Menu fechado

Prévia do Jogo

por Paulo Moreira – em 27/12/2016

Em 2016 fomos surpreendidos finalmente!

Mas tudo começou no Facebook da Vicarious Visions, quando postaram uma foto do escritório deles que mostrava um pôster de Crash Bandicoot, e isso foi em 2013… Isso causou euforia entre os fãs, imaginando que a produtora estivesse planejando alguma novidade para Crash Bandicoot, já que ela já tinha feito alguns jogos da série no passado. Porém, depois disso, com a produtora desmentindo tudo e nenhuma empresa tomando atitude em relação aquilo, acabamos por perder as esperanças.

Anos depois, durante a PlayStation Experience de 2015 (evento reservado pela Sony para divulgar novidades dos consoles da família PlayStation, além de reforçar anúncios já feitos durante o ano pela empresa), Shaun Layden aparece com uma camiseta de Crash Bandicoot. Tivemos então novamente a esperança de um retorno de Crash, mas que agora estaria nas “mãos” da Sony, mas infelizmente (ou não) isso não aconteceu.

Ainda há algum tempo atrás, mas mais recente, surgiu um tweet do PlayStation do Oriente Médio com uma foto do Crash da série Titans/MOM e a palavra “Procurado”, logicamente escrito no dialeto de lá. Porém nada foi dito depois disso, nem confirmando nem negando a produção de algum material novo de Crash.

Enfim, como eu disse no início, em 2016 fomos surpreendidos finalmente. Isso porque finalmente Crash Bandicoot está de volta… depois de 6 anos sem jogo novo e 8 anos sem jogo principal. O primeiro anúncio feito durante a E3 de 2016, na conferência da Sony, foi da presença de Crash Bandicoot no jogo Skylanders Imaginators numa fase feita exclusivamente para ele, além de contar com um boneco dele e de Neo Cortex no pacote. Essa é uma edição especial do jogo que, inicialmente, está disponível apenas para PlayStation 3 e PlayStation 4 (pode ser lançado em outras plataformas no futuro). E o outro anúncio é do jogo que trata essa prévia.

Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy, como o nome sugere, é uma coletânea de jogos de Crash Bandicoot. Essa coletânea contará com os três primeiros jogos de Crash feitos, sendo assim “Crash Bandicoot“, “Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back” e “Crash Bandicoot: Warped“, todos em alta definição e com visuais apropriados para a atual geração. Por se tratarem de 3 jogos que são exclusivos da Sony (lembrando que a Activision detém direitos de imagem do Crash, do personagem e dos outros personagens envolvidos, não dos jogos anteriores a aquisição do personagem pela empresa), a trilogia será lançada exclusivamente para PlayStation 4, mas nada impede que a Activision entre em negociação com a Sony para lançar a trilogia para outras plataformas.

Depois do anúncio da trilogia remasterizada, ficamos vários meses sem informações dela, mas sabíamos que estava sendo feita pois a Sony fez questão de nos lembrar ao longo desse tempo. Além disso, tínhamos vários gameplays do Crash no Skylanders Imaginators, o que nos dava a certeza que seria sim lançado… e foi lançado em outubro o pacote do Crash em Skylanders Imaginators.

As novidades sobre a trilogia só vieram durante a PlayStation Experience de 2016, mesmo evento que um ano antes estavam sendo anunciadas as duas produções de Crash para o futuro. Inicialmente a trilogia estava sendo prometida para sair até fevereiro de 2017, porém neste evento a Vicarious Visions, produtora da trilogia, informou que o jogo só seria lançado em algum momento do ano de 2017.

A trilogia já se encontra em pré-venda na PlayStation Store do Brasil com o preço de R$179,90, preço um pouco salgado em se tratando de uma remasterização, porém depois do que foi mostrado do trabalho da produtora, a impressão que temos é que estamos vendo um jogo novo, um remake, podemos assim nos atrever a dizer. A produtora preferiu manter toda a geometria original das fases e a jogabilidade e apenas mexer na evolução gráfica do jogo e implementar algumas coisas que não haviam na trilogia original, mas que não modificarão em nada o game no fim. As novidades são as seguintes (até agora):

  • Modo Time Trial em todos os três jogos da trilogia (estamos ferrados no Crash 1, hein? XD)
  • Correção nos checkpoints do jogo Crash 1 (aleluia!), autosave nos checkpoints (o que é bom pra quem esquecer de ir ao monitor do Warp Room salvar)
  • Menu de pausa integrado, ou seja, o mesmo menu de pausa para os três jogos

Até o momento da redação dessa prévia, a produtora só havia liberado gameplay de algumas fases do jogo Crash 1. Os outros jogos deverão ser apresentados em breve e, assim que saírem, serão acrescidas à essa página.

Update - 12/02/2017

No dia 12 de fevereiro tivemos mais uma confirmação no jogo. Até o momento não sabíamos quem seria responsável pela dublagem da Coco Bandicoot na trilogia Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy, mas essa espera já acabou. A dubladora Debi Derryberry confirmou em sua conta pessoal no Twitter que dará vida à personagem Coco Bandicoot na trilogia.
Outras informações foram adicionadas semanas atrás detalhando mais coisas da trilogia. O The Game Informer Show, entrevistou o produtor Kara Massie e o diretor Dan Tanguay da Vicarious Visions sobre os detalhes técnicos e criativos envolvendo a criação de Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy. Confira alguns destaques.

  • Alguns controles foram modificados: os dois especificaram que os controles básicos serão mantidos, mas algumas coisas foram revistas e corrigidas, por exemplo, será capaz de controlar o Jetpack em Crash Bandicoot 2 com os botões de ombro além do suporte analógico no controle.
  • Você pode segurar um botão para acelerar a velocidade da cena da queda das caixas na tela de resultados da fase em Crash Bandicoot 1, será incluído “novas animações”.
  • Os desenvolvedores estão usado a Internet para recolher uma grande quantidade de novas idéias. Eles estão levando em conta muitas obras fanmade.
  • Eles decidiram incluir no jogo uma galeria de artes conceituais, mas no momento não foram capaz de confirmar sua presença no jogo final.
  • Houve um intenso estudo dos jogos originais por parte da equipe que consistiu em várias sessões de jogos e observações de inúmeros vídeos e conceitos.
  • Alchemy (a mesma de Skylanders) será a engine do jogo, mas irá ser adaptada para o mundo de Crash.
  • Os produtores tem inspirações em Looney Tunes, especificamente Taz.
  • Eles não têm o código original da Naughty Dog e por isso os dados e a geometria das fases foram obtidos da Sony através da Activision.
  • A equipe está observando a internet (especialmente Reddit, NeoGAF e YouTube) para recolher ideias e opiniões dos fãs.
  • O desenvolvimento ainda está em curso em várias partes do jogo e não vão parar até chegarem a resultados satisfatórios.
  • Haverá cutscenes para os chefes no remake da trilogia em cima da cena real do game.
  • Além disso, os dois entrevistados, deixaram claro quanto aos direitos de ambos os jogos, e que a Sony não teve problemas para se organizar para este retorno de Crash.

Update - 16/02/2017

Hoje tivemos a confirmação que todos nós aguardávamos. A trilogia será lançada para PlayStation 4 em 30 de junho de 2017!
Além dessa confirmação, uma entrevista com a equipe de produção da coletânea foi postada no blog oficial do PlayStation. Você pode conferi-la no link https://goo.gl/1pESeo.

Entre as novidades, temos as confirmações do time de dubladores da coletânea. Vejamos:

  • Jess Harnell como Crash Bandicoot (Mind Over Mutant), Pinstripe Potoroo e Ripper Roo (pela primeira vez).
  • Debi Derryberry como Coco Bandicoot (Mind Over Mutant) e Tawna (pela primeira vez).
  • Lex Lang como Neo Cortex (Mind Over Mutant).
  • Greg Eagles como Aku Aku (Mind Over Mutant).
  • John Dimaggio como Uka Uka (Mind Over Mutant) e Tiny Tiger (Nitro Kart).
  • Corey Burton como Dr. N. Gin (The Wrath of Cortex), Dr. Nefarious Tropy (The Wrath of Cortex) e Baby Cortex (pela primeira vez).
  • Maurice Lamarche como Dr. Nitrus Brio (Mind Over Mutant) e Assistente de Laboratório (pela primeira vez).
  • Fred Tatasciore como Dingodile, Koala Kong e Komodo Brothers (pela primeira vez).
  • Dwight Schultz como Papu Papu (Twinsanity) e Assistente de Laboratório (pela primeira vez).

Notamos que todos os dubladores já trabalharam em jogos anteriores da franquia, sendo em sua maioria de jogos mais recentes (Mind Over Mutant). Dingodile, por outro lado, apareceu pela última vez em Crash of the Titans do Nintendo DS e foi dublado por Nolan North (famoso por dublar Nathan Drake da série Uncharted), porém desta vez ele não vai repetir esse papel.

Mais informações sobre os jogos da coletânea deveremos ter nos próximos meses, mas certamente teremos mais durante a E3 que acontecerá em junho.