CRASH BANDICOOT: SURVIVAL!

Consoles PS2, PSP, XBox 360, Wii DS, Mobile
Dados técnicos 1-4 Jogadores
Concurso Cultural? Sim, 1º colocado no Concurso Cultural 2010/2011 Categoria "Continuação de Crash Twinsanity"
Autor Fagner da Luz dos Santos - 14 anos - Rebouças/PR
 

Muitas vezes criamos jogos mas nem se quer lembramos de uma capa. Essa é a capa do meu jogo que eu desenhei (está "meio" feio mas da pra entender o que imaginei):


Os logos da Naughty Dog e da Activison são propriedades das mesmas. Este jogo não tem nenhuma relação com as empresas mencionadas (obviamente).



NOME: Crash Bandicoot: Survival! ("Crash Bandicoot: Surviving the 10th Dimension" no Japão)


CRIADO POR: Fagner da Luz dos Santos
IDADE: 14 anos
QUE RESIDE EM: Rebouças-PR
CONSOLES: PlayStation 2, PSP, XBox 360, Nintendo WII, Nintendo DS e uma versão Mobile (celular Java).
Nº DE JOGADORES: 1 a 4 jogadores
ESTILO: Aventura
PRODUTORA: Naughty Dog (quem dera...)
DISTRIBUIDORA: Activision


PERSONAGENS: 
Bem: Crash Bandicoot, Caco Human (New Caco Human Cortex é seu nome completo e é um personagem novo), Aku Aku, Coco Bandicoot, Crunch Bandicoot, Polar, Pura, Yaya, Papu Papu.
Mal: Dr. Neo Periwinkle Cortex, Uka Uka, Nitrus Brio, N. Gin, Nefarious Tropy, Nina Cortex, Tiny Tiger, Dingodile, Koala Kong, Rilla Roo (finalmente! Ele voltou!), Ripper Roo, Pinstripe Potoroo, Komodo Moe, Komodo Joe, N. Trance, Mega-Mix, Evil Crash, Evil Caco (personagem novo) Victor e Moritz (os Gêmeos do Mal), Victoritz (personagem novo).
Aparições câmeo no Competition Mode:
Tikimon, Penta Penguin, Baby T-Rex, Nitros Oxide, Farmer Ernest, Evil Coco (o que?), Spyro the Dragon, Hunter the Cheetah e Bianca the Rabbit.

MODOS DE JOGO:

Adventure Mode - o modo principal da história do jogo, onde você joga sozinho.

Competition Mode - o modo em que há competições que podem ser jogadas com até 4 jogadores em partidas locais ou online (mais informações mais a frente).

Records - os recordes que você conseguir no Competition Mode.

Options - ajusta as opções do jogo (som, tela, controles, um menu de cheats em que você insire cheats através de palavras e ve os cheats já ativos, etc.).

Extras - uma galeria de imagens, vídeos e muito mais que serão liberados durante o Adventure Mode (ou por cheat, caso goste de jogar sujo).

NOTAS INICIAIS:
1º) Os personagens voltaram a ter os velhos visuais que tinham em Crash Twinsanity. Se você gosta mais dos visuais de Crash of the Titans ou Mind Over Mutant (eu detestei. Muitos deles ficaram idiotas, como o Tiny por exemplo), vai ficar sentido.
2º) O jogo voltou a velha jogabilidade (e gráficos) que tinha em Twinsanity. Se você acha que Titans e Mind Over Mutant (os jogos ficaram bons, mas eu achei que fugiu muito dos padrões de Crash Bandicoot) são melhores que o Twinsanity, você odiará esse jogo.
3º)Só colocarei as custscenes mais importantes, tem mais que essas principalmente as do meio das fases.

HISTÓRIA, FASES, ITENS, MECÂNICA DO JOGO (explicarei tudo isso junto a partir daqui):

ADVENTURE MODE:

VÍDEO INICIAL:
Tudo corria bem em N. Sanity Island, os bandicoot cuidavam de seus afazeres e Cortex nunca mais tinha incomodado depois que ficou preso dentro do cérebro de Crash que nesse dia, começou a sentir fortes dores de cabeça. Todos ficaram preocupados e Aku Aku, com a sua sabedoria (nessa hora passa uma custscene de Cortex dentro do cérebro de Crash, rindo, usando sua pistola de raios como controlador de mente que ele ficou desenvolvendo todo esse tempo) descobriu que era Cortex, tentando controlar a mente de Crash. Precisavam remover Cortex urgete do cérebro de Crash! Então, Aku Aku, Coco, Crunch, Polar (é, ele já perdeu a raiva em que ele estava do Crash em Twinsanity por fazer ele de cavalo em Crash 2) e Pura levaram Crash (depois que a dor de cabeça passou) ao laboratório do iceberg para remover Cortex com o Psicotron. Perto da entrada todos avistam N. Gin desmaiado embaixo dos escombros de um de seus famosos robôs, N. Brio desmaiado e N. Tropy sendo espancado por um garoto misterioso que não parava de perguntar por Cortex. Crash e os outros como eram gente boa foram ajudar N. Tropy. Coco manda o garoto largar Tropy e Crunch pergunta quem era ele e ele responde perguntando onde estava Cortex e Coco pergunta por que e ele diz que quer destruí-lo. Crash e sua turma se equivocam e veem que ele era um "vilão" muito poderoso para derrotar N. Gin, N. Brio e N. Tropy sozinho. Crunch decide desafiá-lo e o garoto pula e da uma série de combos de Karatê em Crunch fica tonto e desmaia (de um jeito engraçado), sendo derrotado em 2 segundos. Crash e Coco ficam impressionados com ele que desafia Crash que aceita...

Fase 0 - Intro = Chefe 0 - ??? (garoto misterioso) - (caso corte o vídeo inicial você não poderá jogar essa luta de chefe, assim como em Crash 2):
-Você começa com duas máscaras Aku Aku e não é obrigatório você vencê-lo (se bem que ele não dará espaço pra você atacar).
-Ele te atacará com vários combos (incluindo giros), mas ele não vai se cansar. Apenas desvie e tente atacar.
-Assim como você ele será derrotado com 3 ataques, porem, mesmo que você perca o jogo continuará normal, já que essa fase é um bonus.

...os dois estarão cansados e o garoto diz que está impressionado só que a luta ainda não tinha acabado. Nesse momento, duas estacas de gelo em cima de uma montanha se desgrudam e vão para cair na cabeça de Crash, que com o susto gira e reflete eles para o garoto que nem se mexe e ri de Crash por ter errado o alvo e nessa hora as calças dele caem e ele acaba mostrando que usa uma cuéca rosa igual a do Crash. Todos riram da situação e ele levanta as calças e parte para cima de Crash, se embolando no chão formando uma fumaça (na neve?). Aku Aku olha decepcionado e Coco grita chega e manda as "duas crianças" pararem. Eles ficam que nem estátua olhando para ela. Nessa hora a dor de Crash volta e todos se preocupam (até o garoto misterioso. Então todos viram que ele era uma boa pessoa porem com pensamentos errados). Todos explicam a situação ao garoto e Crunch acorda nessa hora sem entender nada. A dor de Crash passa e o garoto resolve se apresentar. Seu nome era Caco Human (New Caco Human Cortex é seu nome completo), e é sobrinho de Cortex e primo de Nina (diferente deles ele não é mal, não tem um "N" na testa e muito menos tem aparência estranha. É um garoto humano da altura da Coco, usa calças, luvas e tênis iguais aos do Crash, das mesmas cores e uma camiseta azul escuro com vermelho e tem cabelos pretos. Veja a foto mais abaixo.). Este é Caco Human (desenhei a mão):

 



Caco conta que foi mais uma vítima do Envolv-o-Ray de Cortex (que usou seu próprio sobrinho por falta de cobaia). Todos ficam indignados com aquela crueldade e ele continua a contar a história (nessa hora começam a passar custscenes contando a história de Caco). Caco diz que quando Crash foi exposto ao Envolv-o-Ray, a memória do aparelho guardou uma cópia dos poderes de Crash que foram injetados nele, dando a ele quase todas as habilidades de Crash. Cortex fez isso a ele por que ele não era mal ou seja era a vergonha da família. Enquanto ele dormia, Cortex usou o Envolv-o-Ray nele e ao abordar ele já era do mal. Cortex já deu uma primeira missão a ele. Se caso Koala Kong falhasse ao deter Crash (em Crash 1), Caco teria de detê-lo. Já dentro da mina Crash já enfrentava Kong e Caco esperava sua vez. Caco teve um momento rebelde e resolve não cumprir as ordens de Cortex para procurar frutas Wumpa (um dos efeitos colaterais de ter os poderes de Crash, a mania por Wumpa. Outra mania que ele adquiriu também de Crash foi dormir muito). Cortex ordena que ele volte (por um rádio) e se não obedecesse Cortex daria um tiro com o Envolv-o-Ray nele lá de seu castelo. Caco diz não e Cortex atira. Caco desvia mas o tiro é refletido por um Cristal do Poder que tinha dentro da mina, criando um tiro radioativo, que atingiu Caco, levando ele para a 10ª Dimensão. Com a radiação, Caco perdeu toda a maldade que ganhou com o Envolv-o-Ray sem perder os poderes (e as manias) de Crash. Lá ele ficou e teve de sobreviver todo esse tempo. Ele tinha tentado escapar com um aparelho (não pensem que foi Caco quem construiu, ele tem 40% da burrice de Crash que tambem é um efeito colateral) que ele achou no ferro velho da 10ª Dimensão e um Cristal do Poder que ele achou por lá, mas dois periquitos (os Evil Twins) entraram numa luta com ele e no meio da luta eles ativam a máquina e fogem (foi assim que eles fugiram de lá e botaram o terror em Twinsanity). A máquina e o Cristal explodem, estragando a última chance de sair de lá. Ele conta que fugiu de lá faz alguns dias por um portal (tipo um buraco negro), que nem ele sabe de onde apareceu. Ele diz que só pulou e voltou a nossa dimensão (nessa hora param de passar as cenas mostrando a história de Caco). Coco e Aku Aku contam uma breve história sobre os periquitos mencionados (os gêmeos do mal) por Caco e que contam que Crash era o bandicoot com quem ele brigou. Ao ouvir isso, Caco aperta a mão de Crash e dá aquele aperto de mão (chaquoalhando Crash) e diz que não seria o que é hoje se não fosse ele e que iria ajudar Crash a tirar Cortex de seu cérebro.

Todos entram no laboratório do iceberg para continuar a missão. Uka Uka surge do nada e disse que sabia que Crash algum dia viria para tirar Cortex do cérebro e que a hora da vingança chegou (vai me dizer que ele ficou lá todo este tempo de plantão lá? Sim, ao que tudo indica)! Uka Uka tráz (quase) todos os vilões que Crash já enfrentou e os ordena que acabem com todos. N. Tropy, N. Gin e N. Brio (que tinham acabado de acordar) cercam nossos heróis. Aku Aku manda Crash, Crunch e Caco segurar todos enquanto ele segurava Uka Uka, para Coco poder programar o Psicotron. E uma nuvem de fumaça (ale desenho animado) enquanto eles brigavam. De repente Caco sai da fumaça assoviando de mãos na cabeça (como se estivesse relaxando). Em seguida Crash e Crunch tambem saem e os vilões se empacotam entre si (muito hilário). Coco diz que faltava um cristal para poder ligar a máquina (eles já trouxeram os cristais com eles). Crunch se prontifica a ir buscá-lo, mas nessa hora Crash sente a dor de cabeça de novo e dá uma chave de braço em Caco (sim, Cortex começou a controlá-lo) e grita para os outros:
-They are here your idiotics (Eles estão aqui seus idiotas!)! (Crash só está sendo controlado por Cortex. Portanto a voz é a mesma de Crash, porem como Cortex estava controlando-o ele conseguiu fazer "Crash" falar)
Os vilões ficam bravos quando percebem que estavam lutando entre si feito palhaços. Todos se espantam por Crash ter falado e tido aquela atitude, mas Caco intercede dizendo que Cortex estava controlando Crash. Cortex pensa e diz:
-This voice... (essa voz...).
Diminuindo a força da chave de braço, dando chance a Caco para atirá-lo longe.
-Caco! It's you? Good to see you my nephew, he he. Where you are walking all this time (Caco! É você? Bom te ver meu sobrinho, he he. Por onde você andou todo esse tempo?)? - pergunta Cortex
-On 10th Dimension! Because of you uncle, (aproximando de Cortex com cara de bravo e encarando o mesmo) I was there all these years! I lost my parents, my dreans. You have to pay! (Na 10ª Dimensão! Por sua causa tio, eu estive lá todos estes anos! Perdi meus pais, meus sonhos. Você tem que pagar! [vai por mim ele exagerou]).
Caco pula atacando-o, mas Coco relembra-o que ele era Crash sendo controlando por Cortex. Caco para de atacar e Cortex da mais uma chave de braço em Caco e diz que é invencível no corpo de Crash. Coco diz que não tem escolha mesmo com falta de energia, ativa a máquina. Crunch pergunta o que ela estava fazendo e ela diz que estava salvando Crash. Felizmente tudo deu certo e Cortex foi removido com sucesso (saiu zonzo) e Crash volta a si meio sem entender nada. Caco diz que agora pode bater em Cortex e o ergue pelo colarinho. Crash o interrompe e TENTA dizer a Caco que a vingança é algo ruim e que devemos perduar os outros. Aku Aku traduz o que Crash queria dizer mas Caco diz não estar nem aí e se prepara para dar um soco em Cortex. Nessa hora o Psicotron começa a dar curto (usar ele com falta de um cristal exigiu muito dele) fazendo um portal buraco-negro surgir e sulgar (quase) todos (um por um) que estavam no laboratório para dentro da 10ª Dimensão. Os únicos que conseguiram se segurar foram Coco, Crunch, Polar, Pura e Uka Uka. O resto dos que estavam lá foram todos para a 10ª Dimensão e o Psicotron explode prendendo todos lá.
Crash e Caco caem em um parque de Twinsanity Island (como todos foram sulgados um por um cada um foi parar em um lugar diferente). Caco começa a chorar e se espernear no chão (uma cena hilária) por estar de volta a 10ª Dimensão. Crash o anima e faz uns gestos que queriam dizer que não deviam desanimar e que achariam um jeito de escapar de lá. Caco (de algum jeito) entende e diz que Crash tem razão e que eles vão sair de lá. Agora eles tem que sobreviver aos perigos do lugar e aos vilões que querem vingança por ter prendido eles na 10ª Dimensão.

FIM DO (longo) VÍDEO INICIAL...

No jogo os personagens jogáveis são Crash e Caco (que tal a sorte do cara. Já entra na série sendo jogável). Crash tem os mesmos controles de sempre (os de Crash 2, Crash 3, Wrath of Cortex e Twinsanity) (vou usar como exemplo os do PS2):
X = pulo
X+X = pulo duplo
Quadrado = giro
Bolinha = agachar
Bolinha (segurar) + direcional ou L3 = andar agachado
Pulo + Bolinha = esmagada
Correr (direcional ou L3) + Bolinha = deslizar
Deslizar + Quadrado = giro deslizado (nunca tentou isto do algum Crash? tente e veja)

Já Caco tem os seguintes controles:
X = pulo
X+X = pulo duplo
Quadrado = soco
Quadrado + Quadrado (rapidamente) = giro
Triângulo = Chute
Bolinha = agachar
Bolinha (segurar) + direcional ou L3 = andar agachado
Pulo + Bolinha = esmagada (diferente de Crash, Caco esmaga com o ombro. Já Crash esmaga com a barriga)
Correr (direcional ou L3) + Bolinha = deslizar
Deslizar + Quadrado = giro deslizado
L1 e R1 = esquivar para os lados (muito bom para escapar de tiros)
Combos = Caco tem os combos mais simples que Crash tem em Crash of the Titans e Crash Mind Over Mutant. Ele faz golpes diferentes é claro, mas o modo de executá-los é o mesmo.

Controles em comum:
Direcional = mover
L3 = mover
R3 = mover câmera
R3 (meio/centro) = centralizar câmera
Select = ver vidas, número de Wumpas, etc. (este era comando do Triângulo, porem foi trocado pelo Select por causa do movimento de chute do Caco)
Start = pausar jogo
L2 = Bazuca Wumpa (para liberá-la chegue ao chefe N. Gin [você vai ter de usá-la para vencê-lo]. Ela usará suas Wumpas como munição e terá um sistema semi-lento de recarregamento [como bazucas de verdade] então só use em emergências. Você pode usá-la de dois modos:
Sniper Mode: como você faz em Crash Bandicoot: Warped. Segure L2 use o direcional ou L3 para mirar e atiras com Bolinha ou Quadrado [o Quadrado não se usa no Crash 3, mas nesse jogo da]. Ao soltar L2 ele guardará a bazuca.
Action Mode: Nesse modo você ao envés de segurar o L2, simplesmente preciona e ele sacará a bazuca e você poderá se mover com a bazuca na mão. Você poderá esquivar-se fácilmente e atirar ao mesmo tempo, porem nesse modo a mira é bem mais ruim. Use o R3 para mover a mira [o L3 e o direcional é usado para se mover]. Segure R2 para mira automática [você poderá errar o tiro com muita facilidade em visto o Sniper Mode] e use o Quadrado para atirar [você não poderá girar, dar socos ou andar agachado {agachar-se ainda da mais andar agachado não} enquanto estiver com a bazuca. Mas você ainda pode deslizar para substituir o andar agachado e ainda dar chutes com Caco normalmente. Para guardá-la use o L2. Diferente de Crash 3 você não poderá usá-la para pegar itens como Wumpa Fruits por exemplo, apenas destruir caixas e inimigos. Tanto Crash como Caco podem usá-la)

Estes controles são os mesmos no Competition Mode, com pequenas alterações para cada personagem. Depois explico melhor.

No Adventure você só pode jogar sozinho. Você terá de passar por fases com Crash sozinho, Caco sozinho e Crash e Caco juntos (ou seja, como em Crash Twinsanity e Sonic Heroes). Para jogar va no menu principal e escolha Adventure Mode. Escolha New Game (ou Load Game caso já tenha um jogo salvo) para jogar o Adventure Mode ("Mas não me diga, que novidade Fagner." Você sobre eu ter escrito o óbvio).
Crash e Caco tem algumas habilidades juntos que são:
DEATH TORNADO: Crash subirá nas costas de Caco e ambos irão girar juntos ao mesmo tempo por 5 segundos formando um super tornado. Após o término os dois caem tontos, mas levantam rapidamente (nada que atrapalhe).
TWIN THROW: é o mesmo movimento que Crash faz com Cortex em Twinsanity, porém Caco não irá de cabeça e sim como um salto mortal.
TWIN THROW ATTACK: é o mesmo acima, porém quando Crash atirar Caco, Caco irá dar centenas de socos e chutes muito rápidos no ar por 5 segundos. Depois Caco cairá de cara no chão fazendo uma cara de dor (hilário), que apesar de tudo isto terá o mesmo poder de uma esmagada.
SHAOLIN WALKING: Crash segurará Caco pela mão e dará um giro e Caco repelirá todos os inimigos andando verticalmente fazendo chutes em seus inimigos rapidamente (como Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li fazem nos filmes).

Caco é mais rápido que Crash, porém seus golpes são mais fracos. Quando chegar a um inimigo (mesmo que Crash pode derrotar com um giro) e der um soco um pequeno medidor de vida deste inimigo irá surgir no canto de baixo da tela, então use e abuse dos combos. Mas não se preocupe a maioria deles será derrotada com no máximo três golpes (de três não passa, só nos chefes que um soco ou um chute tem o mesmo efeito de um giro de Crash) e alguns até com menos (por isso que é só os combos mais simples) e você tambem pode usar o giro dele ( [] x 2  rapidamente)) que tem o mesmo efeito e poder do giro do Crash, mas é meio incomodo apertar o Quadrado (no PS2 ou PSP) 2 vezes toda hora, então recomendo usar os combos.

Este jogo, assim como Twinsanity é recheado de itens. São 16 fases gigantescas de livre circulação como em Twinsanity e UMA fase bonus gigante e de livre circulação tambem. Cada fase tem 8 jóias sendo 1 Cristal do Poder, 6 Diamantes (Gems, Gemas, como quizer chamar) um de cada cor (vermelho, verde, azul, roxo, amarelo e prata) e 1 chave por fase, totalizando 96 Diamantes, 16 Cristais e 16 Chaves no jogo. Você deve estar pensando, mas onde eu consigo essas chaves? Com os chefes. O jogo tem 16 chefes (RLY?), um por fase (eles não estão trabalhando juntos, eles estão trabalhando cada um por si para escapar da 10ª Dimensão e claro se vingar de Crash e Caco por levar eles para lá).
A fase bonus tem 1 Cristal, 6 Diamantes, 1 Chave e claro 1 Chefe secreto.

ITENS DO JOGO:
São os mesmos de sempre (mais precisamente os de Twinsanity).
Nota: a imunidade Aku Aku (pegando 3 máscaras Aku Aku você ganha uma imunidade temporária) tambem funciona em Caco.

FASES:
Depois do vídeo inicial vamos as fases.

Fase 1 - Nightmare Park
No vídeo inicial, Crash e Caco aterrisam neste parque da 10ª Dimensão. Está noite e é um lugar sombrio (escuro nem tanto). No centro deste parque há uma mini-torre. As cores é meio esquisito explicar, mas é basicamente essas dessa imagem do jogo Digimon World 3.
 


Claro, essa imagem ta ruim, mas da pra entender. A parte em vermelho é um lago.
Chefe 1 - Ripper Roo
-Ripper Roo estará numa quadra de tênis treinando com a máquina que atira bolas (você jogará com o Crash esta fase e este chefe).
-Ao ver você chegar ele irá pular em cima da rede e a máquina atirará caixas TNT e Nitro ao envés de bolas em você (como é que a caixa passa por aquele buraco minúsculo?).
-Desvie das TNTs e Nitros até a máquina atirar uma bola de tênis.
-Gire na bola para refletir no Ripper Roo e derrubá-lo da rede.
-Acerte ele para diminuir a vida dele enquanto ele está no chão.
-Faça isso 3 vezes, lembrando que a máquina irá atirar cada vez mais rápido.

CUTSCENE
Ao derrotar Ripper Roo cairá uma Chave do céu. Caco chega e diz:
-Good show Crash! Hey what is this? Oh it's a Key. Strange... (Bom show Crash! Hey o que é isso? Oh é uma Chave. Estranho...)
Crash faz gestos e tenta dizer que ela caiu do céu do nada. Então Caco diz a Crash para guardá-la, já que podia ser algo importante mas que deviam continuar no foco: buscar Cristais do Poder (já que era a única fonte de poder que podia tirar eles de lá).
FIM DA CUTSCENE

Fase 2 - Awakening Lake
Ao derrotar Ripper Roo você já estará, na entrada da fase. É só mergulhar no lago (ele já vestirá uma roupa de mergulho altomáticamente). Você vai jogar com Caco nessa fase. Não é um lago com uma água escura, é uma água rosada (o lago estará iluminado por postes de luz). Diferente que em Crash 3 você joga em um lago gigantesco e em 3ª pessoa.
Chefe 2 - Koala Kong
-Ele estará com uma roupa de mergulhador e vocês estarão no fundo do lago.
-Ele pegará umas pedras grandonas do fundo do lago e ele atirará elas em você.
-Quando as pedras acabarem e Kong começar a se exibir, de um golpe nele.
-Faça isso 3 vezes e Kong estará derrotado, lembrando que ele irá atirar cada vez mais rápido.
-Agora submerja e estará na saída da fase que te leva de volta a fase 1.

CUTSCENE
Ao sair do lago você receberá outra chave. Crash e Caco acham estranho estar recebendo estas chaves cada vez que vencem um inimigo e começam a achar que eles podem ter sido presos na 10ª Dimensão de propósito e resolvem tambem pegar todas as chaves.
FIM DA CUTSCENE

Fase 3 - The Negative Forest
Você entrará numa selva do velho estilo Crash, porém negativada ao estilo da 10ª Dimensão. Mais ou menos estas cores do Digimon 3.
 


Chefe 3 - Rilla Roo
-Rilla Roo surgirá do meio das árovores com um galão igual ao do Dingodile nas costas e com duas pistolas lança-chama nas mãos conectadas ao galão (diferente do Dingodile que usa um rifle lança-chama) (você jogará com Crash).
-Ele irá atirar para cima várias bolas de fogo que cairão como bombas em você (não tente acertar no Rilla Roo que ele te dará um tiro a queima roupa).
-Desvie até apitar o alarme que indica que o galão superaqueceu e vai explodir.
-De um golpe no Rilla Roo para derrubá-lo em um buraco que tem atrás dele e a explosão acontecerá lá dentro (fique meio longe para não pegar em você tambem). Depois ele sairá do buraco para a revanche.
-Faça isso 3 vezes para vencê-lo, lembrando que ele atirará cada vez mais rápido.
-Ao vencê-lo a chave cairá do céu (dessa vez sem custscene). Pegue ela e siga reto para voltar a fase 1.

Fase 4 - Twinsanity Beach
Numa pequena floresta e numa praia, ao velho estilo Crash, porem negativo da 10ª Dimensão. Nessa fase você vai finalmente conhecer os movimentos de Caco em terra firme. As cores da praia são basicamente as mesmas da foto, tambem do Digimon 3.
 


Chefe 4 - N. Trance
CUTSCENE
Crash e Caco estarão correndo pela praia quando Caco é sulgado pelo mar por um redemoinho. Lá dentro d'água descobre que é N. Trance e agora tem de lutar com ele. Caco vs N. Trance.
FIM DA CUTSCENE
-Você estará com Caco num submarino igual ao do Crash em Crash 3 (que Caco achou por acaso) dentro d'água, perseguindo N. Trance que estará fugindo de você de costas/ré.
-Por mais que você de tiros N. Trance irá desviar de todos. Ele dará vários tiros telecnésios coloridos em você, então desvie.
-Quando ele atirar um tiro telecnésio vermelho, de um tiro neste tiro telecnésio e seu míssel se transformará em um míssel segue-alvo, não dando chance a N. Trance desviar.
-Faça isso 3 vezes para ganhar, mas lembre-se que os tiros ficam cada vez mais rápido.
CUTSCENE
Um redemoinho iniciará e Caco pega a chave, seu submarino explope e sai voando enquanto Crash assiste o voo. N. Trance fica no redemoinho. Caco cai no chão, zonzo e Crash vê que ele está usando uma peruca de algas, um sutiã de estrelas do mar, e um rabo de peixe feito de algas (tudo por cima da roupa dele é claro). Essa cena é hilária e Crash ri da "sereia". Caco fica com raiva e parte cima de Crash jogando ele em cima de uma coqueiro, fazendo ele virar uma "sereia" tambem (peruca de folhas de palmeira, sutiã de metades de Coco e o rabo de peixe de folhas de palmeira). Caco ri de Crash que pula para brigar com Caco fazendo aquelas fumaças de desenho animado.
FIM DA CUTSCENE
-Ao fim dessa briga redícula de Crash e Caco você estará próximo a saída que volta a fase 1.

A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ JOGAR SE TIVER NO MÍNIMO 4 CRISTAIS E 4 CHAVES.

CUTSCENE
Ao voltar a fase 1 (Nightmare Park), Crash e Caco irão a torre no centro do parque onde as portas estarão abertas. Por curiosidade entram e a porta fecha e a torre começa a girar (só a parte de dentro) formando um portal (um circulo de luz no chão) por onde Crash e Caco somem. Eles reaparecem em uma pequena caverna. Crash estava verde (enjoado) e pega um saco de papel e vomita nele. Caco pede emprestado e vomita também. Crash tenta dizer para Caco que isto está difícil. Caco entende e diz que não podia ficar pior. Eles saem da caverna (já esta dia, a noite passou) e veem que estão numa montanha de neve com rios de lava (WTF???). Caco diz para Crash:
-Heeeh! O.K. it's going to be more harder yes... (Heeeh! O.K. isto está ficando mais difícil sim...). Eles olham para trás, dentro da caverna e veem um elevador e Caco diz:
-All Right Crash! Let's going down! (Certo Crash! Vamos descer)
-Yeah! - diz Crash
Então eles descem pelo elevador.
FIM DA CUTSCENE

Fase 5 - Vulcano Ice Age
Ao descer o elevador você estará (com Crash) em uma área grande com neve, gelo, gaiserers vulcanicos, rios de lava, etc. Cuidado!
Chefe 5 - Komodo Bros.
-Primeira luta 2 vs 2 do jogo. Crash e Caco vs Komodo Moe e Komodo Joe.
-Você estará numa arena cercada por um rio de lava e Joe estará em uma plataforma e Moe numa outra atrás, mais alta.
-Com uma faca Moe fará Joe girar (como faz em Crash 2).
-Desvie ou para parar mais rápido o tornado dele acerte-o usando o Death Tornado.
-Enquanto Joe está tonto no chão use o Twin Throw Attack para Caco dar super combos uppercut.
-Se você fizer certo Caco fará Joe se chocar com Moe e derrubá-los no rio de lava.
-Agora eles farão o mesmo acima, porem Moe irá atirar facas em você (uma por vez claro).
-Agora eles farão o mesmo acima, porem eles mergulharão suas facas na lava para pegarem fogo.
-Desvie das facas de fogo do Moe e do "tornado" do Joe (agora não use o Death Tornado, pois a faca dele está pegando fogo! Só desvie) e use o Twin Thorw Attack para vencê-los.
-Pegue a chave e use a caixa de pulo para sair do cercado de rio de lava.

Fase 6 - Up the Mountain
Fica meio longinho onde você enfrenta os irmãos Komodo. Suba uma montanha (com Caco) até o topo. Cuidado, pois tem os mesmos obstáculos da fase anterior (rios de lava, gaiserers, etc).
Chefe 6 - N. Brio
CUTSCENE
Ao chegar ao topo, Brio estará esperando por vocês e dirá:
-It's time to revenge! (É hora da vingança!)
E sacará uma pistola de raios.
FIM DA (mini) CUTSCENE
-N. Brio dará tiros em você. Quando ele der um tiro verde, devolva para ele com um giro (você estará jogando com Caco. Não de soco ou chute é GIRO. Se chutar ou socar vai morrer).
-N. Brio tomará aquela porção para virar aquele monstro verde e dará uma de homem das neves e tentará esmagar você.
-Espere ele se cançar e de um golpe nele (agora sim use chute ou soco se quiser).
-Faça isso de cima mas uma vez.
-Agora ele ficará com raiva e tentará te esmagar com as mãos (como em Crash 1), o irá causar uma avalanche!
-Desvie das grandes bolas de neve e faça com que uma acerte Brio.
-Ele descerá montanha abaixo e você vencerá a luta.
-Você não poderá voltar a fase 5 agora. A sua frente está a fase 7.

Fase 7 - The Top
Fase no topo da montanha onde você joga com Crash e Caco juntos. Cuidado! Esta fase é traiçoeira! Pois bem no cume há um vulcão (se pode chegar lá), onde é o leito dos rios de lava (ou seja tem muitos rios de lava nessa fase!). Gaiserers não vai ter, mas vai ter pistas de gelo próximo a penhascos e muitos buracos.
Chefe 7 - Dingodile
-Alem da fase ser desgraçada o chefe é mais ainda (apesar de você jogar com Crash e Caco na fase, você vai enfrentá-lo usando só Crash).
-Dingo estará em cima de uma plataforma com sua velha arma e ficará atirando para tudo quanto é lado feito doido (cuidado! Alguns desses tiros caem feito bomba em você).
-Depois ele irá mirar em você, e dará um tiro carregado ao máximo constantemente.
-Desvie e ataque-o por trás e se esconda atrás de uma pedra num canto para quando o galão explodir não pegar em voce.
-Agora faça isso mais uma vez.
-Agora a plataforma em que ele está começa a girar e ele dará um tiro constante enquanto gira (formando um "moinho").
-Escape e espere o tiro perder a força e ataque Dingo, depois esconda-se atrás da pedra para a explosão não pegar em você.
-Agora faça o mesmo acima, só que a plataforma irá girar mais rápido.
-Ao vencer Dingodile você estará bem numa descida, início da fase 8.

Fase 8 - Down the Mountain
CUTSCENE
Crash e Caco olham para a descida e ficam pensando em como descê-la. Um pensa em usar o outro como humilieskate, mas ninguém quis ser sacana e resolvem usar Brio como humilieskate (ele já voltou ao normal).
FIM DA CUTSCENE
Fase humilieskate, onde Crash monta nas costas de Caco e Caco usa Brio como humiliskate. Cuidado! A descida é cheia de obstáculos, rios de lava, buracos, etc. e é mais difícil que as fases humilieskate de Crash Twinsanity.
Chefe 8 - N. Tropy
CUTSCENE
No fim da descida Crash e Caco encontram N. Tropy que diz que na verdade foi idéia dele criar uma era do gelo em uma área vulcânica da 10ª Dimensão, só para deixar a missão deles mais difícil. Ele pede os cristais e Caco se recusa a entregar, iniciando a luta Caco vs N. Tropy.
FIM DA CUTSCENE
-Tropy estará armado com seu velho bastão/cetro em uma arena com muita lava por perto e você jogará com Caco.
-Ele transformará a arena em uma plataforma celeste e baterá seu bastão/cetro no chão criando ondas de fogo.
-Pule essas ondas até N. Tropy perder as forças e a arena voltar ao normal.
-Faça isso quatro vezes, lembrando que a arena a cada vez ficará de um jeito diferente:
->Na 1ª vez ele fará uma plataforma celeste como já falei.
->Na 2ª vez ele também fará uma plataforma celeste, só que no meio do nada.
->Na 3ª ele criará uma plataforma de um prédio no futuro onde terão alguns labs assistants em discos voadores (como nas fases do futuro de Crash 3) (só que negativado ao estilo 10ª Dimensão).
->Na 4ª e última ele manterá a mesma arena, porem um deserto de torrar, que farão a lava ferver e inundar uma parte maior.
-Após isto N. Tropy estará derrotado e você estará em uma saída para a fase 5 (Vulcano Ice Age).

A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ JOGAR SE TIVER NO MÍNIMO 8 CRISTAIS E 8 CHAVES.

CUTSCENE
Crash e Caco voltam a caverna na montanha (da custscene do inicio da fase 5) e estão com muita fome e só tem uma fruta Wumpa. Ao envés de dividirem começam a brigar por ela até um rato espertinho roubá-los e deixá-los sem nada. A sobrevivência estava brava e eles estavam morrendo de fome. Eles tem de viajar, pegam água e vão. A tela escurece e aparece a mensagem na tela: "Days later" (Dias depois). A tela reaparece. Crash e Caco estão cançados e quase sem água, quando avistam uma grande cidade. Caco pergunta a Crash se não é outra miragem, mas Crash faz a ficha dele cair e eles vão animados, certos que vão receber ajuda (acho que eles esqueceram que estão na 10ª Dimensão...). Eles vão direto a uma lanchonete, onde são servidos pela garçonete com muita comida. Após se empanturrarem eles (finalmente) olham para a garçonete. Ela é nada mais nada menos que Nina Cortex que diz:
-Crash and my dear cousin, your last wish is realized, TIME TO END WITH YOU TWO! (Crash e meu querido primo, seu último desejo está realizado, HORA DE ACABAR COM VOCÊS DOIS!)
-Ãgh Nina? - diz Caco
Ela usa suas mãos mecânicas para dar um soco em Caco que desvia e o soco acaba atingindo Crash que voa longe por cima dos prédios (lol).
-Crash! - grita Caco
-Ha ha ha ha ha ha ha ha... - ri Nina
-Grrrr... c'mon, let's ajust our acounts cousin! (Grrrr... venha, vamos acertar nossas contas prima!) - diz Caco
-Hmpf! - responde Nina
FIM DA CUTSCENE

Chefe 9 - Nina Cortex
-Caco vs Nina, briga em família.
-Você estará dentro da lanchonete, recomendo que saia para lutar com ela na rua, onde é mais aberto.
-Nina dará giros e usará suas mãos mecânicas em você dando vários golpes.
-Desvie (é fácil) e de vários combos nela até ela ficar tonta.
-Quando ela estiver tonta de um golpe nela (giro, deslizada ou esmagada. Não de soco ou chute, ou perderá a chance).
-Faça isso 5 vezes lembrando que ela te atacará cada vez mais rápido.
-Ao derrotá-la você iniciará automaticamente a fase 9.
Fase 9 - Metropolis
Alem da cutscene, o nome já diz tudo você joga (com Caco) em uma cidade grande com muitos prédios (não pense nos prédios do futuro do Crash 3. São prédios atuais e você pode entrar dentro deles. Fique tranqüilo. Não é tão difícil achar as jóias). A chefe dessa fase é Nina, com quem acabou de lutar. Se ir para o outro lado da metrópole, você irá para a fase 12, mas se subir ao topo prédio mais alto você irá a fase 10.

Fase 10 - Lunar Satelite Base
CUTSCENE (logo que Caco subir ao prédio mais alto da fase 9)
Crash acordará da pancada. Ele está no meio da rua da cidade. Próximo dali tem uma base espacial. Crash entra na base e em seguida em um foguete que é lançado ao espaço. Caco assiste o lançamento de cima do prédio. O foguete estaciona em um satélite próximo a lua. Crash entra na base para a batalha.
FIM DA CUTSCENE
Você (Crash) esta dentro de uma base satélite próximo a lua da 10ª Dimensão. Essa fase não é muito grande. Sabe como é uma base né? Então sabe mais ou menos o jeito que é a fase.
Chefe 10 - Pinstripe
-Quem é o guarda da base? Nada mais nada menos que Pinstripe (e sua metralhadora).
-Ele estará no centro de uma sala cercada de painéis de controle.
-Gire em volta de Pinstripe para fazer ele dar tiros nos painéis de controle para dar curto.
-Quando a munição dele acabar, gire para jogá-lo nos painéis e ele levar um choque.
-Faça isso 5 vezes lembrando que o tempo em que os painéis ficaram em curto será cada vez menor.
-Não terá como você voltar a fase 9, só poderá ir a fase 11.

Fase 11 - Space Battle
Nessa fase Crash pega sua boa e velha mochila-a-jato onde você tem de detonar inimigos dentro e fora do satélite e na lua. Também é possível ver a Terra (da 10ª Dimensão) que é da mesma cor deste mapa de satélite:
 


Quanto ao espaço é igual ao da nossa dimensão.
Chefe 11 - Tiny Tiger
-Você enfrenta Tiny (com o visual antigo como devem saber) armado com seu arpão e uma mochila-a-jato na superfície lunar (sua mochila-a-jato esta desligada).
-Ele tentará te esmagar (que novidade...) e terminará usando o seu arpão enfiando-o no chão (como em Crash 3).
-De um giro nele.
-Faça isso 3 vezes lembrando que ele usará a mochila-a-jato para controlar a gravidade e te esmagar mais rápido.
-Agora ele fugirá de você com a mochila-a-jato (sua mochila esta ligada agora) por um campo de asteróides (cuidado! Ele pegará as pedras para jogar em você).
-Persiga ele e ao alcançá-lo de um giro nele.
-Faça isso 2 vezes.
-Volte para o foguete (na cutscene onde ele volta para o foguete, ele acha uma Bazuca Wumpa guardada em um compartimento do foguete) para voltar a fase 9 (você voltará jogando com Caco, no topo do prédio).

Fase 12 - Terror City
CUTSCENE (quando Caco chegar na entrada da fase)
Caco estará gritando chamando por Crash quando anoitece de repente:
-Aah! Man! - diz Caco
FIM DA CUTSCENE
Essa fase é que nem a fase 9 (Metropolis), só que a noite (não se preocupe, tem muita iluminação) e não é tão grande. Você também jogará essa fase com Caco.
Chefe 12 - N. Gin
CUTSCENE
N. Gin (em seu novo robô que chamou de 10th Destroyer, por estarem na 10ª Dimensão) aparece dizendo que quer vingança por tê-lo dado uma surra e por prendê-lo. Caco tenta destruí-lo na pancada, mas o robô é "invulnerável", quando surge Crash com a Bazuca Wumpa e empresta ela a Caco.
FIM DA CUTSCENE
-Use o Action Mode da bazuca para enfrentá-lo.
-Você tem de destruir duas metralhadoras lasers nos braços do robô, um laser no peito, quatro lança-mísseis nos obros e mais dois lança-mísseis nas pernas.
-Use bastante a habilidade de esquivar de Caco.
-Quanto a munição não se preocupe. Há muitas caixas pela rua.
-Ao derrotá-lo a Bazuca Wumpa está liberada (nem use nos chefes que é inútil).

A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ JOGAR SE TIVER NO MÍNIMO 12 CRISTAIS E 12 CHAVES.

CUTSCENE
Crash e Caco ficam felizes por terem se reecontrado, mas a alegria dura pouco. Metropolis é bombardeada por OVNIs! (WTF?). É hora de uma rápida escapada! Crash e Caco vão em um aéroporto e pegam um avião e fogem de lá. Já longe da cidade, Crash e Caco sofrem uma emboscada de dezenas OVNIs (sem pilotos dentro! [?]). É hora da ação!...

Fase 0 - ???? ??????
Assim como a fase intro (onde você luta contra Caco, lembra?), isto não é encarado como uma fase. Seu objetivo aqui é lutar contra os OVNIs (apenas por diversão, não esta valendo nada). Os controles são os mesmos do Crash 3, exeto os mísseis (pegue-os em caixas e use Bolinha [PS2 e PSP] para atirar). R1 é a metralhadora. Derrote OVNIs até sua vida se esgotar. Se cortar esta cutscene não jogará esta "fase".

...o avião de Crash e Caco tem uma pane de tanto levar tiros e está prestes a cair! Eles só tem um para-quedas e começam a brigar por ele (criancice de novo? XD) e por acidente acabam derrubando-o céu abaixo. Crash e Caco gritam desesperadamente e um começa a se despedir do outro. O avião deles cai na selva negativa, causando uma grande explosão. Os OVNIs vão embora, certos de sua vitória. SERÁ QUE NOSSOS HERÓIS MORRERAM? Não! O avião caiu em um poço, e a explosão jogou-os para o fundo dele em um bunker secreto e felizmente não sofreram nada. Infelizmente a saída do bunker (pelo poço) ficou bloqueada pelos escombros do avião.
FIM DA CUTSCENE

Fase 13 - Secret Bunker
Nessa fase você poderá controlar Crash e Caco ao mesmo tempo. É um bunker gigantesco (mas nem por isso você vai se perder, não é muito difícil se localizar nele).
Chefe 13 - Evil Crash & Evil Caco
CUTSCENE
Crash e Caco encontram uma saída do bunker, mas ela da na casa do Evil Crash (ao encontrar esta saída, inicia essa cutscene), que está lá atacando a geladeira:
-Evil Crash? - diz Caco (sim, Caco conhece Evil Crash, já que ficou anos preso naquela dimensão)
-Uou! - diz Crash
Evil Crash fica com água na boca, pois seu jantar tinha chegado. Evil Caco aparece, tambem faminto:
-Oh no... a evil version of me... aaah! (Oh não... uma versão do mal de mim... aaah!) - diz Caco
-Uou! - diz Crash
FIM DA CUTSCENE
NOTA: Evil Caco é igual Caco, só que tem cara de mal, dentes de fera, vive faminto e como um selvagem, o cabelo todo esfapeado e pontudo (não é arrepiado), tem uma pele amarelada e claro um "N" na testa.
-Você usará Crash e Caco aqui lutando dentro da casa do Evil Crash.
-Evil Crash e Evil Caco usarão os mesmos golpes de Crash e Caco.
-Cada um dos Evils terá um medidor de vida próprio e você deve dar 3 golpes em cada um para derrotá-los.
-Eles começaram usando o Twin Throw Attack em você.
-Desvie e espere os dois se cansarem e de um golpe em cada um.
-Agora eles faram um Death Tornado.
-Não tente desviar! Faça um Death Tornado tambem para competir.
-Quando o tornado deles acabar de um golpe em cada.
-Agora eles te atacaram feito doidos (Evil Crash com giros Evil Caco com combos).
-Quando eles perderem a força (se cansarem) ataque-os.
-Se por acaso você derrotar um antes de outro, o que sobrar te atacará feito doido.
-A casa do Evil Crash está toda trancada, então volte para o bunker.

Fase 14 - Bunker Lab
Esta é um laboratório secreto dentro do bunker, gigantesco e cheio de armadilhas, então cuidado. Você usará Crash e Caco juntos nessa fase.
Chefe 14 - Dr. Neo Cortex
CUTSCENE
Crash e Caco chegam a uma das salas do laboratório, onde encontram o criador dele lá. Quem é ele? Ninguem nada mais nada menos que Neo Periwinkle Cortex (como será que ele construiu aquilo em tão pouco tempo?):
-YOU!!! (VOCÊ!!!) - exclama Caco
-Ããgh Caco! - diz Cortex
-Uou! - diz Crash
-And my arch-enemy! (E meu arque-inimigo!)
-Time of revange uncle (Hora da vingança tio.). - diz Caco
-Caco, let's leave the past in past, hum he he (Caco, vamos deixar o passado no passado, hum he he.). - diz Cortex
-NO! Your time is up! (NÃO! Seu tempo acabou!) - exclama Caco
FIM DA CUTSCENE
-Cortex fará um campo de força e começará a programar algo no computador.
-Use o Twin Throw Attack e se acertar todos os golpes o campo de força irá baixar.
-Use Crash para dar um giro nele e pronto, Cortex está derrotado (já?).
CUTSCENE
Cortex se levanta e aperta um botão no computador, o que transforma a arena em um grande ringue de vale tudo:
-Crash, your miserable, you infect my nephew! And now it's time to end with you two! Contemple my Cortexfightarmor! Whawhawhawhawhawhawhawhawhawha! (Crash, seu miserável, você infectou meu sobrinho! E agora vou ter de acabar com vocês dois! Contemplem minha ArmaduraCortexdeluta! Whawhawhawhawhawhawhawhawhawha!) - diz Cortex
-Uou! - se preocupa Crash
FIM DA CUTSCENE
-Agora sim se inicia a verdadeira batalha! Cortex estará usando não um robô, e sim uma espécie de armadura que amplifica suas habilidades naturais. Com ela, Cortex tem mais ou menos a mesma altura de Tiny.
-Ele começará tentando te esmagar.
-Faça o Death Tornado para poder atingi-lo.
-Faça isso duas vezes.
-Agora ele usará combos rápidos (alguns aéreos) contra você.
-Desvie e quando ele fazer um combo aéreo faça um Twin Throw Attack nas costas dele e a armadura sofrerá um slowdown.
-Enquanto ele está no chão use Crash para dar um giro nele.
-Faça isso duas vezes.
-Agora ele girará fazendo uma rasteira.
-Não chegue pelo chão, pule na cabeça de Cortex e ele parará a rasteira giratória.
-Enquanto ele está zonzo faça uma esmagada na cabeça dele.
-Faça isso duas vezes (na segunda a armadura dele irá se desmontar e a arena volta ao normal) e diga adeus a Cortex.
CUTSCENE
Caco pegará Cortex (novamente) pelo colarinho e prepara sua vingança quando:
-Stop! (Pare!) - grita Aku Aku que surge do nada
-Ah it's family subject, don't interfere (Ah é assunto de família, não interfira) - diz Caco
-Help me! (Socorro!) - agoniza Cortex
Crash faz alguns gestos e sons tentando dizer algo. Caco pergunta a Aku Aku o que ele está dizendo e Aku Aku diz que Crash disse que vingança não leva a nada. Por causa da vingança que os vilões querem por arruiná-los é que eles estão sofrendo lutando para sobreviver na 10ª Dimensão e que só destrói quem a pratica. Caco tem um momento de reflexão e solta Cortex que diz que não vai perdoar Caco por ter voltado a ser bom e ainda se unir a Crash e vai embora de fininho.
-You chose the right decision Caco (Você fez a decisão certa Caco.). - diz Aku Aku
-Yeah! - diz Crash
-Thanks Crash (Obrigado Crash.).
Crash e Caco ficam felizes por terem reencontrado Aku Aku, que diz que vai para outro lado, mas mesmo assim estaria protegendo eles.
FIM DA CUTSCENE

Fase 15 - To the Center of Earth
Para chegar a esta fase você descerá por um buraco no bunker, por onde não terá como voltar. Sua missão agora é descer ao centro da terra negativa. Cuidado com rios de lava. Você jogará de novo com Crash e Caco juntos. No fim da fase você chega ao centro terá o núcleo da terra e onde terá um elevador para poder voltar ao bunker (terá uma cutscene que eu explico depois), claro esta parte é ainda depois do chefe.
Chefe 15 - Mega-Mix
CUTSCENE
Crash e Caco são pegos por uma emboscada de Cortex que diz que agora é a vez dele se vingar e chama seus capangas N. Gin, Tiny e Dingodile. Quando estão prestes a iniciar a luta, uma voz dupla de origem desconhecida diz:
-I congratulate you to arrive at this point hum hum hum, let's turn this more good. RECREATE THE MEGA-MIX! (Eu parabenizo vocês por chegar a este ponto hum hum hum, vamos tornar isto mais interessante. RECRIAR O MEGA-MIX!)
-Oh no... - fala baixo Cortex
Um grande laser atinge os vilões, recriando Mega-Mix que estava uma fera ensandecida e incontrolável. Caco diz a Crash para deixar com ele que ele cuidava do assunto.
FIM DA CUTSCENE
-Você estará em uma plataforma cercada por lava e jogará com Caco este chefe.
-Mega-Mix te atacará com tudo o que tem (socos, chutes, esmagadas de corpo, com os pés, etc.).
-Quando ele se cançar ataque-o com todos os combos que tiver/souber até derrubá-lo na lava.
-Faça isso 6 vezes, lembrando que os golpes dele serão mais rápidos.

Fase 16 - Continue Space Time
CUTSCENE
Quando Crash e Caco chegam ao centro da terra, eles chegam ao núcleo ("Não me diga..." Você sobre eu falando besteiras [coisas óbvias] novamente). Eles percebem que o núcleo inexperadamente não é quente e Crash toca nele e com sons e gestos diz que está fresco. Caco feliz encosta a mão na parede e acaba, sem querer, apertando um botão secreto e o núcleo se transforma em um portal igual ao de Crash Bandicoot (3): Warped e sulga Crash e Caco para dentro dele. Eles vão parar em um contínuo espaço tempo (igual a do final de Crash 3 onde Cortex e Tropy viram bebês. Até o céu é igual).
-Crash Bandicoot, Caco Human, congratulations. You are in the place of final chalenge. Show wath you can do (Crash Bandicoot, Caco Human, parabens. Vocês estão no local do desafio final. Mostrem o que sabem fazer.). - fala a voz dupla novamente
-Uou! - diz Crash
FIM DA CUTSCENE
Essa fase como eu disse é o mesmo contínuo espaço tempo do Crash 3 e até o céu é igual (tem aquele buraco negro azul no céu) só que uma fase gigantesca. Você usará Crash e Caco juntos novamente nessa fase. Cuidado, é uma das fases mais difíceis e traiçoeiras do jogo.
A PARTIR DAQUI VOCÊ SÓ PODERÁ JOGAR SE TIVER 16 CRISTAIS E 15 CHAVES
Chefe 16 - Evil Twins
CUTSCENE
Crash e Caco são sulgados por um outro portal, levando eles para uma plataforma dentro de outro contínuo espaço tempo idêntico ao primeiro.
-Well done! You win this game! (Muito bem! Vocês venceram este jogo!) - sim, a voz dupla novamente
-Aaaaah! Uou!? - diz Crash
-Wath he spik? (O que ele disse) - pergunta a voz dupla
-Spik: who are you? (Disse: quem é você?) - explica Caco
Então a voz dupla se revela, os Evil Twins.
-Uou! - Crash surpreso
-You! (Vocês!) - Caco surpreso
Victor (porque Moritz sabe como é né) revela toda a história. Na realidade o Psicotron não sofreu curto nenhum mas sim foi um efeito de uma máquina que eles inventaram e chamaram de Psicotron v2.0 e usaram sua última energia que tinham para conectar ao Psicotron original e sulgá-los para a 10ª Dimensão e fazer todos de palhaços colocando-os em um jogo de sobrevivência para o vencedor poder coletar os 16 Cristais do Poder que eles precisavam para poder escapar da 10ª Dimensão e conta que as chaves servem para ativar a máquina e colocaram elas no "jogo" só para ficar mais divertido quando eliminavam um inimigo do jogo. Conta também que "transformaram" a 10ª Dimensão para ficar "mais divertido" (motivo pelo qual agora existem selvas, cidades, etc. na 10ª Dimensão) e este jogo já seria um meio de se vingar de Crash e Cortex pelo que fizeram no passado. Contam que usaram um controle de criar portais para fugir do estômago do Evil Crash (eles criaram-no usando o poder de distorcer a realidade, criando-o a partir de um pedaço de ferro que Evil Crash comeu). Disseram que Crash e Caco eram os campeões do jogo e que eles eram o desafio final e propõem a Crash e Caco uma batalha com eles e se vencessem poderiam usar a máquina, os cristais e as chaves e voltar para casa. Caso perdessem teriam de entregar as chaves e os cristais e se tornariam escravos. Crash e Caco indignados e sem escolha aceitam.
FIM DA CUTSCENE
Evil Twins - parte 1
-Você estará em uma plataforma onde estará o Psicotron v2.0 (é igual ao original [ou versão anterior], porem tem umas cápsulas aos lados e uma maior em cima, já digo pra que serve) e os Evil Twins na frente do Psicotron v2.0.
-Moritz entra na cápsula de cima do Psicotron v2.0 e parece estar recarregando forças enquanto Victor fica levitando dando pequenos tiros laser pelas mãos.
-Quando ele ameaçar querer recarregar forças use o Twin Throw Attack.
-Equanto ele está zonzo no chão de um giro nele.
-Agora Victor irá a cápsula recarregar e Moritz te atacará com telecinésia atirando asteróides em você (ele é meio ruin de mira).
-Faça em Moritz o mesmo que fez em Victor.
-Agora eles te atacaram ao mesmo tempo.
-Faça a mesma coisa e de um giro em cada um.
CUTSCENE
Os Evil Twins estão no chão derrotados quando Victor diz:
-This is not over yet! Moritz, to the capsules! (Isto ainda não acabou! Moritz, para as capsulas!)
Eles entram nas capsulas dos lados, fazendo uma fusão dos dois que sai pela capsula maior. Surge Victoritz (um papagaio com o dobro do tamanho, voz dupla [tem o mesmo tamanho e musculatura do Tiny] e muito mais poderoso que se formou uma tempestade de raios no céu). Crash e Caco ficam assustados e Victoritz conta que alem do Psicotron v2.0 permitir viajar pelas dimensões ele ainda pode aumentar suas habilidades naturais (motivo pelo qual estavam sendo tão poderosos) e ainda fundir dois seres.
FIM DA CUTSCENE
Evil Twins - parte 2
-Victoritz estará levitando atirando descargas elétricas pelas mãos em você.
-Quando ele for carregar uma grande descarga, use o Twin Throw Attack (rápido! Antes que ele atire!).
-Enquanto ele está no chão use o Death Tornado.
-Faça isso 3 vezes lembrando que as descargas elétricas serão cada vez mais rápidas (já, foi tão fácil...).
-Após vencer a parte 2 você já ganha a chave.
CUTSCENE (se você NÃO tiver todos os gems [gemas, diamantes, tanto faz])
Victoritz está no chão enquanto Crash e Caco estão felizes pois finalmente vão voltar para casa, mas Victoritz chama-os de idiotas. Ele diz que alem dos cristais e chaves eles ainda precisam de 96 gemas para poder sair. Crash e Caco voltam para recuperá-las.
FIM DA CUTSCENE
-Aí você voltará por um portal te levando ao bunker novamente.
-Para mudar as fases, vá nos seguintes pontos:
Nightmare Park - torre central
Vulcano Ice Age - caverna inicial
Metropolis - lanchonete
Secret Bunker - poço inicial
Nestes pontos terão portais onde há portais que permitem você trocar entre as fases 1, 5, 9 e 13.
CUTSCENE (após pegar todas as gemas que voltou recuperar)
Crash e Caco voltam ao Psicotron v2.0 para poder voltar para casa, mas Victoritz surge do nada e sulga todas as gemas e com o Psicotron v2.0 combina seu poder e o das gemas se tornando um ser invencível (ou não). Inicia-se a parte 3 que eu já explico daqui a pouco.
FIM DA CUTSCENE

Agora se você já tinha todas as gemas (e os cristais e chaves tambem claro) quando derrotou Victoritz (parte 2) acontecerá o seguinte:

CUTSCENE
Victoritz está no chão enquanto Crash e Caco estão felizes pois finalmente vão voltar para casa, mas Victoritz chama-os de idiotas. Ele diz que alem dos cristais e chaves eles ainda precisam de 96 gemas para poder sair. Caco diz que eles já tem todas as gemas e Victoritz diz que isto era bem conveniente e sulga todas as gemas e com o Psicotron v2.0 combina seu poder e o das gemas se tornando um ser invencível (ou não). Inicia-se a parte 3.
FIM DA CUTSCENE
Evil Twins - parte 3
-O céu ficará vermelho (igual quando dá Game Over no Crash 3, mas ainda é o contínuo espaço tempo do Crash 3) e uma tempestade gigantesta se inicia para a batalha final.
-Victoritz ganhará a cor vermelha e estará envolto por uma aura vermelha do mal (igual Uka Uka).
-Victoritz é invulnerável, mas a fonte de poder dele é o Psicotron v.2.0.
-Victoritz estará levitando e lançando descargas elétricas como na parte 2, só que avermelhadas e com uma potência maior (atingem uma área maior ao cair no chão, mas é bem pouca coisa).
-Quando Victoritz sair do caminho, use o Twin Throw Attack para bater no Psicotron v2.0.
-Se acertar todos os golpes na máquina, Victoritz perderá a força e a aura irá sumir e ele ficará cansado no chão.
-De um giro nele.
-Faça isso 2 vezes.
-Agora ele fará raios caírem do céu rapidamente, um atrás do outro em você. Fuja!
-Quando ele der uma parada, faça o Death Tornado, para escapar da próxima rajada e atacar o Psicotron v2.0 ao mesmo tempo.
-O resto você já sabe o que fazer (ele irá cair. De um giro nele).
-Faça duas vezes.
-Agora, 8 caixas de máscaras Aku Aku irão cair do céu, pegue uma (rapidamente) e deixe as outras três (se pegar mais vai ter que reiniciar a luta da terceira parte).
-Victoritz fará uma grande explosão elétrica com seu corpo da onde não terá como escapar (por isso a máscara. Não se preocupe, ela tambem protegerá Caco).
-Com isso ele acabará usando muita energia e ainda atingindo o Psicotron, fazendo ele ficar no chão ainda mais sem força (porém ainda com aura) pegue três máscaras para ganhar imunidade.
-De um giro em Victoritz enquanto está imune.
-Isto causará uma explosão jogando ele longe e você perderá as três máscaras.
-Repita o processo novamente (com as quatro caixas restantes).
-Victoritz estará derrotado.

CUTSCENE
Victoritz estará derrotado e será lançado ao céu, no buraco negro. Isto causará reações, cuspindo os Evil Twins (separados) e o lugar volta ao "normal". Caco cochicha algo no ouvido de Crash que sai do local como um corredor de maratona. Caco diz a eles que tudo acabou. Eles ainda dizem que não. Mas Caco diz que acabou sim e chama Crash que estala os dedos para que Evil Crash e Evil Caco saiam de trás da rocha.
-Look guys, your dinner. (Olhem pessoal, seu jantar) - diz Caco
Evil Crash e Evil Caco ficam com água na boca.
-Aaah Victor? - diz Moritz
-Wath if Moritz? (Que foi Moritz?) - diz Victor
-Time to run no? (Hora de correr não?) - diz Moritz
-Yes your donkey! (sim seu burro!) - diz Victor
-AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.. - Victor e Moritz gritando e fugindo
Eles ativam um portal para outro contínuo espaço tempo e no meio da correria acabam derrubando o controle de portais onde Evil Crash e Evil Caco vão atrás. Aku Aku aparece e comprimenta-os pela vitória e que agora podem voltar para casa. Eles usam todas as jóias e ativam o Psicotron v2.0 criando o portal buraco-negro.
FIM DA CUTSCENE

Agora há dois portais. Um estilo Crash 3 para voltar ao bunker e outro estilo buraco-negro pra sair da 10ª Dimensão.

Bom você já conseguiu tudo no jogo, mas se olhar verá que a percentagem ainda é 98%, ou seja, faltam 2%. E de onde é que eu vou tirar? Da fase bonus, a aventura ainda não acabou. Vá ao portal buraco-negro e saia da 10ª Dimensão.

NOTA => ESTE JOGO, ALEM DE SER UMA CONTINUAÇÃO DE CRASH TWINSANITY, TAMBÉM É UMA "INTRODUÇÃO" A CRASH OF THE TITANS. VOCÊ IRÁ PERCEBER ISSO A PARTIR DAQUI.

CUTSCENE
Crash, Caco e Aku Aku saem da 10ª Dimensão pelo portal e já saem em N. Sanity Island, mas:
-Wath?! (Que?!) - diz Caco
-Uou! - diz Crash
-Oh no! (Oh não!) - diz Aku Aku
Nossos amigos veem N. Sanity em caos. Árvores e casas pegando fogo, os hábitantes fugindo assustados e o céu escuro, como uma tempestade que se preparava para cair. Eles ouvem uma voz pedindo socorro dentro de uma casa em chamas. Caco entra na casa e salva a vítima. Uma garota panda chamada Yaya (ela não é personagem nova. Já apareceu em Crash Bandicoot Nitro Kart 2 para celular e Crash Nitro Kart 3D para IPhone e Zeebo) que agradece Caco o chama de meu herói, acabando por se gamar por ele. Caco fica sem jeito. Ela conta que Uka Uka era o responsável por todo o caos (lembram que ele foi o único vilão que não foi para a 10ª Dimensão?), e com seu irmão Aku Aku fora do caminho, ele poderia plantar o mal pelo mundo. Logo eles lembram de Coco e os outros e correm direto para a casa de Crash (Yaya vai junto, pois gamou em Caco). Chegando lá eles encontram a casa totalmente destruída e procuram por seus amigos pelos escombros. Quando axam uma entrada para um porão secreto. Eles entram e encontram Crunch com um braço mecânico e Coco com um estilo diferente (ou seja, seus visuais de Crash Titans) além de Polar e Pura. Todos matam saudades e Coco pergunta se eles estavam todos os 6 meses na 10ª Dimensão, mas Caco explica que eles só ficaram por cerca de 1 mês. Aí eles viram que tinham perdido muito tempo e que na 10ª Dimensão o tempo corre 6x mais lento. Coco conta que no porão montou um sistema de monitoramento global. Uka Uka espalhava o caos enquanto os habitantes fugiam assustados gritando "onde está Crash?" ou "Crash nos abandonou!". Crunch conta que perdeu seu braço direito em uma luta mas Coco criou aquele braço mecânico para ele. Eles apresentam Yaya que diz a Caco abraçando-o:
-My hero. (Meu herói.) - diz Yaya
-Hey, calm down O.K. aaah? (Hey, acalme-se O.K. aaah?) - diz Caco envergonhado
Eles precisavam de ajuda, então foram a aldeia de Papu Papu pedir ajuda, mas Papu diz que a maioria da tribo fugiu e alguns foram pegos para ser escravos de Uka Uka, mas ajudaria no que fosse necessário. Não se havia mais esperança para salvar os habitantes de N. Sanity, quando Crash se lembra que tinha guardado o controle de portais dos Evil Twins. Coco e os outros vão resgatar todos os habitantes, usando o controle para criar um portal para levá-los a um lugar seguro enquanto Crash, Caco e Aku Aku vão para a batalha final a procura de Uka Uka.
FIM DA CUTSCENE

Fase Bonus - World in Chaos
Você inicia na aldeia de Papu Papu e jogará com Crash na fase final. É a maior fase do jogo, pois nela você pode andar por quase toda N. Sanity. A fase é como descrevi na cutscene acima.

CUTSCENE (logo após pegar os gems e o cristal da fase)
Nossos heróis agrupam-se novamente e Crunch diz que todos os habitantes já estão em um lugar seguro. Uka Uka surge espalhando medo. Aku Aku tenta enfrentá-lo, mas rapidamente é derrotado. Aku Aku diz que de algum jeito Uka Uka estava mais poderoso. Coco usa o controle de portais, levando todos para a aldeia de Papu Papu já que era o único lugar seguro para fugir de Uka Uka. Aku Aku diz que não teem a menor chance, a menos que aumentassem seu poder. Ao falar isso, Crash e Caco lembram do que os Evil Twins disseram, que o Psicotron v2.0 podia aumentar suas habilidades naturais, só que o portal que eles abriram estava quase se fechando. Rápido para o portal!
FIM DA CUTSCENE

Você volta a jogar a fase, só que dessa vez com Caco e terá na tela um relógio marcando tempo e você tem de ir da aldeia de Papu Papu até onde você saiu da 10ª Dimensão. Não se preocupe, Aku Aku irá na sua frente te guiando. Se por acaso não chegar a tempo, você perde uma vida e tem de reiniciar o time trial.

CUTSCENE (ao entrar no portal)
Crash, Caco e Aku Aku voltam para a 10ª Dimensão na area da batalha com os Evil Twins. Aku Aku, com medo de que não seja seguro entra na capsula do Psicotron v2.0 primeiro. Quando ele sai, Crash e Caco se espantam, pois Aku Aku tinha mudado um pouco de aparência (o visual em Titans e MOM, o atual) estava o dobro mais poderoso. Caco entra na máquina e sai mais robusto, mais forte, mais ágil e com tatuagens (iguais as do Crash em Titans e MOM). Por fim, vai nosso herói, que ganha o visual atual de Titans e MOM (ele ainda não sabe fazer combos, mas está muito mais forte. Ele ainda não está bem igualzinho, pois ainda usa a mesma roupa e as luvas, assim como Caco). Aku Aku diz que não sabe se isso será suficiente para vencer, mas já é uma ajuda. O portal está quase se fechando, mas antes de irem Caco resolve dar um fim no Psicotron v2.0 e testa sua nova força e com um simples chute, faz a máquina ficar prestes a explodir. Logo que eles passam pelo portal, o mesmo se fecha e o Psicotron v2.0. Logo que eles voltam para N. Sanity eles ouvem a voz de Uka Uka convidado para um desafio ao norte da ilha e que estava aguardando.
FIM DA CUTSCENE

Você volta a jogar a fase novamente, com Crash e tem de ir ao norte de N. Sanity. Apesar de ter dobrado forças com o Psicotron v2.0, Crash não ganhará nenhum movimento novo, só a aparência nova mesmo. Aku Aku te guiará até chegar a uma grande plataforma.

Chefe Bonus (Final) - Nêmesis Neo Cortex
CUTSCENE
Crash, Caco e Aku Aku sobem na plataforma que começa a subir e para no meio das núvens escuras com muitas descargas elétricas. Uka Uka surge como um ser supremo na plataforma. Uka Uka diz que eles estão muito poderosos, mas que ainda não eram pário para ele. Aku Aku mostra seus novos poderes a Uka Uka que é derrotado em segundos. Uka Uka fica impressionado e diz não haver outro jeito e abre misticamente um portal, trazendo Mega-Mix de volta a nossa dimensão. Uka Uka usa um raio vermelho neles separando os 4 vilões. N. Gin, Tiny e Dingodile despencam da plataforma. Cortex diz que o plano tinha funcionado e mostra a CPU do Psicotron v2.0 unido ao do Psicotron original. Cortex conhecia o Psicotron (o original) como ninguem, já que foi ele quem construiu e disse que o fez a prova de curtos circuítos então conclui que fosse uma sabotagem. Mesmo na 10ª Dimensão, Uka Uka (através de telepatia) conseguiu manter contato com Cortex que descobriu antes de todos a versão melhorada de seu aparelhinho com o Evil Twins e sabia que se unisse o CPU dos 2 Psicotrons criaria algo devastador. Mesmo na forma Mega-Mix, Cortex era quem controlava a mente e logo que Caco destruiu o Psicotron v2.0, coletou o CPU e antes de chegar ali foi ao Laboratório do Iceberg coletar o outro CPU (Uka Uka abriu um portal lá por onde Cortex saiu e depois outro para trazê-lo ali). Cortex usa o CPU em Uka Uka que convoca uma magia voodoo dizendo que com isso ia combinar seu poder com o da 10ª Dimensão. Grandes descargas elétricas e flashes de luzes. Uma grande transformação se iniciava e as dimensões se misturavam. Uka Uka e Cortex se combinaram a 10ª Dimensão, se tornando seres altamente poderosos. Cortex ganhou uma inteligência suprema e parecia mais jovem e controlava o clima e seus olhos eram embranquecidos e luminosos. Uka Uka ganhou a aparência atual (em Titans e MOM. Não a forma titan. Falo da nova aparência sendo máscara) se tornando um dos seres mais fortes do Universo, milhares de vezes mais forte que Aku Aku. Todos ficam espantados e Cortex, para mostrar que é poderoso faz um raio cair na cabeça de Caco, tirando-o do combate (ele milagrosamente não morre, mas fica duro diz caramba e cai duro no chão). A batalha final se iniciava.
FIM DA CUTSCENE
-O que é um jogo do Crash sem Cortex ser o chefe final quando está do lado do mal, hein? Você jogará só com Crash numa grande plataforma no céu como já dito.
-Cortex estará levitando, protegido por uma aura elétrica usará suas duas mãos para lançar grandes descargas elétricas em você (mais fortes que as de Victoritz que usava uma mão por vez) e se você chegar muito perto ele fará uma explosão elétrica com o corpo estilo homem-bomba (assim como Victoritz), então não fique muito perto. Ele também poderá usar teletransporte, cuidado.
-Aku Aku e Uka Uka estarão no campo de batalha de forma aleatória (eles podem brigar um jeito que será escolhido pela memória do jogo aleatoriamente. Eu já explico os jeitos.).
-Fique desviando dos ataques de Cortex e da briga dos irmãos Aku-Uka e espere Aku Aku (milagrosamente) dar um golpe "nocauteando" Uka Uka por alguns segundos.
-Quando Aku Aku fizer isso ele irá para a cara de Crash, dando imunidade temporária a ele (como quando você pega 3 caixas Aku Aku).
-Enquanto está protegido você ficará imune a explosão então de um giro e Cortex, causando uma grande explosão e Aku Aku sairá da cara de Crash e voltará a briga com Uka Uka (mas faça isso rápido, pois Uka Uka recupera-se rapidamente e se Aku Aku estiver na face de Crash nessa hora ele irá te atacar e você morre tendo que reiniciar a luta).
-Faça isso 10 vezes.
FORMAS EM QUE AKU AKU E UKA UKA PODERÃO BRIGAR:
-Um tornado seguindo você.
-Uma explosão onde você estiver.
-Disputa de energia (como em Crash 3).
-Tiroteio de bolas de fogo.
-Bate-bate onde você estiver.
-Lembrando que essas formas de eles brigarem vem aleatoriamente.

CUTSCENE
Crash e Aku Aku estão extremamente cansados, Caco está sentado no chão, muito ferido assistindo a luta, enquanto Cortex e Uka Uka, apesar de terem levado muita pancada ainda tinham muita energia de sobra. Uka Uka diz estar na hora de acabar com tudo e todos e vai para a cara de Cortex e começam a unir forças. Aku Aku diz que se eles fizerem isso poderiam misturar ainda mais as duas dimensões causando a destruição de ambas devido a tanto poder que eles teriam unidos. Aku Aku diz que tinham que impedi-los, mas Aku Aku já tinha usado muita energia na batalha e cai desmaiado no chão. Caco se levanta para ajudar, mas ele mal se agüentava em pé. Caco diz que Crash é a única esperança para salvar o mundo. Mas Crash estava com medo já que era a luta mais difícil que já teve até hoje. Caco diz para acreditar em si mesmo e pensar em seus amigos (nessa hora mostra Coco, Crunch e os outros apanhando de criaturas da 10ª Dimensão). Caco cai no chão sem forças e diz para Crash acertá-lo com toda força antes de desmaiar. Crash toma coragem e corre em direção a Cortex-Uka:
-Stop bandicoot! Noooooooooooooo... - Uka Uka falando e usando o corpo de Cortex
Crash pula em direção aos inimigos se prepara para dar um soco (nessa hora a câmera fica lenta para o golpe final), mas de última hora ele da um giro em cheio em Cortex (com Uka Uka na cara dele):
-NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO... - Uka Uka gritando enquanto reações explosivas aconteciam.
E isto acontece. Os corpos dos dois brilham tão forte, causando uma grande explosão. As dimensões começam a voltar ao normal e uma leve chuva começa a cair. Coco e os outros ficam preocupados com a explosão e correm para os destroços da plataforma. Lá encontram Aku Aku desmaiado e Caco desmaiado e quase sem vida com as roupas todas rasgadas.
BLACKOUT
HORAS DEPOIS
Caco acorda em uma cama no porão da casa dos Bandicoots assustado (e todo enfaixado), com dor de cabeça, já perguntando por Crash. Coco e Yaya que estavam cuidando dele dizem que não o encontraram e que Crunch foi dar mais uma busca pela ilha. Contam que Aku Aku está bem e está descansando. Nessa hora Crunch chega dizendo não ter notícias de nosso herói e só ter achado uma de suas luvas. Caco diz que então Crash não sobreviveu a explosão e acabou se desintegrando enquanto Coco chora pela morte do irmão. Nessa hora Crash chega meio machucado (com alguns hematomas e as roupas rasgadas) todos fazem a festa e abraçam Crash e Caco, tão feliz em ver nosso herói são e salvo, esquece que está machucado e corre para cumprimentar Crash, mas infelizmente a missão falha, pois ele sente a dor nas costas e cai no chão. Coco pergunta o que aconteceu e Papu Papu (que veio com ele) explica que Crash voou longe e caiu bem próximo a aldeia dele. Lá Crash foi tratado com as ervas Wumpa do pajé. Mas uma coisa ainda intrigava: o que aconteceu com Cortex e Uka Uka? Caco diz que se ele, Crash e Aku Aku sobreviveram, com certeza eles tambem estão vivos e vão voltar. Quanto ao CPUs dos Psicotrons eles foram destruídos e nunca mais vão causar problemas.
FIM DA CUTSCENE

CUSTSCENE (EPÍLOGO)
Caco, Yaya e a tribo de Papu Papu ajudaram Crash e sua turma a reconstruir N. Sanity, que ficou mais bonita ainda do que era antes.
(inicia-se o epilogo mostrando cenas do que aconteceu com cada um dos personagens com uma pequena legenda na parte de baixo da tela)
Ripper Roo saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e se tornou o campeão nacional de tênis, aguardando a próxima pilantragem de Cortex.
Koala Kong saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e se tornou o campeão nacional de natação enquanto Cortex não o chamava para um plano maléfico.
Rilla Roo (saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões) e Dingodile (sobreviveu a queda da plataforma) tiraram umas férias juntos no Havaí aguardando um possível chamado de Cortex.
N. Trance mesmo após ser sulgado pelo redemoinho ele saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões, mas o portal saiu no meio do Oceano Pacífico, mas já está voltando para reencontrar N. Tropy.
Os irmãos Komodo sairam da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e foram para o círco aguardando por Cortex chamá-los.
N. Brio saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e voltou a ser garçon enquanto Cortex não o chamava para um plano maléfico.
N. Tropy saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e voltou a viajar pelo tempo para relaxar aguardando o chamado de Uka Uka.
Pinstripe saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e voltou a trabalhar para a compainha de saneamento aguardando que Cortex o chame para algo maior.
Tiny sobreviveu a queda da plataforma e foi para a Academia do Mal para deixar de ser bruto. Lá teve aulas com um professor afeminado com o qual aprende a ser um vilão com classe (por isso Tiny é o que é agora).
N. Gin sobreviveu a queda da plataforma e continua sendo um dos assistentes número 1 de Cortex.
Evil Crash e Evil Caco continuaram na 10ª Dimensão já que pertenciam a ela, caçando seu jantar...
E os Evil Twins estão presos em um contínuo espaço tempo, dentro de um contínuo espaço tempo, dentro de outro contínuo espaço tempo, dentro da 10ª Dimensão, de onde não vão sair por muuuuuuuuito tempo (é uma cutscene hilária de um culpando o outro fugindo de Evil Crash e Evil Caco).
Uka Uka sobreviveu a explosão e a queda da plataforma, acabando por perder 80% do poder ganho, ficando com um poder igual ao do Aku Aku e aquela aparência bizarra. Resolveu ibernar por um tempo para descansar do grande combate.
Papu Papu re-uniu sua aldeia voltando a ser o que era antes do ataque.
Yaya continua gamada em Caco e ficou vivendo com os Bandicoots por uns meses.
Polar e Pura continuam sendo só os mascotes sem importância.
Crunch aprendeu a conviver com seu braço mecânico e continua fissurado por musculação.
Coco ensinou e aprendeu golpes com Caco e gostou tanto seu novo visual que continuou com ele.
Aku Aku estava aprendendo a lidar com seus novos poderes e aperfeiçoando uma nova técnica chamada Jacking, a qual poderia ser muito útil no futuro.
Caco ficou vivendo com os Bandicoots por um tempo e viu que Crash tinha um grande potencial em artes marciais e ensinou tudo o que sabia a ele (como acham que Crash ficou tão bom em artes marciais da noite para o dia?). Ensinou e aprendeu com a Coco também.
Crash, nosso herói, aprendeu artes marciais com Caco e continua fazendo o que mais gosta, dançar, dormir e claro, comer Wumpas.
(fim do epílogo)
Caco descobre que sua família está vivendo do outro lado da ilha e resolve se mudar da casa dos Bandicoots. Crash fica muito triste em saber que seu grande novo amigo ia embora. Coco pergunta se iriam vê-lo de novo e ele disse que quem sabe algum dia ele e Crash não se juntam para salvar o mundo de novo. Yaya quer ir com seu herói e Caco a chama para ir com ele e subir na garupa da moto, tratando bem sua fã. Caco agradece Crash por tê-lo ensinado que a vingança não é algo bom. Caco diz adeus acelera a moto e vai embora para casa (motivo pelo qual Caco e Yaya não apareceram e Crash of the Titans e Crash Mind Over Mutant). Todos dão tchau, principalmente Crash. Caco em pensamento diz a si mesmo que nunca irá esquecer da aventura com Crash e que sim, eles ainda iriam mais uma vez juntos se aventurar por aí novamente. Caco e Yaya somem pela estrada.
COMEÇAM A PASSAR OS CRÉDITOS
Quando os créditos terminam de passar aparece a mensagem:
BUT WHAT IS HAPPENING WHIT NEO AND NINA CORTEX? (MAS O QUE ACONTECEU COM NEO E NINA CORTEX?)
Nina saiu da 10ª Dimensão durante a mistura de dimensões e voltou a fazer pesquisas com Cortex que tinha sobrevivido a explosão e a queda da plataforma perdendo 90% de todo o poder ficando apenas mais jovem e inteligente mas o poder ele perdeu totalmente. Neo Cortex e Nina pesquisavam um jeito de deter os Bandicoots quando:
-Nina look this... (Nina olhe isso...) - diz Cortex
-What if uncle? (O que foi tio?) - pergunta Nina
-Whit this substanbe I can create animal mutants! (Com essa substância eu posso criar animais mutantes!) - responde Cortex
-He he! - exclama Nina
-Crash, wait for me. Once I improve this, you will face the power of Cortex! WHAWHAWHAWHAWHAWHAWHAWAWAWAWAWAWA! (Crash, me aguarde. Logo que eu aperfeiçoar esta técnica você vai conhecer o poder de Cortex! WHAWHAWHAWHAWHAWHAWHAWAWAWAWAWAWA!) - ri Cortex
Aí da um blackout e aparece a mensagem:
THE END!?!
FIM DA CUTSCENE (EPÍLOGO)

Continuação: Crash of the Titans

FIM DO ADVENTURE MODE ( 100% )


Pensa que a diversão acabou? Ainda não, você ainda vai ter muita diversão com o Competition Mode. Você agora deve estar pensando, por que Competition Mode? E não Versus Mode? Bem, não chamo Versus porque não é bem um modo versus, mas sim um modo competitivo. Ah então é um modo batalha... Tambem não, já que em algumas partes você terá mesmo é de competir e não simplesmente lutar.
O Competition Mode é composto pelos seguintes modos:
-Battle (você joga normal)
-Tournament (você joga um torneio)
-Time Attack! (você joga como um Time Trial)
Independente do que você escolher, aparecerão os seguintes modos:
-Battle Mode
-Fighting Mode
-Survival! Mode
-Survival! Online Mode
Vou explicar cada um:

BATTLE MODE
Aqui você luta contra outros personagens em um um pedaço de fase, onde você, pode lutar, fugir, criar emboscadas para derrotar outros personagens e até atirar caixas de rochas como em Crash Bash, etc. Os personagens usam medidores de vida e um mapa-bússola para indicar onde estão os adversários. As arenas são grandes, apesar de serem partes pequenas de fases, retiradas de jogos anteriores do Crash e do próprio jogo (Crash Bandicoot: Surivival!), a maioria das fases que vem dos outros jogos vem dos dois melhores jogos do Crash até hoje. O Crash Twinsanity e o Crash Bandicoot (3): Warped. As arenas são:

Nightmare Park
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - já vem aberta desde o início
Descrição - jogue em um pedaço da fase 1 Nightmare Park.

Negative Forest
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - já vem aberta desde o início
Descrição - jogue em um pedaço da fase 3 Negative Forest.

Twinsanity Beach
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - já vem aberta desde o início
Descrição - jogue em um pequeno pedaço da fase 4 Twinsanity Beach.

Ernest's Farm
Retirada de - Crash Twisanity
Status - já vem aberta desde o início
Descrição - jogue pelos arredores da fazenda do Fazendeiro Ernest. Nessa fase ele aparece como câmeo na frente do seleiro.

Iceberg's Lab
Retirada de - Crash Twinsanity
Status - jogue o demo de Crash vs Caco na primeira custscene para destravar essa fase.
Descrição - jogue em uma ''pequena'' parte do Iceberg's Lab. Nessa fase Penta Penguin aparece como câmeo em uma das salas.

Academy of Evil
Retirada de - Crash Twinsanity
Status - entre em um prédio com um grande N minúsculo, igual o da testa da Nina na fase Metropolis para destravar essa fase.
Descrição - jogue do lado de fora da Academia do mal.

Tiki's Temple
Retirada de - nenhum jogo
Status - termine 100% as fases Negative Forest e Twinsanity Beach para destravar essa fase.
Descrição - um templo, não é bem nos estilos Crash 1 ou Crash 2, mas é muito semelhante. Em uma das salas, Tikimon é um câmeo, paralizado.

Vulcano Ice Age
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine 100% as fases 5, 6, 7 e 8 para destravar essa fase
Descrição - jogue em um pedaço da fase Vulcano Ice Age.

Metropolis
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine 100% a fase Metropolis para destravas essa fase.
Descrição - jogue em um pedaço da fase Metropolis. Aqui você tambem pode entrar nos prédios.

Space Battle
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine 100% as fases Lunar Satelite Base e Space Battle para destravar essa fase.
Descrição - jogue em um pedaço das fases Lunar Satelite Base e Space Battle. Você irá usar mochila-a-jato.

Secret Bunker
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine 100% a fase Secret Bunker para destravar essa fase.
Descrição - jogue em um pedaço das fases Secret Bunker e Bunker Lab.

Center of Earth
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine 100% a fase To the Center of Earth para destravar essa fase.
Descrição - jogue em um pedaço da fase To the Center of Earth.

Continue Space Time
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine 100% a fase Continue Space Time para destravar essa fase.
Descrição - jogue em um pedaço da fase Continue Space Time.

Atlantida
Retirada de - Crash Bandicoot (3): Warped; Crash Nitro Kart 2
Status - termine 100% a fase Awakening Lake e derrote N. Trance para destravar essa fase.
Descrição - você nada e luta no mar ao estilo Crash 3, porem em Atlântida, se parece muito com a Atlântida do Crash Nitro Kart 2 para celulares.

Gasmoxia Fight
Retirada de - Crash Bash
Status - termine 100% as fases 9, 10, 11 e 12 para destravar essa fase.
Descrição - é a cidade (muito, mas muuuuuito melhorada) atrás de Oxide na fase Oxide Ride do Crash Bash. Em uma parte, Oxide está em sua nave flutuando, fazendo papel câmeo. Cuidado, a gravidade é zero, portanto você usará mochilas-a-jato.

Oxide World
Retirada de - Crash Nitro Kart 2
Status - termine 100% as fases 10 e 11 e jogue o demo da batalha contra os OVNIs na custscene para destravar essa fase.
Descrição - batalha de aviões em gravidade zero. A fase é idêntica as pistas Oxide Track e Star Track do Crash Nitro Kart 2 para celular.

OVNI Battle
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - jogue o demo da luta contra os OVNIs na custscene.
Descrição - é a fase demo em que você luta contra os OVNIs. Aqui você tambem usa avião.

Dino Time
Retirada de - Crash Bandicoot (3): Warped
Status - morra 5 vezes seguidas em um mesmo rio de lava na fase 5 e derrote N. Tropy para destravar essa fase.
Descrição - fase estilo Bone Yard, Dino Might! e Eggipus Rex do Crash 3, só que de livre circulação. Nessa fase Baby T-Rex aparece como câmeo em um ninho.

2099 Metropolis
Retirada de - Crash Bandicoot (3): Warped
Status - derrote N. Tropy, termine 100% as fases 9 e 12 e despenque do maior prédio da fase 9 para destravar essa fase.
Descrição - fase estilo Future Frenzy e Gone Tomorow do Crash 3, só que de livre circulação.

Pharaoh's Tomb
Retirada de - Crash Bandicoot (3): Warped
Status - derrote N. Tropy e despenque do precipício na fase The Top fazendo uma esmagada para destravar essa fase.
Descrição - fase estilo as fases do Egito do Crash 3, só que de livre circulação.

Mid-East Arabian
Retirada de - Crash Bandicoot (3): Warped
Status - encontre caixas de Nitro falsas na fase 1 e derrote N. Tropy para destravar essa fase.
Descrição - fase estilo Hang en' Hing do Crash 3, só que de livre circulação.

Medieval Fight
Retirada de - Crash Bandicoot (3): Warped
Status - derrote N. Tropy e encontre uma caixa Aku Aku falsa (é uma caixa que te da uma vida extra) na fase Metropolis para destravar essa fase.
Descrição - fase estilo medieval do Crash 3, só que de livre circulação. Você pode entrar em um castelo cheio de armadilhas nessa fase.

Gone a Bit Coco
Retirada de - Crash Twinsanity (protótipo)
Status - encontre uma TNT escondida na casa do Evil Crash na fase 13 para destravar essa fase.
Descrição - pra quem não sabe, essa fase foi removida do Crash Twinsanity, onde por motivos desconhecidos, Crash e Cortex entram na mente de Coco onde tem que lutar contra bichinhos fofos. Aqui você joga em um pedaço da fase. Nela Evil Coco (personagem removida de Twinsanity) aparece como câmeo conversando com a Coco original, como se fossem o lado bom e mal da conciência da Coco. Algo legal que da para fazer aqui é jogar com Coco aqui. Já imaginou Coco dentro de sua própria mente?

Crash Jungle
Retirada de - Crash Bandicoot (1)
Status - encontre uma caixa de ferro "!" atrás de uma moita na fase 3 para destravar essa fase.
Descrição - uma clássica selva da série Crash.

Dragon World
Retirada de - Spyro (3): Year of the Dragon
Status - termine o jogo para destravar essa fase.
Descrição - essa fase é o mundo dos dragões de Spyro da primeira custscene do Spyro 3. Aqui Spyro, Hunter e Bianca aparecem como cameo.

World in Chaos
Retirada de - Crash Bandicoot: Survival!
Status - termine o jogo para destravar essa fase.
Descrição - jogue em um pedaço da fase World in Chaos

FIGHTING MODE
É quase o mesmo que o Battle Mode, tem os mesmos objetivos. Só que aqui você luta em um ringue fechado, onde não tem estratégias de guerra e o único objetivo é partir para a briga até que alguem saia vitorioso. As arenas jogáveis são as mesmas do Battle, cada uma tem três lugares que podem ser fechados, formando um ringue para você escolher. As arenas onde você usa mochila a jato, aviões ou roupa de mergulho não são jogáveis nesse modo. Assim como o modo Battle, você pode jogar com 4 jogadores.

SURVIVAL! MODE
Se o nome do jogo é Survival! então tem que ter um modo Survival não? Nesse modo há dois submodos:
-Simple
-Extreme
No Simple você joga lutando contra inimigos simples, que Crash derrota apenas com um giro. Mas aqui virão de monte atacando você, e não parará de vir. Você tem um medidor de vida e seu objetivo é derrotar o máximo de inimigos possível no modo Normal ou sobreviver o máximo de tempo possível no modo Time Attack!.
No extreme você luta contra outros personagens infinitamente. Seu objetivo é vencer o máximo de oponentes possível no Normal e no Time Attack! você deve sobreviver o máximo de tempo possível. Mesmo que derrote todos os personagens do jogo você continuará lutando até perder toda a vida (os personagens vem de forma aleatória, ou seja, pode vir qualquer um até mesmo um que você já derrotou). Não se preocupe, você não enfrenta vários ao mesmo tempo e sim enfrente um por um.
As arenas são as mesmas do Battle. Este modo só da para 2 jogadores no Simple e 1 jogador no Extreme..

SURVIVAL! ONLINE MODE
Neste modo você joga online (não que os outros não de para jogar online, porem este modo é exclusivo para jogar online. Não tem como jogar este modo se não for online). Este modo é uma mistura do Adventure com o Battle. Você joga pelas fases originais do jogo contra + 15 consoles online (eu digo consoles, porque cada console da para jogar em 2 jogadores, como uma equipe). Você tem um medidor de vida e tem que preservá-lo para conseguir pegar Cristais, Gemas e Chaves. Você pode lutar contra outros jogadores e até associar-se a eles temporariamente só para conseguir as jóias. Os personagens jogávei são os mesmos do Battle, Fighting e Survival Modes e você pode usar um personagem repetido mesmo se já tiver alguem online jogando com esse personagem, com tanto que não seja no mesmo console.

Quanto ao TIME ATTACK! não tenho muito o que dizer. No Survival! eu já expliquei acima como funciona. No Battle e no Fighting você tem que vencer os oponentes o mais rápido possível.

O TOURNAMENT MODE tambem não tem muitos comentários. Você joga torneios dos modos Battle e Fighting.

PERSONAGENS JOGÁVEIS DO COMPETITION MODE
Primeiro de tudo, cada personagem tem um dos três estilos que citarei:
COMMON - os personagens desse modo tem controles simples e tem uma resistência e força incríveis. São os controles de Crash com pequenas modificações dependendo do personagem.
COMBO - os personagens deste estilo usam combos. Tem uma resistência média e uma exelente agilidade, mas não são muito bons em força. São os mesmos controles de Caco com pequenas modificações dependendo do personagem.
SHOT - os personagens deste estilo usam armas para dar tiros, te dando a liberdade de você atacar a distância, porem são muito vulneráveis, a vida deles diminui muito mais rápido ao levar ataques em relação aos outros estilos, sem falar que tem que pegar munição. São os controles de Cortex (em Twinsanity) com pequenas modificações dependendo do personagem.

Os personagens são:

Crash Bandicoot
Status - já vem liberado desde o início.
Estilo - Common

Caco Human
Status - já vem liberado desde o início.
Estilo - Combo

Dr. Neo Cortex
Status - já vem liberado desde o início.
Estilo - Shot

Nina Cortex
Status - já vem liberada desde o início.
Estilo - Common

Coco Bandicoot
Status - já vem liberada desde o início.
Estilo - Combo

Crunch Bandicoot
Status - já vem liberado desde o início.
Estilo - Common

Ripper Roo
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Combo

Koala Kong
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common

Rilla Roo
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

N. Trance
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Komodo Moe
Status - derrote os Komodo Brothers no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot (ele atira facas)

Komodo Joe
Status - derrote os Komodo Brothers no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Combo (com a faca)

Nitrus Brio
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Monster N. Brio
Status - derrote N. Brio no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common

Dingodile
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Nefarious Tropy
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Pinstripe Potoroo
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Tiny Tiger
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common

N. Gin (Cortexfightarmor)
Status - derrote N. Gin no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Combo

Evil Crash
Status - derrote Evil Crash & Evil Caco no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common (movimentos idênticos aos do Crash)

Evil Caco
Status - derrote Evil Crash & Evil Caco no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Combo (movimentos idênticos aos do Caco)

Dr. Neo Cortex (Cortexfightarmor)
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Combo

Mega-Mix
Status - derrote-o no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common

Victor
Status - derrote os Evil Twins no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Moritz
Status - derrote os Evil Twins no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Shot

Victoritz
Status - derrote os Evil Twins no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common

Final Victoritz
Status - derrote os Evil Twins no modo Adventure para liberá-lo.
Estilo - Common + Shot

Powered Crash Bandicoot
Status - termine o jogo para liberá-lo
Estilo - Common
Descrição - Crash após passar pelo aumento de poder do Psicotron v2.0. Com este Crash, alem dos movimentos clássicos, você pode fazer um tornado apertando [] rapidamente (PS2 e PSP), alem de uma esmagada muito mais poderosa que chega a rachar o chão.

Powered Caco Human
Status - termine o jogo para liberá-lo
Estilo - Combo
Descrição - Caco após passar pelo aumento de poder do Psicotron v2.0. Com este Caco, você pode fazer combos mais poderosos com mais hits, alem de uma esmagada muito mais poderosa que chega a rachar o chão.

Coco Bandicoot (Titans)
Status - termine o jogo para liberá-la
Estilo - Combo
Descrição - Coco em Crash of the Titans. Tem os mesmos movimentos da Coco Bandicoot com o visual antigo que já vem liberada desde o início. Isto é só uma skin.

Crunch Bandicoot (Titans & MOM)
Status - termine o jogo para liberá-lo
Estilo - Common
Descrição - Crunch em Crash of the Titans e Crash Mind Over Mutant. Tem os mesmos movimentos do Crunch Bandicoot com o visual antigo que já vem liberado desde o início. Isto é só uma skin.

Nemesis Neo Cortex
Status - termine o jogo para liberá-lo
Estilo - Shot (de raios)

Crash of the Titans
Status - termine o jogo e a ganhe todos os torneios no Competition Mode para liberá-lo.
Estilo - Common + Combo
Descrição - Crash em Titans e Mind Over Mutant. Ele possui combos devastadores, melhores até que os Caco. É o personagem mais forte do jogo.

VERSÃO MOBILE
Não tem muitos comentários. Você joga um Mini Adventure Mode com base no jogo original.

Bom, isto é tudo. Espero que tenham gostado. Obrigado por ler e até a próxima.

Dragons & Bandicoots © 2001/2017 - Versão 15.0

Site desenvolvido e criado por Paulo Moreira (dragonsb). Os personagens mencionados neste site são marcas registradas de Activision, Inc. O site Dragons & Bandicoots não possui nenhuma ligação com a empresa mencionada.
Site hospedado por Webhost Brasil.