PROJECT CSX: CRASH & SPYRO X

Consoles Todos os Consoles Caseiros, Portáteis e PC
Dados técnicos 1-4 Jogadores
Concurso Cultural? Sim, foi o 1º lugar em 2006.
Autor Renan Ferreira de Almeida
 

Estrelando: Crash Bandicoot e Spyro the Dragon no mesmo jogo

Consoles: PlayStation 3, PlayStation 2, PlayStation Portable, Nintendo Wii, GameCube, DS, GameBoy Advance, Xbox 360, Xbox, PC, MAC, N-Gage e Mobile (celular).

Número de jogadores: 1-2 no Adventure; 1-4 no Battle; 1 no Custom Game

Início de Criação: 20/04/2006, quinta-feira, 13:51:35 (Horário de Brasília)

Fim de Criação: 18/07/2006, terça feira, 13:22:38 (Horário de Brasília)

Data de lançamento: 11 de Novembro de 2006 no Japão e 6 dias depois em outras localidades

Empresas Produtoras do Game: Vivendi Universal Games, Traveller's Tales e Vicarious Visions

Personagens:

Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, Dr. Neo Periwinkle Cortex, Sorceress, Dr. Nightmare (novo), Slimoid the Slimonster (novo), Spikodile (novo – fusão entre Dingodile e Spike), Spysh the Bandi-Dragon (novo), Coco Bandicoot, Crunch Bandicoot, Pura, Polar, Penta Penguin, Aku Aku, Chuckie Bandicoot (novo), Gloria Bandicoot (nova), Sam Bandicoot (novo), Anna Bandicoot (nova), Sally Bandicoot (nova), Hunter the Cheetah, Bianca, Sgt James Byrd, Agent 9, Bentley the Yeti, Sheila the Kangaroo, Blink, Bruce, Esther (nova), Professor, Elora, Sparx the Dragonfly, Angel the Dragon (nova), Teddy (novo), Emily (nova), Christopher (novo), Liz (nova) e Matt (novo).

Modos de Jogo:

Adventure – É o modo principal. Quando você joga sozinho, você controla os dois personagens ao mesmo tempo (Quem já jogou Crash Twinsanity ou Sonic Heroes sabe do que estou falando). Quando são 2 jogadores, cada pessoa controla um personagem pelo mesmo aparelho ou pela rede. No modo Adventure os personagens jogáveis são apenas Crash e Spyro, mas após zerar o jogo (ou digitar um código, caso você prefira) é possível jogar com outras duplas, sendo que cada dupla tem um personagem do mundo de Crash e outro do mundo de Spyro (com isso o enredo seria um pouco modificado, para o jogo poder se adaptar aos personagens escolhidos).

Battle – Nesse modo você encontra todos os mini-games do jogo, mas em versões multiplayer para você jogar com seus amigos em casa ou pela rede. Este modo tem dois sub-modos: Single e Cup.

Custom Game – Este modo está disponível em todas as versões do game (assim como é o caso dos outros modos), mas é optimizado para as versões PS3, Xbox 360, Wii, PC e MAC. Nesse modo você cria seu próprio jogo. Você monta as fases, a história, os personagens, e tudo mais! Você pode gravar seu jogo direto no Memory Card (se disponível), HD (se disponível) ou em uma mídia virgem (requer drive gravador externo).

VÍDEO INICIAL

A história começa em N. Sanity Island. Crash e sua irmã Coco, que por muitos anos pensavam estar órfãos, descobrem que seus pais, Chuckie e Gloria Bandicoot, juntamente com seus tios Sam e Anna estão morando em uma pequena casa de madeira em uma parte mais distante da ilha de North Sanity. Eles (Crash e Coco) os chamam para casa, ficam muito felizes e fazem uma festa.

Enquanto isso, em Dragon Realms, a família e os amigos de Spyro festejavam, principalmente os pais de Spyro (Bruce e Esther), pois os 5 irmãozinhos de Spyro (Teddy, Emily, Christopher, Liz e Matt) em breve sairiam de seus ovos.

Como comemoração, Crash e Spyro decidem fazer as malas e passar as férias com todos os seus amigos juntos em uma ilha superdivertida conhecida como Fun Island.

Ao chegarem, Spyro e Crash conhecem novas amigas: Angel the Dragon (princesa de Dragon Realms, que também estava de férias) e Sally Bandicoot (uma funcionária da ilha).

Até aí, as férias estavam sendo ótimas, mas em um dia desses, a ilha começou a ser atacada por monstros gigantes de todos os tipos: Robôs, Dinossauros, Gorilas... E muitos visitantes da ilha passavam a ficar fora de si, como se estivessem possuídos por uma força maligna sobrenatural... Ninguém sabia de onde vinha tudo isso. Foi aí que apareceram os responsáveis por tudo isso: Cortex e Sorceress. Mas o que dois vilões mal humorados estariam fazendo numa ilha para diversão? Passando as férias? Não... Eles tiveram um novo plano: Juntando a feiticaria de Sorceress com as experiências genéticas de Cortex, fizeram uma fábrica de monstros! Esses monstros têm uma missão: Sugar os cérebros de todos os seres do universo, para juntar toda a força deles e dar a Cortex e Sorceress, deixando-os invencíveis e permitindo-os construir seu império maligno universal! As vítimas ficarão fora de si, tornando-se escravas de Cortex e Sorceress! Para ajudar no plano, Cortex e Sorceress agora têm dois novos aliados: Spysh the Bandi-Dragon e Dr. Nightmare. Spysh é um tipo de clone-fusão-maligna entre Crash e Spyro criada por Dr. Nightmare. Spysh tem corpo e chifres de Spyro, cara de Crash e as habilidades dos dois juntos, só que unidas para o mal! Uma diferença notável é que Spysh é preto com detalhes em vermelho. Já Dr. Nightmare é um cientista-louco especialista em monstros que se aliou a Cortex e Sorceress, tornando-se o assistente desse plano. E além de tudo isso, Sorceress raptou os 5 ovos dos irmãozinhos de Spyro, para evitar que eles cresçam e virem mais uma ameaça para Sorceress e outros vilões; e Cortex, por sua vez, roubou 5 cristais do poder do mundo de Crash.

Mais tarde, Crash e Spyro percebem que seus amigos e todos os outros seres na ilha já estão fora de si (inclusive Aku Aku e Sparx), então eles serão temporariamente inimigos deles!

Agora Crash e Spyro são a única esperança restante no universo! E só há um jeito deles deterem esse plano tão maligno de Cortex e Sorceress: Conseguir frascos de antídoto suficientes para que todos os seres do universo voltem ao normal, e conseguir os cinco fragmentos do Chaos Medallion e encaixá-los da forma correta. Os fragmentos do Chaos Medallion estão cada um em um dos 5 templos misteriosos. Só com esse medalhão é que Crash e Spyro terão poder suficiente para vencer Cortex, Sorceress e todos seus aliados.

Mas quando Dr. Nightmare ficou sabendo da tentativa heróica de Crash e Spyro para conseguir o Chaos Medallion, ele roubou o pergaminho com as explicações da montagem dos fragmentos do medalhão, rasgando-o em 4 pedaços. E sem esse pergaminho, não há como saber o jeito certo de montar o medalhão... Se ele for montado com alguma outra combinação, os efeitos serão diferentes, podendo inclusive destruir o universo. E agora? O que fazer? Será que nossos heróis conseguirão acabar com mais esse plano maligno ou será que é o fim da linha para eles, seus amigos e todo o universo?

FIM DO VÍDEO INICIAL

EXPLICAÇÃO BÁSICA SOBRE O JOGO E SUAS NOVIDADES

Esse jogo é bem divertido e diferente: Ele tem dois personagens principais que podem ser jogados simultaneamente, e além de ser um jogo do estilo “aventura”, também é cheio de mini-games, como se fosse do estilo “party” (“Bash”, ou “Boom Bang!”, se preferir).

O jogo tem 25 fases comuns, 25 mini-games, 6 fases dentro de templos (muito longas e arriscadas, sendo que a última é secreta), 7 chefões (2 são extras), 10 fases secretas e mais a fase extra-bônus-final “Total Destruction”.

Em cada fase do jogo, você achará vários inimigos que na verdade são seres que foram vítimas de Cortex e Sorceress e que agora estão fora de si. Se você procurar bem nas fases, achará pequenos frascos com antídotos, a maioria deles está em áreas secretas. Cada frasco serve para curar até 5 seres. No jogo você encontrará vários desses seres e desses frascos de antídotos, e durante as fases 26 a 35 você fará com que os amigos de Crash e Spyro voltem ao seu estado normal. Se você completar qualquer uma das 25 fases iniciais com todos os objetivos, no final da fase você achará um portal que leva para um mini-game. Cada mini-game completo vale uma esmeralda, e para consegui-la, além de você ter de completar todos os objetivos do mini-game, você também deve pegar todas as moedas do cenário. Como já expliquei na história do jogo, existem 5 templos que você precisará explorar para encontrar os 5 fragmentos do Chaos Medallion. Para conseguir entrar em cada templo, você precisará ter as 5 chaves específicas para aquele templo (cada fase vale uma chave). E após concluir a fase 36 (Total Destruction), Crash e Spyro poderão acessar um 6º templo, que eu explicarei mais para a frente do texto. Você não é obrigado a concluir as 5 primeiras fases de templos assim que concluir as fases de um determinado mundo. O que você precisa fazer é concluí-las antes de enfrentar Cortex e Sorceress, e também deve ter as 4 partes do pergaminho, pois você não pode enfrentar os vilões sem o Chaos Medallion montado corretamente, a não ser que queira cometer suicídio instantâneo!

Obs. Os fragmentos do Chaos Medallion só fazem efeito caso estejam unidos corretamente.

Outra novidade do jogo envolve as batalhas contra os chefes, que agora tem 3 modos extras (além do modo normal, que é só derrotar o chefe normalmente): Os dois primeiros modos extras (que existem até o quinto chefe) consistem em derrotar novamente o chefe, mas com algumas desvantagens quanto ao modo normal. O primeiro modo extra vale um dos ovos que Sorceress raptou e o segundo modo extra vale um cristal do poder. Já o terceiro modo extra (apenas até o quarto chefe) consiste em vencer a batalha em um tempo máximo determinado ou num número determinado de vezes. Quando o terceiro modo extra é concluído, consegue-se um dos 4 pedaços do pergaminho de explicação de montagem do Chaos Medallion. Mas para acessar os modos extras de chefe, primeiro deve-se ter todas as esmeraldas do respectivo mundo.

O jogo acaba com 128%.

ITENS DO JOGO – 25 chaves, 25 esmeraldas, 5 fragmentos do Chaos Medallion, 1024 seres com cérebros trocados (40 em cada uma das 25 fases comuns e mais 24 durante as fases 26 a 35), 205 frascos de antídoto (5 por cada fase comum e mais 5 extras durante as fases 26 a 35), 5 ovos, 5 cristais, 4 pedaços do pergaminho (nos quatro primeiros chefes).

DESCRIÇÃO DAS FASES

1º Mundo – Wild World – Um lugar cheio de natureza

1 – Jumbo Jungle – Essa é uma fase em uma selva habitada por muitas feras. Nessa fase ocorrem muitas perseguições e você terá que correr muito! Mini-game final: Jungle Skate (Objetivo: Bater recorde de 10000 pontos em até 5 minutos).

2 – Aquatic Trouble – Fase em baixo d’água e com fôlego infinito. Montros-marinhos te aguardam. Mini-game final: Aquatic Race (Objetivo: Vencer corrida de mini-submarinos, começando em 8º lugar).

3 – Excessive Coldness – Essa é a Fase mais gelada do jogo. Ela acontece na neve e no gelo. Em uma parte da fase, você deslizará em um grande rio congelado e deverá desviar de vários obstáculos! Nas outras partes da fase, tome muito cuidado para não despedaçar o gelo. Também tome cuidado para não irritar os ursos-polares, pingüins, focas, e Ietis. Um jeito engraçado de derrotar seus inimigos é empurrando bolas de neve na direção deles! E se desejar, você pode fazer um boneco-de-neve e se esconder dentro dele, para enganar seus inimigos! Mini-game final: Snow Fight (Objetivo: Derrotar todos os inimigos na guerra de bolas de neve)

4 – Inside Volcano – Ao contrário da fase anterior, essa é a mais quente do jogo e acontece dentro de um vulcão. Use as bolhas de proteção para não se queimar, e atenção: O vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento! Portanto: SEJA RÁPIDO! Mini-game final: Lava Surf (Objetivo: Surfar na lava do vulcão, chegar primeiro que seus oponentes e fazer 15000 pontos em até 5 minutos. Quem cair da prancha vira churrasquinho!).

5 – Hazardous Mines – Essa fase é bem mais complicada que as anteriores e acontece dentro de uma mina subterrânea! Use um carrinho e siga os trilhos. Arme bombas-relógio para explodir paredes que podem bloquear seu caminho. Mas todo cuidado é pouco, pois morcegos vampiros, ratos gigantes, aranhas super-venosas e outras criaturas muito estranhas vivem por aí! Mini-game final: Mine Labyrinth (Objetivo: Usar um carro de mina para sair do labirinto 3D, sempre desviando dos obstáculos. O tempo é ilimitado. Dica: Use as moedas que você precisa recolher como trilha até que se acostume com o trajeto).

Após conseguir as 5 chaves que você encontrou no final de cada uma dessas fases, você terá acesso ao primeiro templo, para assim conseguir o primeiro fragmento do Chaos Medallion.

First Temple – Este templo pode parecer o mais fácil por ser o primeiro, mas ele não deixa de ser bem desafiador. Nele, você terá que decifrar enigmas e achar passagens secretas, tomando muito cuidado com os inimigos e armadilhas.

Após isso Cortex e Sorceress criam um monstro para Crash e Spyro enfrentarem: Slimoid the Slimonster

Boss 1 – Slimoid’s Swamp

Slimoid é um monstro de lama, grande, forte e caolho! O cenário da batalha é um tipo de lamaçal. É complicado andar na lama, por isso é bom você ficar nas partes de terra seca e firme. Primeiramente Slimoid vai usar seus braços de lama para tentar pegá-lo. Você deve desviar desses golpes. Agora, Slimoid começará a girar, fazendo um tipo de “maremoto na lama”, ou melhor: um “lamamoto”. Depois disso, ele soltará gases venenosos de lama, e é recomendável você desviar da direção deles (eles cheiram mal e são prejudiciais)! Depois ele soltará bolhas de lama que correm atrás de você para prendê-lo dentro delas! E todos esse ataques continuarão acontecendo até que você o ataque. Há dois jeitos de atacá-lo, o primeiro é usando alguns objetos que estão escondidos na lama. Entre eles, você encontrará sprays congeladores, armas laser, bombas relógio, dinamites, etc... mas também encontrará coisas inúteis como sapatos, pneus e cascas de bananas em que você poderá acabar escorregando.

O outro jeito de atacá-lo é usando Crash para girar nele e assim espalhar um pouco da lama de Slimoid, após isso as “lamas” que se espalharam virarão outros seres de lama independentes e menores, e aí você deverá usar as chamas de Spyro para derreter esses pequenos monstrinhos.

Bem... você pode usar um desses dois métodos até que Slimoid esteja totalmente derretido (você pode ver as barras de energia dele e sua nos cantos superiores da tela para saber quanto falta para você destruí-lo, ou para ele destruir você). Lembre-se que quanto mais Slimoid derreter, mais subirá o nível da lama, ficará cada vez mais difícil achar partes de terra firme, além de Slimoid ficar mais irritado e perigoso.

Boss Extra Modes:

Extra 1 – Derrotar Slimoid novamente, mas desta vez Slimoid terá uma barra de energia maior, enquanto você terá uma menor. No final, é resgatado o ovo do irmãozinho de Spyro: Teddy.

Extra 2 – Derrotar Slimoid usando apenas giros e baforadas. Vale um cristal do poder.

Extra 3 – Derrotar Slimoid no tempo máximo de 4:30. Vale um dos quatro pedaços do pergaminho de explicação de montagem do Chaos Medallion.

Após derrotar Slimoid, Crash e Spyro podem acessar o mundo Planet Earth

2º Mundo – Planet Earth – Agora as fases serão todas no planeta Terra

6 – New York’s Rush Hour – Fase durante a “hora do rush”, na cidade de Nova Iorque. O cenário é imenso e pode ser explorado o quanto você quiser. Tome muito cuidado quando for atravessar a rua, e não se esqueça dos atentados terroristas! Mini-game final: Bottleneck Escape (Objetivo: Usar seu carro para escapar do engarrafamento, fazendo o que for necessário).

7 – Hawaii’s Tsunami – Passe pelo Havaí, tome cuidado com os siris (acerte-os com coquinhos) e fuja da tsunami! Mini-game final: Tsunami Surfing (Objetivo: Escapar novamente da Tsunami, mas desta vez, usando uma prancha de surfe).

8 – Medieval Beijing – Fase na cidade de Pequim, capital da China. Você achará vários samurais e cabanas típicas da China Medieval. Mini-game final: Skydiver (Objetivo: Praticar paraquedismo, sobrevoando Pequim, fazendo no mínimo 15000 em 3 minutos e pousando com segurança).

9 – Egypt’s Pyramids – Fase no Egito Antigo. O cenário é muito grande e pode ser explorado à vontade, passando pelas pirâmides, esfinges, etc. Mini-game final: Egypt Motocross (Objetivo: Vencer disputa de motocross pelo Egito antigo).

10 – Pennsylvanian Dracula – Fase em Pensilvânia, a cidade do Drácula. Comece do lado de fora dos portões de seu castelo e penetre até chegar na torre mais alta. Mini-game final: Organ Combination (Objetivo: Imitar as notas musicais que Drácula toca no órgão).

Após ter as 5 chaves deste mundo, você já pode acessar o templo número 2, para obter o 2º Fragmento do Chaos Medallion.

Second Temple – Neste templo, você deverá passar por várias salas separadas, cada uma com um problema a ser resolvido. Explore bem o cenário para poder descobrir como ativar portas e outras coisas.

Agora, ao invés de Cortex e Sorceress criarem um monstro para você enfrentar, eles farão uma fusão entre um chefe de cada jogo. E os escolhidos foram: Dingodile e Spike (2º chefe do Spyro 3). Criando assim um novo chefe: Spikodile.

Boss 2 – Spikodile’s Arena

Você já deve ter percebido que Dingodile e Spike tem uma coisa em comum: Ambos usam armas poderosas como equipamento de batalha. Então eu acho que você já deve estar imaginando como será batalhar com Spikodile.

A arena de batalha é circular e ao redor dela está um rio de lava de vulcão.

Spikodile começará dando 2 tiros comuns. Desvie deles, mas depois use as baforadas de Spyro para tocar fogo nas balas e após isso use os giros de Crash para rebater as balas na direção de Spikodile antes delas explodirem.

Agora Spikodile usará uma outra munição, e começará dando 5 tiros mais perigosos ainda! Desvie deles o mais rápido possível e depois use a mesma técnica que usou antes para rebater as balas na direção dele. O efeito será ainda maior!

Após isso, Spikodile trocará de munição outra vez, e dará 10 tiros supersônicos de abrir crateras no chão! Esses tiros serão tão fortes que além de abrir crateras no chão, balançarão a arena e farão que algumas “ondas de lava de vulcão” entrem na arena, fazendo-a derreter um pouco! Com isso a arena ficará menor e Spikodile irá ficar 5 segundos ocupado recarregando sua arma. Aproveite esse tempo para jogá-lo para fora da arena e pegar sua arma!

Spikodile ainda não está vencido. Ele volta para a arena, mas agora que você tem a arma dele, termine de recarregá-la e acerte-o 5 vezes! Agora sim ele estará derrotado!

Boss Extra Modes:

Extra 1 – Derrotar Spikodile novamente. Sendo que agora a arma de Spikodile tem espaço para mais balas! É perigo triplicado! Após vencê-lo você terá resgatado o ovo de Emily, a irmãzinha de Spyro.

Extra 2 – Derrotar Spikodile sem ser acertado nenhuma vez. Vale um cristal do poder.

Extra 3 – Derrotar Spikodile 2 vezes seguidas. Sendo que cada vez não pode ultrapassar o tempo máximo de 3:00. Vale a segunda parte do pergaminho.

Após derrotar Spikodile, você já pode acessar o mundo Paradise Ruins

3º Mundo – Paradise Ruins – As ruínas de um paraíso afetado pelo plano de Cortex e Sorceress.

11 – Mobotropolis – Fase na cidade futurística de Mobotropolis, após a tragédia causada pelos vilões. Nesta fase você encontrará vários aparelhos de alta tecnologia que poderão ser usados contra seus inimigos (inimigos muito sofisticados). Mini-game final: Spaceship Race (Objetivo: Vencer corrida de naves ao redor da cidade de Mobotropolis, começando em 15º Lugar e dando 3 voltas).

12 – Desert Oasis – Essa fase ocorre no deserto. De dia é muito quente e de noite é muito frio. Cuidado com as tempestades de areia e procure um camelo para te ajudar. Não vá se enganar com as miragens! Mini-game final: Camel Voyage (Objetivo: Controlar um camelo [que corre] passando por um corredor cheio de obstáculos. No estilo da fase “Orient Express” do jogo “Crash Bandicoot 3: Warped”, só que no deserto, e com um camelo).

13 – Medieval Castle – Esta fase acontece em um castelo medieval. Aqui há muitas passagens secretas e armadilhas perigosas. Fique de olho nos guardas e não os deixe ficar de olho em você! Mini-game final: Medieval Sword (Objetivo: Vencer duelo com espadas).

14 – Dirty Beach – Agora a fase acontecerá nas águas (imundas) e na areia da praia de Dirty Beach. Mini-game final: Beach Volleyball (Objetivo: Vencer jogo de vôlei de praia em até 10 minutos).

15 – Weightless Ruins – Fase em Weightless Ruins, as ruínas sem gravidade de uma estação espacial totalmente destruída! Cuidado com os ETs, eles são muito perigosos! Mini-game final: Weightless Basketball (Objetivo: Vencer partida de basquete sem gravidade em até 10 minutos).

Third Temple: Agora o templo é no espaço sem gravidade, por isso é bom voltar antes que o tanque de oxigênio (de 20 minutos) se esgote. Dentro do templo você usará em algumas partes o Spacecycle (uma mistura de “space” com “motorcycle”) como veículo. No final você terá o terceiro fragmento do Chaos Medallion.

Dessa vez Cortex e Sorceress decidem mandar Spysh the Bandi-Dragon na missão de derrotar Crash e Spyro.

Boss 3 – Spysh’s Citadel

Como eu já expliquei, Spysh é um tipo de clone-fusão-maligna entre Crash e Spyro. Ou seja, ele é uma criatura clonada, com as habilidades e características físicas dos dois juntos, só que unidas para o mal. Então é bom se preparar para uma longa e complicada batalha!

O cenário é uma imensa arena de batalha parecida com o Coliseu Romano, só que mais moderno e traiçoeiro (com várias armadilhas). A primeira parte da batalha consiste em algo muito simples, mas de uma maneira muito difícil! É uma batalha comum, entre chifres, giros, baforadas, etc. Só que para ganhar você precisará de uma boa estratégia, como tentar encurralá-lo. Por isso não se esqueça de uma vantagem sua: Crash e Spyro são dois, enquanto Spysh é apenas um que vale por dois. Você deve atacá-lo até que a barra de energia dele chegue ao zero. A próxima parte da batalha é ainda mais complicada: Dr. Nightmare, que está na arquibancada, solta um raio azul em Spysh, que se multiplica, se fortalece novamente, e agora tem 6 clones dele. Dessa vez quem está em desvantagem é você! Agora para vencer, você deverá acabar com todos os “Spyshs”, aproveitando alguns poderes que estão espalhados pelo cenário. Ataque-o até acabar com sua barra de energia. Após isso começará a terceira e última parte da batalha, em que Dr. Nightmare soltará um raio dourado em Spysh, que fará com que ele cresça e fique mais poderoso. Após isso Spysh começará a dar ataques perigosíssimos! Nesta parte o que se deve fazer é desviar de todos os golpes que ele dá, pegando novamente os poderes espalhados no cenário, usando-os para atacar Spysh até que ele volte à sua forma normal. Depois disso, acerte-o com um ataque qualquer e diga “Adeus, Spysh!”.

Boss Extra Modes:

Extra 1 – Derrotar Spysh sem usar os super-poderes que antes estavam espalhados pelo cenário. Vale o ovo do irmãozinho de Spyro: Christopher

Extra 2 – Derrotar Spysh sem sofrer um ataque qualquer. Vale um cristal.

Extra 3 – Derrotar Spysh em até 5:00. Vale a segunda parte do pergaminho de montagem do Chaos Medallion.

Agora você poderá acessar o mundo Real Nightmares.

4º Mundo – Real Nightmares – O mundo dos pesadelos reais

16 – Amaze Fairground – Nessa fase você deve explorar esse imenso parque de diversão que está mais para um parque de assombração! Aproveite para se divertir/assustar um pouco nos brinquedos, onde também poderá achar vários itens escondidos. Mini-game final: Thrash Bumpercars (Objetivo: Derrotar todos os inimigos no carrinho de bate-bate).

17 – Phantomphobia – Boo! Fase habitada numa mansão mal-assombrada. Cuidado com os fantasmas, bruxas, aranhas, esqueletos, morcegos, etc. Mas não vá se assustar, pois todo mundo sabe que fantasmas não existem e isso é só um jogo, ok? Mini-game final: Phantom Speedway (Objetivo: Vencer corrida de Speedway Round dando três voltas em volta da mansão mal-assombrada, chegando antes dos morcegos e das bruxas [que estão usando vassouras voadoras]. Spyro voa com as próprias asas e Crash voa com aquele helicóptero que ele já usou em N-Tranced e The Wrath of Cortex).

18 – Dragon Darkness – Nesta fase Spyro vai juntamente com Crash para Dragon Realms, mas isso após todo aquele desastre que os vilões causaram. Mini-game final: Sheep Raid (Objetivo: Destruir mais de 500 ovelhas em 10 minutos).

19 – Shadow Sanity Island – Vá com Crash e Spyro de volta à North Sanity Island, mas lembre-se de que agora este lugar não é mais como antes! Mini-game final: Treasure Hunt (Objetivo: Achar o tesouro escondido usando o mapa e as pistas).

20 – Dr. Nightmare’s Monsters Factory – Agora o bicho vai pegar! Desta vez Crash e Spyro dão as caras na fábrica de monstros de Dr. Nightmare! Cuidado para não ser eletrocutado! Mini-game final: Monster Bash (Objetivo: Vencer batalha de Crate Crush contra os monstros).

Fourth Temple – Este templo ainda não é o mais difícil, mas é o mais assustador, pois é mal-assombrado! Desta vez o tempo é limitado, pois o portão se fechará em 17 minutos e meio (leve em conta que a fase é enorme). Para achar o fragmento do Chaos Medallion, você deverá entrar na ala secreta. E para entrar lá, você deverá achar cinco chaves que estão espalhadas em partes perigosíssimas da fase.

Boss 4 – Dr. Nightmare’s Challenge

Agora é a vez de Dr. Nightmare enfrentar Crash e Spyro.

Dr. Nightmare usará um controle remoto como acessório de batalha.

O cenário é a fábrica de monstros de Dr. Nightmare.

Na primeira parte, ele usará seu controle remoto para disparar lasers em Crash e Spyro. Esses lasers servem para transformar criaturas comuns em monstros. Serão 5 disparos no total. Durante esta parte não adianta atacá-lo, pois quando você se aproxima, ele aperta um botão do controle que cria um escudo de proteção em volta dele.

Após isso ele apertará outro botão do controle, para chamar uma de suas criaturas: Rabbot, – um coelho robô gigante. Rabbot tentará te esmagar com as patas e te eletrocutar com seus olhos-laser. Agora o que você tem a fazer é desviar dos ataques de Rabbot, e ficar perto de Dr. Nightmare, para que Rabbot acabe acertando-o por acidente.

Após isso, Dr. Nigthmare voltará a disparar os lasers transformadores, só que dessa vez serão 10 disparos, e mais certeiros e rápidos do que da última vez. Ainda não adianta atacá-lo.

Após isso, ele apertará outro botão, que chamará seu monstro gorila: Kingorilla, que tentará te pegar com suas mãos para depois jogá-lo com força no chão. Fique novamente perto do doutor, para que Kingorilla acabe acertando-o bem na cabeça!

Agora Dr. Nightmare ficará furioso, e dará 15 disparos supersônicos que acabarão acertando e abrindo a jaula da pior criatura de Dr. Nightmare: Dinotron, um dinossauro horrível que tentará te engolir e triturá-lo com seu dentes grandes e afiados! Corra atrás do doutor (agora ele se ligou do perigo e está fugindo), para que Dinotron acabe pisoteando-o por acidente.

Quando o Doutor for acertado, o controle escorregará de suas mãos. Pegue-o rapidamente e aperte o botão vermelho! Isso fará Dinotron engolir Dr. Nightmare.

Após isso, aperte o botão vermelho outra vez, para que Dinotron exploda com o doutor dentro dele! Agora diga: “Adeus, Dr. Nightmare”!

Boss Extra Modes:

Extra 1 – Derrotar Dr. Nightmare sem ser atingido nenhuma vez. Vale o ovo da irmãzinha de Spyro: Liz.

Extra 2 – Derrotar Dr. Nightmare sendo que agora seus monstros estarão mais espertos. Vale um cristal do poder

Extra 3 – Derrotar Dr. Nightmare 5 vezes seguidas, cada uma no tempo máximo de 3 minutos. Vale o último pedaço do pergaminho de montagem do Chaos Medallion.

Agora você poderá acessar o mundo Evil Empire Center.

5º Mundo – Evil Empire Center – A capital do império maligno universal que Cortex e Sorceress pretendem formar um dia.

21 – Midnight Valley – Fase num vale de Evil Empire durante à meia-noite. Você encontrará vários ninjas e estátuas de Cortex e Sorceress espalhadas por essa fase, e você deverá destruir todas! Mini-game final: Midnight Kart (Objetivo: Vencer corrida de Karts ao redor de Midnight Valley)

22 – Slave House – O lugar onde Cortex e Sorceress pretendem colocar todos os escravos deles para trabalharem! Mini-game final: Slave House Skate (Objetivo: Fazer 30000 pontos em até 10 minutos nos cenários da fase).

23 – Cortex’s Laboratory – Fase no laboratório de Cortex. Cuidado com seus “Lab Assistants” e com as experiências, pois se mexer nelas elas poderão explodir. Mini-game final: Experiences Explosion (Objetivo: Destruir até 115 experiências no tempo máximo de 2 minutos).

24 – Sorceress’ Zone – Fase que acontece na Zona Sorceress, onde Sorceress faz suas feitiçarias. Cuidado ao mexer em alguns objetos, pois eles podem ser perigosos! Mini-game final: Escape from the Zone (Objetivo: Sair da Zona de Sorceress, que está toda descontrolada, com objetos flutuando e outras coisas sinistras).

25 – Central Pallace – Nesta fase, Crash e Spyro passarão pelo Palácio Central de Evil Empire, que mais tarde servirá como arena de batalha contra Cortex e Sorceress. Cuidado com os guardas. Mini-game final: Pallace Pac-Man (Objetivo: Vencer jogo no estilo Pac-Man, mas com Crash e Spyro fugindo dos guardas do palácio).

Fifth Temple – Entre neste templo sabendo que o portão inicial se fechará em 15 minutos. Para conseguir entrar no compartimento do 5º Fragmento do Chaos Medallion, você deverá fazer o mesmo que fez no 4º Templo: Achar chaves espalhadas em partes perigosíssimas da fase. Só que dessa vez são 10 chaves.

Se você já tiver os 5 fragmentos do medalhão e as 4 partes do pergaminho de montagem rasgado, você poderá prosseguir para a batalha contra Cortex e Sorceress. Mas antes veja um vídeo que conta a continuação da história.

Assim que Crash e Spyro conseguem os 5 fragmentos do Chaos Medallion e as 4 partes do pergaminho, eles remontam o pergaminho e o consultam para montar o medalhão. Mas quando os 5 fragmentos são encaixados, algo incrível acontece: O Chaos Medallion se duplica! Agora Crash e Spyro põem os medalhões no pescoço e saem à procura de Cortex e Sorceress!

Antes da batalha, veja logo abaixo a relação de superpoderes que o Chaos Medallion traz para Crash e Spyro:

Relação de superpoderes para Crash com o Chaos Medallion:

Earthquake Body Slam (esmagamento sísmico) (quando você faz o esmagamento acontece um terremoto)

Unlimited Multiple Jumps (pulos múltiplos ilimitados) (pule quando vezes seguidas você quiser no ar)

Infinity Catastrophic Tornado Spin (giro de tornado infinito catastrófico) (giro de tornado por tempo ilimitado e muito catastrófico)

Supersonic Shoes (sapatos supersônicos) (correr rápido)

Instantaneous Protection Shield (escudo de proteção instantâneo) (escudo que te protege e rebate os ataques dos inimigos)

Relação de superpoderes para Spyro com o Chaos Medallion:

Earthquake Headstall (cabeçada sísmica) (pule e cabeceie com uma força de causar terremoto)

Speedy Unlimited Flight (vôo ilimitado e veloz) (voe ilimitadamente e com mais velocidade)

Infinity Superflame (superbaforada infinita) (aquele poder já conhecido de superbaforada, mas que agora se mantém por tempo ilimitado sem tirar o dedo do botão)

Supersonic Horn Attack (chifrada supersônica) (chifre seus inimigos supervelozmente)

Instantaneous Protection Shield (escudo de proteção instantâneo) (te protege e rebate os ataques dos inimigos)

Boss 5 – C. & S. vs. C. & S.

A batalha entre Crash & Spyro contra Cortex & Sorceress vai começar!

O cenário se passa dentro de uma arena imensa dentro do palácio.

Primeiramente, Cortex e Sorceress vêm no comando de um robô gigante.

O robô usará vários ataques com tiros e outros tentando te esmagar.

Ative seu escudo de proteção instantâneo sempre que te atacarem, mas não vale abusar!

Após isso, use seus poderes de esmagamento e cabeçada sísmica, para destruir os pés e as pernas do robô.

Quando as pernas forem destruídas, o robô sofrerá uma mutação, passará a agir sem pernas, e se instalará no chão.

Agora ele usará novos tipos de tiros e um campo de força para protegê-lo quando você atacá-lo.

Proteja-se dos ataques do robô até que a bateria dele acabe. Agora o campo de força será desativado, e abuse o quanto quiser dos seus poderes para destruir o quadril do robô.

Agora Cortex e Sorceress recarregam seu robô, que agora só tem cabeça e peitoral, e usa novamente o campo de força. Agora o robô sai voando para uma plataforma e Crash e Spyro deverão usar seus poderes de pulos múltiplos e vôo ilimitado para subirem até uma outra plataforma.

O robô agora atacará de maneiras mais perigosas e seu campo de força volta a funcionar. A única coisa que pode ultrapassar o campo de força são os próprios tiros que Cortex e Sorceress dão. Com essa idéia, ative seu escudo de proteção instantâneo sempre que ele o atacar, para que assim, o tiro seja rebatido de volta para o robô. Você deve acertá-lo 10 vezes para que sobre apenas a cabeça do robô. Quando isso acontecer, a cabeça passará a agir como uma nave independente. Então, use novamente os poderes de vôo ilimitado e pulos múltiplos para subir a uma plataforma mais acima. Agora, a nave se multiplicará, criando mais 3 clones dela mesma. Agora, as 4 naves cercarão você, e você deverá rebater 15 tiros para destruir cada uma! Quando a última nave for destruída, os Cortex e Sorceress originais descerão novamente até o piso da arena, para o último estágio da batalha: Agora Cortex usa sua já conhecida Ray Gun para atirar em você, enquanto Sorceress usa um cetro mágico. Se defenda dos ataques deles, mas não os ataque ainda, pois eles tem um campo de força.

Depois de 5 ataques seguidos em que você não tiver sido acertado, Cortex sairá de seu campo de força e colocará algumas bombas relógio (de 5 segundos) no cenário. Quando ele estiver armando uma bomba, ataque-o como preferir e se proteja, para que e a bomba exploda junto com ele sem atingir você.

Após isso, ele voltará para seu campo de força e será a vez de Sorceress sair para colocar bombas pelo cenário. Ataque-a usando o mesmo método que já usou em Cortex.

Após isso, a batalha começará novamente e você deverá concluí-la mais 3 vezes. Após isso, Cortex e Sorceress ficarão sem ataque e defesa nenhuma! Aí é a hora de esbanjar todos os seus poderes ao mesmo tempo, para dizer “Adeus, Cortex e Sorceress”.

Boss Extra Modes:

Extra 1 – Enfrentar Cortex e Sorceres com você tendo uma barra de energia menor. Vale o ovo do irmãozinho de Spyro: Matt.

Extra 2 – Enfrentar Cortex e Sorceress duas vezes seguidas. Vale um cristal do poder.

Fim? Ainda não...

Após a derrota de Cortex e Sorceress pelo poder do Chaos Medallion, Dr. Nightmare (que já se recuperava da sua derrota) percebe que o único meio de salvar seus chefes é dando-lhes corpos novos. Então, ele copia os dados dos cérebros deles e os aplica em corpos novos e sem forma definida, criando assim, verdadeiros fantasmas de Cortex e Sorceress.

Após ter salvado-os, Dr. Nightmare ordena que apartir daí ele será o chefe, e que Cortex e Sorceress deverão se submeter a ele.

E é aí que Dr. Nightmare decide que é a hora de usar os amigos de Crash e Spyro contra eles. Por isso em cada uma das fases entre 26 a 35, Crash e Spyro encontrarão uma parte de seus amigos que estão fora de si, que serão temporariamente inimigos, até que Crash e Spyro possam curá-los, usando o mesmo tipo de antídoto que já usaram até à fase 25.

As fases 26 a 35 possuem o nome dos amigos que serão resgatados, e as fases são dividas em partes típicas para se resgatar cada amigo (para resgatar Polar, por exemplo, a sua parte específica da fase será no gelo).

6º Mundo – The First Rescue – Neste mundo, Crash e Spyro resgatarão uma parte de seus amigos que estão fora de si.

26 – Anna, Agent 9 and Blink

27 – Elora, Bianca and Pura

28 – Sam and Professor

29 – Penta Penguin and Bentley

30 – Polar, Sgt Byrd and Gloria

Após isso, Dr. Nightmare manda que Cortex e Sorceress enfrentem novamente Crash e Spyro, mas agora em sua forma fantasmagórica.

Boss 6 – C. & S. vs. Ghost C. & Ghost S.

A batalha contra os fantasmas de Cortex e Sorceress é bem diferente da batalha anterior.

O cenário é uma sala escura e não muito grande, iluminada apenas por uma fresta circular no teto da sala e 4 tochas nos cantos das paredes.

Como fantasmas inteligentes, Cortex e Sorceress preferem ficar invisíveis.

Fique atento, Cortex e Sorceress podem atacar a qualquer momento!

Quando eles atacam, eles ficam temporariamente visíveis, e essa é a hora de usar algum de seus poderes para se defender e atacar.

Depois de você ter feito 10 ataques desse tipo em cada um, sem ter sofrido nenhum ataque, começa um novo estágio:

Desta vez eles atacarão ao mesmo tempo, um de cada lado, por isso é bom ficar ainda mais esperto. É possível ouvir alguns sons dos fantasmas se movimentando, e caso sua TV seja estéreo ou caso você tenha um Home Theater (5.1 canais), é possível se guiar apenas pelo som. Mas mesmo assim, quando os vilões atacarem, eles continuarão temporariamente visíveis (para a salvação de quem não tem TV estéreo ou Home Theater). Aproveite essas oportunidades para atacar os vilões. Você terá que ter atacado 15 vezes cada fantasma. E caso você sofra um ataque, a contagem recomeçará!

Depois disso começará o terceiro e último estágio, em que não há mais nenhuma iluminação (só é possível ver os olhos dos personagens), a não ser a dos fantasmas (apenas quando eles atacarem). Agora é só você acertá-los 20 vezes cada sem sofrer nenhum ataque que aí a batalha acaba!

7º Mundo – The Second Rescue – Neste mundo, Crash e Spyro resgatarão a segunda parte de seus amigos que estão fora de si.

31 – Esther, Chuckie and Bruce

32 – Sheila and Coco

33 – Hunter and Crunch

34 – Aku Aku and Sparx

35 – Angel and Sally

Após concluir a fase 35, aparece um vídeo, em que todos os amigos de Crash e Spyro agradecem. Sally chama Crash para conversar, e Angel chama Spyro. Mas na mesma hora, aparece Dr. Nightmare! Ele se transformou temporariamente em um fantasma, para ter mais poder de destruição e assim enfrentar Crash e Spyro mais uma vez!

Final Boss – Ghost Dr. Nightmare’s Revenge

Este é o ultimo chefe do jogo, e relativamente o mais difícil de todos!

O cenário é uma arena flutuante de tamanho médio.

Dr. Nightmare também aproveitará de sua invisibilidade.

Como o cenário não é escuro (como no caso do Boss 6), fica mais difícil de enxergar a luz de quando Dr. Nightmare ataca.

Inicialmente, ele atacará do mesmo jeito que Cortex e Sorceress atacaram no último estágio do Boss 6.

Após isso, ele ficará visível e na forma comum de Dr. Nightmare.

Ele te chamará a atenção e começará a te provocar, mas quando você tentar atacá-lo ele desaparecerá dali e irá para atrás de você, para tentar te atacar. Nesta parte, você tem que ser rápido. Repita esse procedimento mais 9 vezes sem receber nenhum ataque, senão a contagem recomeçará. Após isso, começará o último estágio desse chefe: Dr. Nightmare (de volta à sua forma de fantasma) disparará 15 lasers, sem você poder vê-lo (você só verá os lasers). Após isso, ele ficará visível e você poderá aproveitar esse tempo para usar todos os seus poderes contra ele.

Agora repita todos os estágios mais 4 vezes sem ser acertado nenhuma vez, e diga: “Adeus, Dr. Nightmare”!

Após terem vencido Dr. Nightmare, todos pensavam que aquela aventura havia terminado finalmente. Crash e Spyro perguntam para Sally e Angel o que elas queriam conversar, e Sally diz que ama Crash, e Angel diz a Spyro que o ama também. Mas aí todos ouvem um estrondo, olham para traz, e se deparam com uma terrível tempestade de meteoros e outras catástrofes! E então, todos começam a correr atrás de um abrigo. É aí que começa a fase: “Total Destruction”!

36 – Total Destruction – Nessa fase o objetivo é muito simples: FUJA DA TEMPESTADE E CHEGUE ATÉ UM ABRIGO!!!!

Quando todos chegam ao abrigo de uma caverna, os heróis se reúnem e descobrem que esta grande tempestade estava ocorrendo porque Dr. Nightmare a programou para acontecer caso ele fosse derrotado, para assim ele ter mais uma chance de vencer Crash e Spyro, mesmo já estando fisicamente derrotado. Sheila acha um hieróglifo na parede, e Coco, com toda a sua inteligência, consegue ler a mensagem que diz: “O único jeito de acabar com todo o mal no universo é entregando o controle total do Caos ao Templo que está nesta caverna”.

Coco explica que esta mensagem quer dizer que eles devem levar os medalhões a um templo especial que existe naquela caverna.

Então Crash e Spyro tomam a sábia decisão de entregar seus medalhões para que possam salvar o universo.

E é aí que eles vão em direção ao Sexto templo, a última parte jogável do jogo.

Sixth Temple – Neste templo, Crash e Spyro deverão chegar até o compartimento central, tomando cuidado com as armadilhas e resolvendo enigmas. Use os superpoderes para responder às combinações e para abrir (quebrar) paredes fechadas. Ao chegarem no compartimento central, a fase acaba e começa o vídeo final:

VÍDEO FINAL

Quando chegam no compartimento central, Crash e Spyro encontram um encaixe para dois medalhões. É aí que eles tiram seus medalhões e os encaixam. De repente, algo incrível acontece: Uma luz fortíssima começa a brilhar. A tempestade para e todo o mal é expulso do universo! Então Crash, Spyro e seus amigos voltam para seus lares, que foram renovados e se tornaram verdadeiros paraísos. O controle do Caos deixou de existir, o Chaos Medallion voltou a ser um só e não faz mais efeito, servindo agora apenas como uma lembrança da aventura. Crash e Sally namoram (se beijam. Mas não estranhe isso: Tawna trocou Crash por Pinstripe há muito tempo), enquanto o mesmo acontece entre Spyro e a princesa Angel (com isso, Spyro se destina a ser o futuro rei de Dragon Realms). A amizade entre os heróis fez com que o Chaos Medallion fizesse o controle total do Caos, de forma que destruiu todos os elementos negativos do universo. A paz no universo será eterna enquanto os sentimentos de amizade continuarem no coração de todos eles!

Essa aventura acaba por aqui. Mas muita coisa ainda está por vir...

Dragons & Bandicoots © 2001/2017 - Versão 15.0

Site desenvolvido e criado por Paulo Moreira (dragonsb). Os personagens mencionados neste site são marcas registradas de Activision, Inc. O site Dragons & Bandicoots não possui nenhuma ligação com a empresa mencionada.
Site hospedado por Webhost Brasil.