Consoles: PlayStation 2, PlayStation 3, X-Box 360, Nintendo Wii

Personagens: Crash Bandicoot, Coco Bandicoot, Crunch Bandicoot, Aku Aku, Dr. Neo Cortex, Nina Cortex, Uka Uka, N. Gin, Tiny Tiger, N Tropy, Dingodile, Ratcicle, Sludge, Shellephant, Scorporilla, Eletricicle (novo), Firetongue (novo), Watercrush (novo), Windwings (novo), Spyro, Sparx. 

Jogadores: de um a dois (o segundo jogador controlará Crunch)

 

História:

Enquanto tentavam voltar para o castelo, Neo Córtex e Nina Córtex caem no oceano junto com a nave em que estavam. No oceano são atacados pelo titã da água (Watercrush), mas Uka Uka os encontra e consegue livrá-los da criatura. Nisso, Uka Uka invoca Watercrush e mais sete titãs para ajudá-los a derrotar Crash Bandicoot mais uma vez. Uka Uka diz que se não conseguirem dessa vez, Cortex será castigado, junto com seus capangas (N. Gin, Tiny Tiger, N. Tropy e Dingodile). 

Enquanto isso, Crash, Coco e Crunch junto de Aku Aku comemoram mais uma vez a vitória. Mas dura pouco, pois o céu começa a escurecer e um novo titã aparece (Windwings), o mais poderoso de todos, pois é capaz de projetar ventos fortes, tornados e até ciclones, além de provocar mudanças no clima. Ele pega Coco e a leva embora sem que ninguém pudesse fazer nada. Assim, Crash e Crunch, juntos de Aku Aku, vão atrás dele para resgatar Coco. Mas antes mesmo de começarem a aventura, Spyro e Sparx aparecem para eles. Spyro diz que Cortex levou Coco para uma ilha onde há muitos perigos e diferentes lugares. Seus capangas estão espalhados pelo caminho deles e para agirem, vão precisar de muita cautela. Sparx diz que só não irão ajudá-los porque Ripto está causando problemas de novo no Mundo dos Dragões. Mas desejam toda a sorte. Nisso, eles vão embora e Crash parte para sua jornada ao lado de Crunch e Aku Aku.

 

Itens do jogo:

Crates: em cada fase haverá cinqüenta crates contendo mushrooms (cogumelos que valem pontos) e frutas wumpa.

Wumpa Fruits: frutas que dão a Crash mais energia. Coletando 200 frutas, aumenta-se uma vida.

Mushrooms: cogumelos que valem pontos e dão mais força para Crash. Coletando 100 se ganha uma vida. Coletando 150 aumenta-se a força.

Shoes: sapatos que permitem que Crash ande mais rápido em determinadas partes de algumas fases. Aparecem nas fases: 04, 05, 10, 14, 15, 16 e 19.

Totens: objetos que permitem abrir mais opções no jogo e na opção bônus no menu principal. São os seguintes totens:

·        Azul: outfits. Abrem-se mais opções de roupas para o personagem. A maioria são disfarces das criaturas do jogo e outras roupas próprias do personagem. Os disfarces aumentam o poder do personagem contra um inimigo da mesma espécie. Para habilitá-lo é preciso: 10 combos em fases normais e 15 acertos nos titãs em corridas.

·        Verde: vídeo. Abre os vídeos de uma determinada fase. É adquirido sempre que se passa a mesma.

·        Roxo: bônus. É um estágio feito para ganhar mais pontos e, conseqüentemente, mais vidas. Abre apenas o bônus da fase terminada.

Spybots: robôs espiões de Neo Cortex. Há sempre quatro deles em cada fase, e, quebrando todos, se ganha mais poder. Seu formato é de uma privada.

Folhas Brilhantes: são folhas que dão a Crash vários poderes. Há pelo menos duas de cada tipo em cada fase normal. Existem quatro tipos:

·        Vermelha: aumenta a potência de seu soco em 4x.

·        Lilás: aumenta a potência de seu chute em 4x.

·        Amarela: invisibilidade.

·        Laranja: invencibilidade.

Círculos Elétricos: representam o check-point.

 

Itens no modo de corrida:

Mísseis: atire no oponente para fazê-lo explodir.

Bomba: atire no oponente para fazê-lo tombar.

TNTs: jogue na pista para alguém pegá-la por acidente e explodir.

Nitro: rele e explode na hora.

Especial: um brilhante que envolve o personagem e o torna invencível durante dez segundos. 

Pregos: espeta os pés dos titãs.

 

Personagens secundários:

Mimi-Lalá: uma bonequinha mecânica que inferniza quem passa por ela. Fases: 01, 04 e 14.

Robotrap: um robô que vive soltando armadilhas por onde passa. Fases: 02, 05, 10 e 14.

Foxterrier: um cão que quando late paralisa por dois segundos enquanto morde a vítima. Só desviando do latido para escapar. Fases: 01, 02, 05, 13, e 17.

Gamanóide: uma geleca que quando gruda em alguém não larga mais e acaba soltando um veneno poderosíssimo. Fases: 07, 13, 19 e 20.

Fishreeve: um peixe que vive tanto em terra quanto na água. Fases: 02, 07, 08 e 11.

Mummyend: um antigo faraó da pirâmide lendária. Fases: 05.

Leviatã: um caranguejo mortal que está sempre pegando a perna de todos. Fases: 04, 08, 10, 11 e 20. 

Furnaceman: um monstrinho de lava que queima qualquer coisa que o perturbe. Fases: 17, 19 e 20

 

Menu do Jogo:

- New Game;

- Load Game;    

- Options (Opções de som (música, efeitos e vozes); Calibrate Screen; Controls (Vibração On/Off));

- Bônus (Vídeos do jogo; Games Bônus; Modo Racing); 

- Credits.

 

Fases:

Episódio 01: A New Adventure (Uma Nova Aventura)

Vídeo 01: Crash aparece correndo junto com Aku Aku. Eles chegam na entrada de uma caverna e Aku Aku diz que para eles conseguirem chegar no navio terão que entrar aí. Sem outra saída eles entram.

A fase possui duas regiões: uma normal e outra cheia de eletricidade, onde o titã elétrico (Eletricicle) aparece.

Vídeo 02: o titã ataca Crash e Aku Aku lança um raio que o enfraquece. Assim, Crash pode montar nele. 

Depois aparecerá mais deles durante a fase que acaba com a chegada deles no porto.

 

Episódio 02: Sea Adventure (Aventura Oceânica)

Vídeo 01: Crash e Aku Aku chegam ao porto. O navio estava lá, mas estava guardado por titãs e criaturinhas estranhas criadas por Neo Cortex. Eles entram no navio e começam a lutar.

A fase começa na proa do navio. Crash precisa ir para o interior do navio para Aku Aku poder controlar o navio e ir para a outra ilha. Mas, titãs como Eletricicle e Sludge impedirão, além de outros bichinhos.

Vídeo 02: Aparição de Sludge. Uma parte do navio estava podre e o titã aproveitou para tomá-la para ele. Crash entra bem onde ele está e corre sério perigo.

É preciso pegar um dos cinco Sludge que aparecem no lugar para continuar. Logo depois vem a sala de cabines que é um labirinto e logo após a sala das máquinas. 

Vídeo 03: Aku Aku consegue ligar as máquinas para fazer o navio andar.

 

Episódio 03: Flying Under Dangerous (Voando sob o Perigo)

Vídeo 01: Vários Windwings aparecem. Aku Aku consegue controlar um deles e os outros os desafiam para uma corrida no céu, e se caso eles vencessem o titã o levaria para a ilha, senão eles iriam para lá a nado, já que destruíram o navio. 

A fase começa com todos no ar. Há no total seis Windwings para competirem e sete contando com o seu. Os comandos são bem simples. O titã voa sozinho, não precisando apertar botão para fazê-lo voar. Apenas pegue as crates e mande bala.

 

Episódio 04: Ascenssion (Ascensão)

Vídeo 01: Crash chega à outra ilha com o titã que não agüenta mais e desmaia. Eles entram em uma fábrica onde bichinhos os esperam e mais titãs (Ratcicle e Sludge).

A fase já começa dentro da fábrica, lutando contra Ratcicle. Depois, é preciso subir em elevadores para chegar ao segundo nível da fase, onde haverá três Ratcicle e um Sludge. Mais deles aparecerão durante a fase e mais bichinhos para atrapalharem.

Vídeo 02: Eles chegam à sala de controle da fábrica. Lá eles encontram Dingodile e N. Tropy. N. Tropy os desafia para uma luta contra os dois e sem saída, Crash aceita.

Para derrotá-los é preciso desviar cinco vezes dos ataques, que é onde eles ficam cansados e assim poderão destruir as máquinas que dão poder a eles. Fazer isso três vezes. 

Vídeo 03: Os dois caem super fracos e Crash os prende dentro de uma gaiola.

 

Episódio 05: Piramid Quest (Pirâmide Lendária)

Vídeo 01: Ao saírem da fábrica, Crash e Aku Aku percorrem uma parte da selva, mas logo isso acaba, pois um deserto aparece bem na frente deles. Sem escolha, eles percorrem o deserto interminável. Com sede e cansados, eles começam a ver miragens como um rio e um hotel.

A fase começa com Aku Aku falando com Crash para ficarem mais atentos e não cair muito nas miragens. Assim, começa mesmo a fase. Há muitos perigos nesse deserto como areia movediça e furacões. Os cactos atiram espinhos que matam na hora.

Vídeo 02: Crash avista uma pirâmide logo à frente. Ele chega mais perto, mas com cautela, pois pode ser uma miragem. Mas ele chega mais perto e consegue tocar a pirâmide, provando que é real. Então ele Aku Aku entram na pirâmide.

Mais bichinhos aparecem e, ao longo da fase, uma múmia (citada mais acima) aparece para amedrontar Crash que não se intimida e precisa enfrentá-la. Isso cabe ao jogador. 

Vídeo 03: Crash derrota a múmia e segue em frente na pirâmide até encontrar a saída que da no deserto novamente.

 

Episodio 06: Scorpion’s Desert (Deserto do Escorpião)

Vídeo 01: Ao saírem da pirâmide, Crash e Aku Aku se deparam com seis Shellephants que os desafiam para uma corrida, se eles não ganharem, os dois fritarão no deserto. Sem escolha, eles aceitam. 

Crash montará em um Shellephant para correr. Os comandos são os mesmos da última corrida, apenas mudam os poderes dos titãs.

 

Episódio 07: Jungle Cruise (Cruzeiro na Selva)

Vídeo 01: Após derrotarem os Shellephants, Crash e Aku Aku entram na outra parte da selva. Eles se deparam com um rio muito largo que é impossível de se atravessar a nado. Nem mesmo com o Shellephant é possível, pois é muito fundo. Assim, eles começam a andar na margem do rio procurando uma ponte para atravessarem.

Crash já começa a fase montado no Shellephant com vários bichinhos em volta atacando-o. Mais a frente aparece mais Sludges e um Scorporilla.

Vídeo 02: Crash encontra um barquinho na margem do rio. Ele larga do titã em que está (que poderá ser qualquer um dos três) e entra no barco.

No barco possui um canhão para atirar nos inimigos na margem do rio enquanto Aku Aku controla o barco. O caminho é longo até eles chegarem à ponte na qual podem atravessar o rio. 

Vídeo 03: Crash e Aku Aku atravessam a ponte e Crash pergunta a Aku Aku porque eles não haviam atravessado o rio com barco. Aku Aku diz por que havia várias armadilhas na margem do rio. Os inimigos estavam bem preparados para enfrentá-los.

 

Episódio 08: Mistic Waterfall (Cachoeira Mística)

Vídeo 01: Crash e Aku Aku percorrem o resto da selva até encontrarem mais bichinhos e vários Ratcicles os aguardam.

A fase começa com Crash lutando contra os bichinhos. Enquanto isso, os Ratcicles e mais bichinhos aguardam para o segundo ataque. Quando isso ocorrer os Raticicles soltam gelo antes mesmo de começarem a atacar por isso é preciso cuidado.

Vídeo 02: Crash percorre mais uma parte da selva até chegar numa cachoeira muito estranha. Ela não tinha fundo. Era apenas a água caindo, mas sem destino. Crash decide escalá-la.

Vários bichinhos tentam impedir a subida. Inclusive os Raticicles (que não podem ser controlados nessa parte do jogo, por isso, quando são enfraquecidos morrem na hora).

Vídeo 03: Lá em cima, o titã do vento (Windwings) aparece e joga Crash da cachoeira. Ele cai no buraco e desaparece na escuridão. Quando acorda vê a água caindo e ele em terra firme. Nisso, Tiny Tiger aparece e tenta atingir Crash com uma pedra, que é jogada de volta pelo mesmo.

Nessa parte você enfrentará Tiny. É preciso apenas revidar as pedras que ele atacar. Mas é preciso cuidado, pois ele pode tacar até três pedras de uma só vez. 

Vídeo 04: Após ser derrotado, Tiny começa a chorar e implora para Crash não matá-lo. E o pedido é atendido, mas não do jeito que ele esperava. Aku Aku prendeu Tiny no topo da pirâmide junto com a múmia derrotada por Crash na passagem pela pirâmide. Assim, eles seguem seu caminho rumo ao resgate de Coco.

 

Episódio 09: Haunted Jungle (Selva Assombrada)

Vídeo 01: Sludges aparecem para perturbar Crash novamente. Mas desta vez eles o desafiam para uma corrida pela selva, mas pela parte mal-assombrada, onde tem fantasmas e garras que agarram o pé da vítima e não o deixam escapar. Crash aceita o desafio. 

Crash monta em um Sludge para competir com os outros. Várias assombrações e visões pavorosas são vistas na selva no meio da névoa. É preciso cuidado nessa fase.

 

Episódio 10: Sunny Beach (Praia Ensolarada)

Vídeo 01: Crash sente muito alívio ao sair da selva. Ele e Aku Aku vão parar em uma praia muito bonita onde o sol está rachando. Crash passa seu protetor solar e encara esse solzão.

A fase começa com Crash saindo da selva e entrando na praia. Bichinhos estão ansiosos esperando para acabarem com Crash, junto de um novo titã, Watercrush. Ele salta do mar logo que Crash derrota os bichinhos. 

Vídeo 02: Após montar em Watercrush, Crash observa o oceano e vê outra ilha e, no topo, um balão roxo com um “N” escrito. Ele percebe que o balão de Neo Cortex e decide ir até lá. O problema é que não tem barco para eles atravessarem, mas o titã consegue andar pela água, o que facilita mais as coisas.

Watercrush consegue andar sobre a água fazendo com que Crash possa chegar até a outra ilha. No caminho, mais Watercrushs aguardam. Sempre quando aparecer alguns será sempre em terra, pois haverá formações rochosas no caminho.

 

Episódio 11: Undersea (Embaixo do Mar)

Vídeo 01: Crash avista um tubo logo após terem largado Watercrush que não suportou as enguias elétricas que os atacaram pouco antes de chegarem à ilha. Assim, eles entram pelo tubo.

O tubo começa com uma descida, onde Crash usa Aku Aku como skate para deslizar. Mas rapidamente chegam ao fundo, e observam ao redor o oceano. O tubo da várias voltas em torno de si. Conforme for passando a fase da para ver os tubos passados. Neles tem mais bichinhos e mais Watercrushs e Ratcicles.

Vídeo 02: Dois Scorporillas atacam Crash. Ele taca um caldeirão de água quente em um deles para enfraquecê-lo e monta nele. Assim ele começa a atacar o outro que não resiste. 

Depois disso, mais bichinhos aparecem junto de Eletricicle. Mais pro fim da fase tem mais Eletricicles protegendo a entrada para a ilha.

 

Episódio 12: Minissub Race (Corrida de Mini-submarinos)

Vídeo 01: Na entrada para a ilha, eles encontram N. Gin. Ele desafia Crash para uma corrida na qual, se Crash perder, Neo Córtex destrói a ilha onde ele mora e acaba com Coco e se ele vencer poderá continuar sua busca por sua irmã. Crash aceita.

Dessa vez não se utilizam titãs, apenas mini-submarinos, no qual se atiram mísseis e bombas conforme forem pegando as crates. Os comandos são bem simples, ou seja, os mesmos das outras corridas.

Vídeo 02: Derrotado, N. Gin se rende e vai embora, enquanto Crash e Aku Aku continuam sua jornada. 

 

Episódio 13: A New Conception (Uma Nova Concepção)

Vídeo 01: Crash e Aku Aku entram no túnel que sai na ilha. Lá eles encontram mais bichinhos, um Watercrush e dois Ratcicles só esperando eles tentarem passar por ali.

A fase começa com Crash lutando contra Watercrush. Logo depois, os bichinhos começam a atacar junto com os Ratcicles. Depois deles tem um elevador que os levará para a superfície. Nesse elevador tem mais bichinhos.

Vídeo 02: Eles chegam à superfície. Lá, dois Scorporillas os aguardam. Eles tentam fugir, mas não há para onde ir, exceto sair nadando pelo oceano, então Crash decide enfrentá-los. 

Ao pegar o Scorporilla, a nave de Neo Cortex os captura. Assim, vários bichinhos os aguardam na nave. Essa parte da fase dura três minutos sem parar de vir bichinhos. Mesmo quando o balão os solta ainda tem alguns na nave.

 

Episódio 14: Magic Temple (Templo Mágico)

Vídeo 01: Crash e Aku Aku caem em um templo. O lugar era muito escuro e misterioso. De repente, as tochas ascendem sozinhas e partes destruídas do lugar começam a se mexer formando pontes e armadilhas. Aku Aku diz que é preciso ter cuidado com esse tempo, pois nunca se sabe quando a magia dele vai começar ou acabar.

Você já começa a fase com o Scorporilla que pegou na última fase, isso se não o perdeu na nave de Neo Cortex. O começo da fase é bem tranqüilo, sem nenhum bichinho ou titã. Quando vai atravessar a segunda ponte, aparecem dez bichinhos e um Shellephant. Depois do Shellephant, um pouco mais pra frente mais bichinhos aparecem.

Vídeo 02: Crash é obrigado a largar o Shellephant, pois as próximas partes da fase são só descidas. Uma descida lisa, na qual Crash será obrigado a usar Aku Aku como prancha para descer. 

Os bichinhos aparecem durante a descida, mas é só relar neles que eles são derrotados. Nessa parte não tem titãs. No final da descida há uma pressão enorme de vapor que faz com que Crash saia voando do templo.

 

Episódio 15: Ice Peak (Pico Gelado)

Vídeo 01: Crash, depois de sair voando devido ao vapor, cai em um pico de uma montanha da ilha onde só tem gelo e, pra variar, vários Ratcicles que, seguindo os outros titãs, o desafiam para uma corrida. Crash aceita. 

Crash monta em um Ratcicle e corre com os outros.

 

Episódio 16: Run! Run! (Corra! Corra!)

Vídeo 01: Crash, ainda montado no Ratcicle, chega num palácio de gelo. Ele entra e, para sua surpresa, pedaços pontiagudos de gelo começam a cair sobre ele.

No começo você tem que fugir dos pedaços de gelo. Quando passar por uma ponte de madeira, os pedaços param de cair.

Vídeo 02: Crash olha para trás aliviado, mas à sua frente surgem Ratcicles e dois Watercrushes. Crash se desespera.

A luta começa. Depois dos titãs aparecem bichinhos e mais Ratcicles. Depois, a fase é mais tranqüila, sem titãs, apenas com alguns bichinhos, mas são minoria.

Vídeo 03: Crash entra em um salão e se depara com Nina Cortex em um robô gigantesco. Sem ter para onde fugir, Crash a enfrenta.

Para derrotá-la é preciso desligar os três fios que ligam o robô, localizados no exterior do salão. Vários titãs aparecem para Crash derrotar e montar para desligar os fios, mas contam com bichinhos para atrapalhar. 

Vídeo 04: Após ser derrotada, Nina implora para Crash não castigá-la. Ele atende, mas destrói todo o seu laboratório, que era a única coisa que a deixava forte.

 

Episódio 17: Magma Island (Ilha Magma)

Vídeo 01: Crash sai do palácio de gelo e se depara com um vulcão mais à frente. Na frente deles, um novo titã aparece, Firetongue. Ele lança raios de fogo e chamas que destroem tudo pela frente.

A fase começa com Crash lutando contra um Firetongue. Depois dele, mais bichinhos aparecem. Um túnel de lava aparece bem à frente de Crash, mas por sorte não tinha nada dentro e conseguia passar tranqüilo. Até que mais Firetongues surgem, três.

Vídeo 02: Depois de derrotar os Firetongues, Shellephants e um Scorporilla aparecem juntos. Um soco do Shellephant derruba o Firetongue de Crash (se estiver com um, senão não acontece nada) e Aku Aku ataca um dos Shellephants fazendo com que Crash monte em um deles. 

Nessa parte da fase, Crash lutará contra os dois Shellephants e o Scorporilla que ataca depois dos Shellephants. Depois dessa parte, a fase acaba.

 

Episódio 18: Volcano Cruises (Cruzeiro no Vulcão)

Vídeo 01: Os Firetongues cercam Crash e o derrubam do Shellephant, que queima na lava. Eles o desafiam para uma corrida na lava. Crash aceita.

Crash monta em um Firetongue que pula na lava para a corrida. Nessa corrida não há pregos e nem nitros para soltarem na pista. Fora isso, o resto é normal.

 

Episódio 19: Lava Cave (Caverna de Lava)

Vídeo 01: Depois da corrida, Crash entra em uma caverna toda feita de rochas de lava com goteiras de lava por toda parte. Dentro dela, a alta tecnologia de Neo Cortex predomina, com portais eletrônicos e máquinas avançadas. Aku Aku diz que é preciso cuidado, pois Neo Cortex pode estar preparando uma armadilha.

A fase começa tranqüila, sem nenhum obstáculo. Mais à frente, aparecem mais bichinhos e um Firetongue junto. Depois é preciso juntar algumas peças para abrir o portal eletrônico. Depois, máquinas impedem a passagem de Crash, mas se estiver com Firetongue passa-se tranqüilo, caso contrário terá problemas.

Vídeo 02: Depois das máquinas, Crash observa o grande globo de cristal no centro de uma plataforma. Quando vai tentar pegar, vários Scorporillas (quatro) aparecem para impedir. Apenas dois atacam de cada vez, enquanto os outros dois vigiam o globo.

Depois de derrotar os Scorporillas, Crash poderá destruir o globo que, em sua mente, pode desligar o lugar e deixar o caminho mais fácil. Mas foi ao contrário, ele gerou mais energia e fez com que Crash se tele-transportasse para outro lugar.

Vídeo 03: Crash observa o local, mas não consegue ver nada. A neblina não permite saber onde ele está.

 

Episódio 20: Neblina’s Peak (Pico da Neblina)

Vídeo 01: Crash começa a andar sem saber para onde ir. Nisso, ele acaba dando de cara com dois Ratcicles e três Sludges.

Durante a luta, Crash ainda estará montado em um Scorporilla. Depois deles, mais bichinhos aparecem e mais titãs juntos (Shellephant e Eletricicle). Mais à frente, um Windwings aparece para bloquear a entrada do que parece ser uma montanha.

Vídeo 02: Depois de pegar o Windwings, Crash entra na montanha. Dentro um elevador os levava até o subsolo onde mais bichinhos aparecem.

A luta contra os bichinhos é de dois minutos até que o elevador chega ao chão.

Vídeo 03: Nisso, Crash vê Neo Cortex junto de Uka Uka, que decide enfrentá-lo primeiro. Ele pega um monte de rocha e transforma em um corpo para poder lutar corpo-a-corpo com Crash.

Na luta, Uka Uka usa todo seu poder para atacar Crash. Ele atira raios, rochas e provoca terremotos. Para derrotá-lo é preciso destruir os geradores de energia que dão poder a ele. Para fazer isso é preciso pegar um dos titãs que aparecem na luta (Eletricicle ou Ratcicle), e esperar ele ficar cansado. Aí poderá destruir um dos três geradores.

Vídeo 04: Depois de derrotado Uka Uka perde seus poderes e vai embora, deixando Crash nas mãos de Cortex que pega sua nave e vai embora, mas Crash decide ir atrás dele. Para isso, Aku Aku toma posse de um Windwings que estava preso em uma jaula. Assim, eles vão atrás de Cortex.

Na perseguição, a nave soltará várias bombas e mísseis. Se for atingido pelo menos quatro vezes o Windwings cai e o jogador perderá. O Windwings poderá usar seus poderes de fazer tornados e mudar o clima causando ventos fortes e raios para fazer a nave cair. Mas esses poderes só poderão ser utilizados três vezes cada. O poder infinito é o vento normal que atordoa a nave e faz com que Cortex perca o controle e caia, mas ele volta, fazendo isso umas quinze vezes. Apenas quando a nave pegar fogo, ela cai mesmo.

Vídeo 05: A nave de Cortex cai e Crash pergunta onde Coco está. Ele diz que está no topo do pico da neblina, pronta para ser devorada pelos pássaros. Antes que possa terminar, Crash sobe no Windwings e vai salvar sua irmã, que quase vira comida de pássaros quando Crash chega e a salva. Cortex fica se lamentando enquanto está preso em uma ilhota no meio do mar.

Vídeo final: Crash, Coco e Crunch finalmente podem descansar em paz na casinha deles na floresta. Crash dorme, Coco mexe em seu laptop e Crunch pratica musculação. Nisso, Spyro aparece novamente com Sparx para comemorarem não apenas a derrota de Córtex, mas também a derrota de Ripto que está preso em se castelo cercado de dragões guardiões. Tudo acaba bem.

 

Observações:

- Os bichinhos citados nas fases são os personagens secundários citados antes. Só coloquei bichinhos para não ficar repetindo os nomes toda hora. Mas nos nomes estão descritas as respectivas fases que eles aparecem.

- Crunch Bandicoot ia participar da aventura ao lado de Crash sendo os dois jogáveis, mas para variar um pouco o jogo, Crunch será habilitado apenas no modo multiplayer, no qual o segundo jogar será o personagem. Após zerar o jogo, o primeiro jogador poderá escolher com quem quer jogar as fases, Crash ou Crunch.

- Os outftis do jogo são as dos personagens secundários e disfarces de titãs, ou seja, Crash terá os poderes dos titãs de acordo com a roupa que usar. Mas para habilitá-las é preciso pegar todos os totens. Os disfarces possuem dois estilos cada. Apenas na última fase poderá habilitar o totem que habilita as roupas de titãs. 

- Spyro aparece, porque pressente o que Crash pressente e descobre todos os segredos de Córtex. Com isso ele decide ajudar o amigo dando dicas dos perigos que ele poderá encontrar. Ele pode ser habilitado depois que zerar o jogo com 100%, podendo jogar com ele em todas as fases.

 

Comandos do jogo:

Montar no titã: O (bolinha)

Sair do titã: O (bolinha)

Habilitar segundo jogador: apertar start no segundo controle. 

Lista de comandos: select.

 

Comandos dos personagens:

 

Crash Bandicoot:

Pular: X

Dar soco: quadrado

Chute: triângulo. (Se segurar o botão o chute sai com mais potência)

Combo 1: quadrado 3x

Combo 2: triângulo 3x

Combo 3: quadrado 2x e triângulo

Combo 4: quadrado 3x e triângulo 2x

Combo 5: triângulo 2x e quadrado 3x

Giro: girar o analógico e quadrado

Barrigada no chão: X e quadrado

 

Crunch:

Pular: X

Dar soco: quadrado

Dar chute: triângulo

Combo 1: quadrado 3x

Combo 2: quadrado 3x e triângulo

Combo 3: girar analógico, triângulo 2x e quadrado 2x

Combo 4: X, triângulo 2x e quadrado 4x

Soco no chão: pressionar quadrado por 5 segundos

 

Ratcicle:

Combo: quadrado 3x

Super soco: triângulo (pressionado sai com mai potência)

Gelo: X

 

Sludge:

Combo: quadrado 2x e triângulo

Derreter e voltar: triângulo e depois triângulo para voltar ao normal

Ácido: X

 

Shellephant:

Combo: quadrado 2x

Terremoto: segurar triângulo

Super bafo: X

 

Scorporilla:

Combo: quadrado 2x

Chicote com a cauda: triângulo

Terremoto: X

 

Eletricicle:

Raios duplos: quadrado 2x

Relâmpagos: triângulo (segurando sai com mais força)

Onda de raios: X

 

Firetongue:

Combo: quadrado 3x

Chamas: triângulo

Onda de lava: X

 

Windwings:

Combo: quadrado 2x e triângulo 2x

Tornados: X 2x

Ciclones: pressionar triângulo

Ventos fortes: R1 + L1

Mudança no clima:

- sol: R2 + R1

- tempestade: L2 + L1

 

Extras:

- Os vídeos dos jogos serão abertos conforme for passando as fases, mas a opção Bônus no menu só será habilitada após a última fase, sem necessidade de 100% no jogo. 

- Games bônus: são as fases bônus do jogo que cada fase possui (para coletar mais mushrooms e vidas) e as corridas. Nas corridas poderá ser usado qualquer personagem, exceto no modo normal de jogo.