, no seu canal no Youtube. Entre elas está a vilã do jogo que seria chamada de Elli-Mental que teria o poder de controlar os quatros elementos da natureza.