SPYRO THE DRAGON
CRASH BANDICOOT
 
JOGOS LANÇADOS
DICAS DOS JOGOS
DETONADOS PUBLICADOS
PERSONAGENS
 
ANÁLISE "N. SANE TRILOGY"
JOGOS LANÇADOS
DICAS DOS JOGOS
DETONADOS PUBLICADOS
PERSONAGENS
 
ÁREA FÃ
CONCURSO CULTURAL 2017
JOGOS ONLINE
LINHA DO TEMPO
LINKS RECOMENDADOS
JOGOS RECOMENDADOS
PARCEIROS
CONTATO
ÁREA FÃ CONCURSO CULTURAL 2017 JOGOS ONLINE  LINHA DO TEMPO LINKS RECOMENDADOS JOGOS RECOMENDADOS PARCEIROS CONTATO

Período: 2001 a 2016

Período: 1994 a 2016 Período: 1998 a 2011

        O site Dragons & Bandicoots surgiu em 31/12/2001, mas muita coisa aconteceu antes que ajudou no seu lançamento na rede mundial de computadores: a Internet.

* Quem sou eu?

        Meu nome é Paulo Roberto, mas muitos me conhecem por Paulinho. Eu já gosto de videogames há muito tempo... Eu já convivi com vários videogames em casa, pois o meu irmão também gostava muito de jogar. Ele já teve um Atari (1985), um Master System (1988), um Mega Drive (1990), um Sega CD (1993), um Super Nintendo (1994),  um 3DO (1996) e o último videogame que ele comprou foi um PlayStation (1999). Em 2004, ele e eu compramos um PlayStation 2 e, em outubro/2008, eu comprei um PlayStation 3. Apesar dessa evolução tecnológica, eu ainda tenho em casa o Mega Drive. Desde pequeno sou um fanático por videogame, mas minha mãe sempre me lembrava da importância do estudo para meu futuro. Atualmente sou professor de Matemática, profissão que exerço desde 1996 (isso mesmo, com 15 anos eu já trabalhava) mas não era profissionalmente. Só em 2001, após ter me formado em Magistério (integrado com Ensino Médio) é que pude dar aula profissionalmente. De 2008 a 2010, lecionei como substituto e em 2011, finalmente me efetivei em uma prefeitura.

* Como descobri Crash Bandicoot e Spyro the Dragon?

        Na região em que eu moro, na Baixada Santista, havia na TV um programa sobre games chamado Mar Games. Eu adorava esse programa (até participei dele no último ano num quadro chamado "Oscar do Game"), pois foi a partir dele que eu conheci o Crash Bandicoot e o Spyro the Dragon e anotava os macetes para meus jogos preferidos. Por isso, logo que meu irmão comprou o PlayStation, comprei de imediato o game Crash 2, depois Crash 3, Spyro 2. Depois de comprar todos esses jogos, virei um fã incondicional de Crash e Spyro e passei a colecionar os jogos deles.

* Como surgiu o site?

        Em 2000, meu pai comprou um computador e, nele, comecei a vasculhar o programa FrontPage... daí comecei a construir uma coisa aqui, outra coisa ali... e, quando me dei conta, em 2001 já estava planejando o site Dragons & Bandicoots; nome que surgiu naturalmente. O site está na rede até hoje e espero que vocês continuem prestigiando a mim e ao site que foi construído com paciência e carinho para todos que gostam de Crash e/ou Spyro, como eu.         

 
* A evolução do site:
 
Dezembro 2001 | Dezembro 2002
No início, o site estava hospedado no hpG e foi colocado no ar na véspera do ano novo de 2001, ou seja, no dia 31/12/2001 à tarde (não lembro o horário). Porém, meses depois o meu computador e de várias pessoas foi infectado por um vírus e aí perdi todo o site, já que tivemos que formatar o computador. Mesmo assim, eu decidi continuar com o site e corri atrás de programas que me possibilitasse efetuar as suas atualizações, nem que fossem mínimas. Foi então que eu consegui em julho o programa FrontPage de volta no meu computador, já que o meu Office era o 98 (não tinha o FrontPage).
Janeiro 2003 | Dezembro 2004
Em 2003 comecei minha faculdade (Matemática) e, devido ao fato de ter que estudar para as provas e fazer trabalhos, tive que deixar o site um pouco de lado. Até 2004 consegui "empurrar o site com a barriga", conquistando entre outras coisas, a oportunidade de realizar um Concurso Cultural em 2004, ano que o site teve sua maior cota de participações, tanto no concurso (18 pessoas) como nas seções Sprash! e Time Attack. Nesses dois anos o logotipo ao lado foi o oficial do site; bem simples e pobre em qualidade.

2005
Esse ano começou bem por um lado e mal por outro. O lado ruim foi a quantidade de servidores que o site fez parte: 4 (iG - dez 2001 a dez 2004; i-Jogo - dez 2004 a fev 2005; FHP - fev 2005; v10 - mar e abr 2005, e Webhost - abr 2005 até hoje). O lado bom e muito bom por sinal foi a inauguração do Fórum Dragons & Bandicoots - coisa que eu já planejava para 2005 - e a participação mais forte de vários internautas, entre eles PHPG, o Victor95 e os vários Vinícius que participaram do site e do fórum, além das garotas White-dragoness e Caroline Miranda. Em 2005 foi lançado o II Concurso Cultural. O logotipo ao lado foi enviado por um visitante do site (que agora não lembro o nome; se a pessoa lembrar, entre em contato para eu creditar aqui também) e ficou no ar até o final do ano.

2006
2006 foi o último ano de faculdade, por isso não consegui tempo suficiente para cuidar mais do site. Ainda houve tempo de realizar um concurso, mas não muito além disso. O site completou nesse ano, 5 anos de existência sendo um dos poucos fansites de games que está no ar há mais de 4 anos. O logotipo arredondado ao lado foi produzido pelo PHPG - um grande parceiro do site - sendo o oficial até o final do ano.

2007
Agora, com a faculdade encerrada, pude finalmente cuidar mais do site, porém não pude esquecer também que tinha que arrumar emprego. Durante o tempo em que o site está no ar, sempre trabalhei, porém não era efetivo em nenhuma escola. Dei sorte e consegui aulas numa escola perto de casa. Enquanto isso, o site continuou sua evolução em 2007, com a estreia do Fórum DB em fevereiro. Ainda nesse ano, tivemos várias participações na seção Quiz e nas votações do Concurso Cultural que teve como tema "Crash e Spyro nos consoles NextGen". Tivemos no mundo dos games, a consolidação do XBox 360 como console mais vendido do ano, seguido do Nintendo Wii (console revolucionário da Nintendo que utiliza controle com sensor de movimento) e, por fim, PlayStation 3 e PSP, consoles da Sony que, na geração passada, sempre ganhou em número de vendas, desta vez enfrenta uma pequena crise que sairia anos depois. O site ainda contou com a adição de vídeos referentes aos novos jogos de Crash Bandicoot e Spyro deste ano (Crash of the Titans e Legend of Spyro: Eternal Night). Os logotipos ao lado foram a evolução do logotipo de 2006 produzidos pelo PHPG; o primeiro foi usado no Fórum DB e o segundo, no site.

2008
Nesse ano, o site sofre uma transformação total em seu layout, sendo a versão mais compacta em 6 anos. Essa versão estava mais direta e organizada. Com uma semana de atraso, estreou o Novo Fórum DB produzido pelo parceiro PHPG e o novo visual do site. Nesse ano, foram oferecidos no início do ano, 2 modalidades de Concurso Cultural, para comemorar a sua 5ª edição que se encerraria antes do mês de julho, mês que era planejado o início de outras 2 modalidades de concurso, porém com a falta de participações nos 2 primeiros concursos, foi decidido que os 2 últimos seriam cancelados para dar espaço maior de tempo de inscrição para os 2 concursos lançados inicialmente. Este fato causou a insatisfação do webmaster pela continuação do evento que era anual, tendo a drástica decisão de acabar de uma vez por todas com os concursos no site. Este fato chateou alguns visitantes, porém foi uma decisão respeitada por todos. Em contrapartida, o site teve várias participações logo após o anúncio do fim dos concursos, fato que não mudou a opinião do webmaster em não realizar concursos no site. Enquanto isso, assistimos de camarote ao maior merchandising gamístico dos jogos do Crash e Spyro desde os grandes sucessos de 2004. Apesar dos problemas de conexão e de banda do site, o Dragons & Bandicoots foi o único site brasileiro que esteve sempre antenado com as últimas informações dos novos jogos dos personagens Crash e Spyro. Mesmo com alguns problemas, o site continuou sua trajetória, trazendo algumas novidades como:  enquetes mensais, 2 concursos simultâneos e com votação mais justa de todas as edições, músicas (mesmo sendo em MIDI) na página inicial do site e um Fórum com mais Moderadores que na edição passada e usuários registrados. Em 2009, a saga continua... Viram só? O site completou 7 anos de existência!! Como o tempo passa... O logotipo ao lado foi escolhido pelos internautas numa votação no Fórum DB de 2007 e foi produzido pelo usuário Amilton Kun e foi usado durante todo o ano de 2008 e iniciou o ano de 2009.

 

 

   
2009
O ano começou e com ele algumas mudanças significativas no site. A primeira mudança mais óbvia, foi a página inicial que está mais sofisticada e conta com player de músicas dos jogos do Crash e do Spyro, além do sistema de notícias Cutenews. Bom, tudo isso não seria possível sem o PHPG que já ajudou bastante o site e do visitante Yan. Como nem tudo são flores, nesse ano eu tive muitos problemas com relação a tempo para cuidar do site e do Fórum, por isso, em 07/06 eu deixei definitivamente a administração do fórum. Para não parar tanto o site quanto fórum eu tive que abrir mão de uma de minhas paixões, mas tenho certeza que o novo administrador tomará conta do fórum do jeito que eu gostaria de poder fazê-lo. Neste ano tivemos a estreia do Detonado em Vídeo, uma forma alternativa de apresentar os detonados publicados no site. O primeiro jogo a ser gravado foi The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon, aproveitando a estreia do Detonado em Texto do mesmo jogo. Logo em seguida, veio o Detonado em Vídeo de Crash Twinsanity que começou a ser exibido em outubro/2009 e tem seu encerramento previsto para janeiro/2010.

   
2010
Neste ano terminei a edição do Detonado em Vídeo de Crash Twinsanity e, logo em seguida, já iniciei a produção de mais 2 edições. Tivemos o Detonado em Vídeo do jogo Crash Bandicoot (1) e, ainda em fase de produção, o Detonado em Vídeo do jogo Spyro: Year of the Dragon. Ainda este ano tivemos três rumores de novos jogos de Crash Bandicoot e Spyro the Dragon. No início do ano, a Activision deixou vazar algumas imagens em foto e vídeo do que seria o próximo jogo de Crash Bandicoot, porém barrado pela própria Activision. Em seguida vieram algumas informações sobre o que seria o jogo "Spyro's Kingdom", jogo de Spyro que seria lançado (não se sabe se é verdade) para DS e Wii. No final do ano surgiram mais boatos, mas este forjado por um fã de Crash no Fórum Crash Mania. Um usuário do fórum criou uma logomarca "Crash Rising" e espalhou pela internet. A partir daí muitos começaram a "infernizar" a Activision e a Neversoft (suposta produtora do jogo) perguntando sobre o jogo. O usuário do fórum CM se sentiu obrigado a parar com o boato. Voltando ao site, tivemos ainda este ano a 1ª Edição do Dragons & Bandicoots Awards. Foram escolhidos em 21 categorias os melhores dos mundos de Crash Bandicoot e Spyro the Dragon. Foi um sucesso no site, levando-se em conta que tivemos quase 4.300 votos (uma média de 205 votos por categoria). Ainda houve no site, uma edição Especial do DB Awards idealizada pelo usuário do fórum CSU, TVDB - o TVDB Awards. Produzido em parceria com o site, o dono do Canal RatcicleKing no Youtube colocou no fórum CSU categorias diferenciadas para cada personagem principal dos mundos de Crash Bandicoot e Spyro para votação dos indicados. Escolhidos os indicados, a parte do site D&B foi de elaborar as enquetes para votação pública. Infelizmente, o projeto não continou e teve que ser arquivado.

   
2011
O ano de 2011 começou com a continuação do período de envio dos textos para participação no Concurso Cultural. Este concurso ficou no ar durante o ano de 2011 inteiro. No final de dezembro, ocorreu a enquete para a escolha do melhor jogo na categoria "Continuação de Legend of Spyro e de Crash: Mind Over Mutant". No início desse ano tivemos a notícia de um novo jogo de Spyro, entitulado Skylanders: Spyro's Adventure, agora produzido pela empresa Toys For Bob. Neste jogo, há uma inovação interessante: a utilização de um portal para troca de personagens durante o jogo. O único problema é a quantidade de personagens colecionáveis e o preço de todos eles juntos... Mesmo assim o jogo foi bem nas críticas, tendo notas na casa dos 8 pontos. Muito bom para um retorno do dragãozinho que todos nós dávamos como esquecido pela Activision. O jogo foi lançado em outubro para PS3, XBox 360, Wii, 3DS e PC. Por outro lado, Crash foi mais esquecido este ano do que nunca. Isso porque não tivemos uma notícia sequer do marsupial mascote do PSOne. A única notícia que tivemos foi de uma empresa independente que estava criando um jogo de Crash Bandicoot utilizando a engine gráfica do jogo Crysis. O jogo estava ficando bem legal, mas infelizmente o projeto foi descontinuado por falta de colaboradores. O nome desse jogo seria Crash Bandicoot Returns. No final de 2011, o site enfrentou um problema com a Webhost (empresa que hospeda o site D&B), pois a mesma sofreu uma sobrecarga de uso de CPU nos seus servidores, obrigando assim o site a sair do ar por 3 vezes em menos de 1 mês. O problema parece ter sido causado por uma pasta inutilizada do Wordpress dentro do site. Esta pasta foi deletada, mas acabei deletando o site inteiro, deixando apenas no ar a página inicial com o aviso de que voltaríamos em breve. E cá estamos. Este ano também abandonei um pouco o site devido a carga de serviço da escola onde trabalhei, além de problemas pessoais... Quase caio em depressão... Mas isso é outra história. Coisas boas em minha vida também aconteceram este ano, mas foram momentos bem restritos que guardarei eternamente. Em 2011 o site fez 10 anos no dia 31 de dezembro e, para comemorar essa data, um novo concurso foi aberto para a escolha do novo banner que ficará no site durante o ano de 2012.

2012
Durante o ano de 2012 o site apresentou 4 banners diferentes que podem ser conferidos na seção Concurso Cultural 2011. Em 2012 tivemos a realização do Concurso Cultural realizado com a colaboração dos visitantes do site. Infelizmente, em 2012 não tivemos mais informações de Crash e Spyro, apenas de alguns fan games que estão sendo produzidos, como Crash Bandicoot Returns (que foi descontinuado durante o ano) e Spyro the Dragon: Eclipse, este último ainda em sua fase inicial de produção. O Canal D&B apresentou mais alguns jogos detonados: o final de Crash Bandicoot 3: Warped, Spyro: A Hero's Tail, Crash Team Racing e Spyro 2: Ripto's Rage!, além de dois vídeos especiais "Conhecendo os Youtubers" e "Dúvidas Frequentes - Crash Twinsanity". Foi em 2012 também que eu comprei a placa de captura Hauppauge HD PVR e pude fazer capturas melhores dos jogos. Uma coisa que ficou rondando minha cabeça em 2012 foi a possibilidade do site acabar. Por várias vezes em 2012 eu terminei as atualizações com a frase "O Fim Está Próximo!". Mesmo assim, consegui terminar o ano de 2012 com o site de pé.
2013
O ano de 2013 para o site não foi muito bom. Poucas participações e falta de notícias das franquias e a possibilidade do site acabar. Iniciamos o ano com um evento novo chamado Top 5 DB. Ele começou com algumas participações, mas depois foi diminuindo até não ter mais. Por isso este evento foi cancelado pouco tempo depois de sua estreia. Em seguida, retomei seções que tinham sido canceladas para ver se voltavam a receber participações. Destas, apenas a seção Time Attack recebeu participações até o fim do ano (quase sempre da mesma pessoa). Tivemos também o anúncio do Concurso Cultural 2013 que, como esperado, não teve participações suficientes e também foi cancelado, dando lugar ao Concurso Cultural Livre (que está no ar até hoje). No final do ano tivemos os lançamentos dos novos consoles PS4 e Xbox One. Num dos anúncios do PS4, a Sony usou vários personagens clássicos da empresa para promover o console e num dado momento apareceu Crash Bandicoot. Surgiram boatos de que a série voltaria para as mãos da Sony (boato reforçado após a Activision retirar do seu site todo conteúdo relacionado ao personagem), mas infelizmente não passou de boato e a Activision veio a público dizer que a série ainda pertence a ela. Em 2013 tivemos mais 3 jogos detonados no Canal D&B no Youtube; além disso, tivemos de junho a dezembro o 2º DB Awards - continuação do evento que foi realizado em 2010 - que vai virar uma série de vídeos do Canal D&B.
Janeiro 2014 | Abril 2015
Em 2014 o site continuou com problemas de participações de visitantes, mas outro problema começou a incomodar: os vídeos do YouTube começaram a receber Sinalizações (Flags) por conta das músicas contidas no jogo "The Legend of Spyro: A New Beginning", que foi o detonado que tinha sido iniciado. Cheguei a postar o primeiro episódio em fevereiro, porém ao postar o segundo e o terceiro, ambos receberam "flag". Por conta disso e por perceber que o canal não estava indo muito bem com relação às visitas e comentários, resolvi acabar com ele no mesmo mês. Neste ano eu estava também focado em outras atividades do meu cotidiano, entre elas (a mais importante) era cuidar de minha saúde física, promovendo meu emagrecimento. Quem não sabia, eu fui um cara obeso por mais de 20 anos e buscava há muito tempo, até por conta de "bullying" que eu sofri, o emagrecimento. Até o final de 2013, a minha vontade era acabar com minha vida, pois não via motivos para lutar. Foi então que antes do Natal, uma alma abençoada abriu meus olhos e me mostrou que eu ainda tinha chance de vencer meus fantasmas. Foi então que em 2014 resolvi lutar e até maio deste ano já havia chegado ao meu peso ideal. Mas o site continuava na mesma: poucas participações e nenhuma participação a mais no Concurso Cultural Livre que estava substituindo o Concurso Cultural de 2013. Foi então que, por algum milagre, um dos redatores da página do site no Facebook me deu um cargo na página especificamente para ler uma mensagem que ele tinha recebido e para postar coisas referentes ao site e ao canal nela. A mensagem era de um recrutador da Broadband TV que tinha visto meu canal e me enviara uma proposta de parceria. Foi então que a negociação começou e em Setembro/2014 o canal retornou, agora com uma network. Inicialmente o Canal D&B voltou aos poucos, apenas com transmissões ao vivo no Twitch TV ainda em Agosto, enquanto aconteciam as negociações. Em Outubro resolvi voltar de vez com o Canal D&B no YouTube com a primeira "Live com Inscritos" da história do canal. Pela primeira vez eu mostrava meu rosto para todos meus inscritos. Foi a partir daí que o canal começou a crescer. Por outro lado, o site continuava estagnado. Já não haviam mais participações como antes e o Concurso Cultural Livre estava mostrando sinais de fracasso. Foi então que resolvi definitivamente descontinuar com este site que você está agora, só que não poderia encerrar o site sem terminar o concurso que já estava rolando desde 2013 e contava com 5 participações até ali. Então fui obrigado a marcar um prazo para envio dos jogos para o concurso. Entre o final de Março e início de Abril de 2015 foram realizadas as votações e o resultado saiu no mesmo dia prometido para o encerramento das atividades do site e, por consequência, da última atualização da história do Dragons & Bandicoots, porém por causa de problemas de saúde e de tempo meu, não pude fazer essa atualização na data, porém o resultado já tinha sido divulgado na página do site/canal no Facebook. O vencedor foi a criação de Eduardo Rosa e João Pedro (parceria dos dois no projeto) "Crash & Spyro VS: The Dark Union". Com isso a história do site Dragons & Bandicoots tem seu fim. Após o dia 9 de abril (data da atualização de despedida) o site passou a receber apenas conteúdos extras para complementar informações já prometidas anteriormente, como os detonados dos jogos de Crash e Spyro que faltam e os vídeos da página inicial no espaço D&B TV. O Canal D&B continuou normalmente após essa data, com a apresentação de gameplays gravados, ao vivo, Lives com Inscritos e os "famosos" Detonados em Vídeo traduzidos e legendados.
Junho a Dezembro 2016

O site recebe uma nova atualização informando a novidade apresentada na E3 que foi a volta de Crash Bandicoot com dois novos materiais. O primeiro foi a aparição de Crash Bandicoot com fase própria no jogo Skylanders Imaginators, lançado em outubro. O outro foi a confirmação da produção de um remaster da trilogia original de Crash Bandicoot do PlayStation para PS4, lançamento que apenas acontecerá em 2017. Com isso tudo confirmado, o site retomou suas atividades e teve seu retorno marcado para o dia 30 de dezembro - um dia antes do aniversário de 15 anos. Até o mês de abril, o site terá atualizações. Após esta data, será descontinuado definitivamente.

   

CRÉDITOS

Webmaster e Webdesigner: PAULO ROBERTO LOPES MOREIRA
Inauguração do Site: 31/12/2001
Pausa do Site: 09/04/2015
Retorno do Site: 30/12/2016 (até o seu fim)

Dragons & Bandicoots © 2001/2017 - Versão 15.0

Site desenvolvido e criado por Paulo Moreira (dragonsb). Os personagens mencionados neste site são marcas registradas de Activision, Inc. O site Dragons & Bandicoots não possui nenhuma ligação com a empresa mencionada.
Site hospedado por Webhost Brasil.