SPYRO THE DRAGON
CRASH BANDICOOT
 
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Página Inicial

CRASH BANDICOOT

GALERIA ANÁLISE
 
FICHA TÉCNICA
 

Produtora Naughty Dog

Nota do Site

7.4

8.1 (31)

Distribuidora Universal Interactive Studios
Publicadora Sony Computer Entertainment
Plataforma(s) PlayStation (via download na PS Store para PS3 e PSP)
Classificação Todas as Idades
Data de Lançamento 09/09/1996 - 05/03/2007 (PlayStation Network)
Gênero Plataforma
Número de Jogadores 1
Acessórios Memory Card 1 bloco
 
HISTÓRIA
 

        Crash Bandicoot é um marsupial que vivia num conjunto de três ilhas conhecidas como N. Sanity. Lá vivia feliz até que um cientista louco e seu amigo sequestraram Crash e sua namorada Tawna...

        O nome desse vilão é Neo Cortex e seu amigo chama-se Nitrus Brio. Eles sequestraram o casal para roubar seus cérebros e usá-los para acionar uma nave que seria capaz de destruir a ilha de N. Sanity, mas algo dá errado e o cérebro de Crash não serve para o "serviço", então, Crash consegue escapar, mas sua namorada fica presa no castelo de Neo Cortex.

        É missão de Crash recuperar sua namorada Tawna e coletar joias necessárias para retornar ao castelo de Neo Cortex.

 
GALERIA
 
Imagens do Jogo
 
.
 
ANÁLISE
 

SOM

                   
9

7.4

bom

Pontos Positivos
* Sons de acordo com o clima de cada fase * Jogabilidade simples
 
Pontos Negativos
* A movimentação de Crash ficou esquisita * O desafio é muito frustrante
GRÁFICOS
                   
7
DESAFIO
                   
5
JOGABILIDADE
                   
9
GERAL
                   
7
 
Análise do Jogo
por Paulo Moreira - revisado em 11/12/2016

          Crash Bandicoot foi criado em 1995 para ser lançado para o PlayStation por uma empresa já experiente: a Naughty Dog. O jogo homônimo Crash Bandicoot foi lançado em 1996 para PlayStation e marcou o início de uma nova era dos jogos de aventura. O jogo, porém tinha tudo para ser um grande sucesso aqui no Brasil, mas não foi.

         O PlayStation chegou aqui no Brasil com grande força em 1997, quando a empresa já estava fazendo outro jogo para Crash, mas fez sucesso no Japão, onde foi lançado primeiro. Lá, Crash ganhou um programa de TV, produtos e muitas outras coisas, como camisa, bonés, entre outros, além de bichinho virtual.

         Falando sobre o jogo, graficamente ficou bom, mas pecou por ser um jogo side-scrolling como Sonic, sendo que só algumas fases são em 3D, mas linear. A movimentação de Crash, principalmente quando pula, ficou muito estranha, com poucos frames. Os sons são o ponto alto do jogo: os sons da selva, de água ficaram bem feitos. A jogabilidade é outro destaque do jogo. Os controles obedecem com muita fidelidade aos movimentos, ao contrário do desafio que está muito complicado nas versões americana e europeia.

          O objetivo do jogo é coletar as joias pelas fases e chaves para abrir fases secretas, porém para conseguir as joias, por exemplo, nas versões americana e europeia, você não pode morrer nenhuma vez sequer durante a fase, mesmo passando pelos Check Points. Na versão japonesa, isso não ocorre, ou seja, se você morre, pode continuar normalmente a partir do Check Point que, no final, as caixas anteriores serão contabilizadas.

         No geral, o jogo está bom, mas precisava melhorar nos pontos ditos acima (coisa que sabemos que a Naughty Dog consertou nos jogos seguintes). O jogo foi relançado em 2007 na loja virtual da PlayStation Store Americana (PS3 e PSP) para download.

 
 
ANÁLISES DE VISITANTES DO SITE
 
#31 - Data: 02/04/2017 - Identificação: Cassio Junio

SOM

10 "As músicas são perfeitamente escolhidas para cada cenário passando a sensação de ambientação para o jogador."
GRÁFICOS 9

"Gráficos excelentes para o momento en que foi lançado."

DESAFIO 10 "Com toda certeza este é o jogo mais difícil da franquia. O desafio aumenta para coletar as gemas."
JOGABILIDADE 8.5 "A jogabilidade é boa mas contribui para a dificuldade do jogo. Como foi o primeiro da franquia é aceitável pois contribuiu para que fosse melhorada e aprimorada nos lançamentos seguintes."
  9.0 (nota final - não é média)
#30 - Data: 28/10/2014 - Identificação: Gabriel Uchôa

SOM

10 "As músicas são perfeitas, combinam perfeitamente com o ambiente."
GRÁFICOS 10

"São excelentes pra época, os cenários são detalhados e bonitos."

DESAFIO 7.5 "Muito difícil, as fases exigem muita precisão nos comandos que nem sempre respondem bem."
JOGABILIDADE 8 "Simples e fluida com alguns problemas do comando."
  8.9
#29 - Data: 05/06/2014 - Identificação: Louiz

SOM

9.5 "Combinam perfeitamente com as fases, apesar de em algumas partes a trilha sonora ser um pouco monótona."
GRÁFICOS 9.5

"Estão ótimos e muito bonitos para um jogo da época, apenas com alguns glitches."

DESAFIO 7 "Ficou um pouco ruim, por causa da alta dificuldade Não exatamente por causa das fases; estas acompanharam muito bem a trajetória até o fim do jogo, o problema está no fato de não poder morrer caso queira algum diamante."
JOGABILIDADE 8.5 "Eu vejo Crash 1 quase como um jogo experimental, e a jogabilidade mostra isso. Poucos movimentos com uma movimentação meio estranha, mas ainda assim respondem muito bem."
  8.6
#28 - Data: 16/01/2014 - Identificação: João Azevedo

SOM

8 "Músicas bem selecionadas em relação à fase, todas combinando."
GRÁFICOS 5.5

"O ponto fraco do jogo, mas é aceitável em relação à época em que foi lançado."

DESAFIO 10 "O ponto mais forte de todo o jogo, é isso que torna ele tão legal. Pra mim, todos os jogos da série tinham que ter se mantido nesse mesmo padrão, eu acho os outros muito fáceis. Se você parar para pensar o que torna ele tão legal é a dificuldade, os outros jogos da série seriam muito mais divertidos se fossem nesse mesmo padrão."
JOGABILIDADE 8.5 "Muito bom, mas o que estava faltando é o característico "carrinho" do Crash, faltou só isso, eu acho que nem poderes o Crash deveria ganhar, isso que estragou as outras versões e as deixaram muito fáceis."
  8.0
#27 - Data: 24/03/2013 - Identificação: Pedro Augusto Spanhol

SOM

8 "A música é cativante e empolgante e gruda na cabeça."
GRÁFICOS 7

"Para a época o gráfico ficou bom, mas com alguns bugs."

DESAFIO 10 "O jogo mais difícil de completar 100% que eu já joguei."
JOGABILIDADE 7 "Boa jogabilidade, mas poderia ser melhor."
  8.0
#26 - Data: 11/02/2013 - Identificação: "Yoshi Dino"

SOM

10 "Trilha sonora excelente."
GRÁFICOS 8

"Para o PS1 os gráficos estão ótimos."

DESAFIO 4 "Está aí o ponto fraco do jogo, é muito difícil, para você pegar uma gema, além de quebrar todas as caixas das fases... Você não tem que morrer nenhuma vez."
JOGABILIDADE 6 "Jogabilidade está boa... mas com a dificuldade do jogo, ela atrapalha."
  7.0
#25 - Data: 26/01/2013 - Identificação: Lucas Messa

SOM

8 "Boa trilha e efeitos sonoros."
GRÁFICOS 7.5

"Simples, porém com uma boa animação."

DESAFIO 4 "O primeiro jogo de Crash Bandicoot é também o mais difícil. É preciso ser muito persistente para terminá-lo, mesmo sem 100%."
JOGABILIDADE 6 "Apesar de simples e fácil de aprender, não dá muita liberdade de movimentação."
  6.4
#24 - Data: 22/12/2012 - Identificação: Luiz Carlos

SOM

8.5 "Sons bem originais que divertem bastante durante as fases, mas podem ficar enjoativos ao decorrer do jogo."
GRÁFICOS 6.5

"Mesmo que para um jogo de PSOne, os gráficos são bem serrilhados e "quadradões", apenas as cores vivas e as animações bem feitas salvam salvam esse game."

DESAFIO 4.5 "Extremamente difícil. Ter que ficar sem morrer durante uma fase inteira pra pegar uma Gem beira ao absurdo dado a dificuldade de passar das mesmas."
JOGABILIDADE 6.5 "Jogabilidade simples e sem nada de extraordinário, pouquíssimas opções e pode ficar bem travada em algumas fases."
  6.5
#23 - Data: 15/05/2012 - Identificação: Gustavo Nogueira Rissi

SOM

10 "O som está ótimo, está adequado conforme a fase, excelente."
GRÁFICOS 10

"O gráfico por ser um jogo de PS1, está bom até demais, o Crash humilha muitos jogos atuais."

DESAFIO 10 "Pode ser até um pouco difícil de zerar o jogo, mas o que complica mesmo é que se você morrer, os checkpoints não salvam as caixas que você pegou, por isso que se você quiser pegar a gema tem que reiniciar a fase inteira e não pode morrer."
JOGABILIDADE 10 "Fases super divertidas, muito fácil de controlar o Crash."
  10.0
#22 - Data: 29/04/2012 - Identificação: Jonathan F. Cunha

SOM

9.5 "O Som está ótimo! Combina com tudo em uma fase! Mas alguns erros podem atrapalhar isso..."
GRÁFICOS 6.5

"Falando sério, o gráfico não era tão lindo assim..."

DESAFIO 8 "Tem gente que acha nota 10 de difícil, mas falando sério é bem fácil até."
JOGABILIDADE 7.5 "Boa jogabilidade, mas às vezes dá um errinho aqui, um errinho ali."
  7.9
“Crash Bandicoot é um jogo divertido!alguns erros no jogo podem estragar a aventura,mas para alguns gamers que jogaram o jogo...será dificil esqueçer desta aventura!”
#21 - Data: 20/04/2012 - Identificação: Guilherme Reis Pimenta

SOM

10 "O som está ótimo, a água tem um som perfeito e as músicas combinam com a fase."
GRÁFICOS 8

"Crash fica esquisito quando cai de um pulo."

DESAFIO 10 "Bastante desafiador."
JOGABILIDADE 9 "Crash dá barrigada no chão? Nunca consegui fazer (Literalmente) (mas nunca atrapalhou)."
  9.3
#20 - Data: 04/04/2012 - Identificação: João Victor

SOM

8 "Músicas meio "bugadas"."
GRÁFICOS 9

"Gráfico bom antigo,mas os animais...,(meio estranhos)."

DESAFIO 10 só passando as fases."
JOGABILIDADE 1 "Meu Deus,como era difícil, tem dois botões de rodar circulo e quadrado,muito embaralhado.."
  7.0
#19 - Data: 18/02/2012 - Identificação: Bruno Rodrigues

SOM

10 "Ótimo, realmente muito bom."
GRÁFICOS 10

"Muito bom, principalmente nas fases da selva."

DESAFIO 9 "Desafio frustrante."
JOGABILIDADE 8 "Muitos poucos movimentos."
  9.3
#18 - Data: 12/02/2012 - Identificação: Leonardo Moreira

SOM

10 "Esplêndido! O som ficou perfeito."
GRÁFICOS 9

"Ficou ótimo. Mas só não ficou perfeito porque é o 1º ainda. Depois foi melhorando."

DESAFIO 8 "Ficou muito difícil, e é assim que fica legal. Mas ficou tão difícil que se tornou também frustrante!"
JOGABILIDADE 7 "Quando ele fica invencível, ele fica também mais rápido. Mas ele não pula tão rápido quanto anda, e morri muito por causa disso."
  8.5
#17 - Data: 11/01/2012 - Identificação: Arthur Pereira da Silva Bermann

SOM

9 "Cada música combina com a fase."
GRÁFICOS 9

"Muito bons, cenários perfeitos e o mapa é ótimo."

DESAFIO 6 "Impossível, o jogo mais difícil da série."
JOGABILIDADE 8 "Fácil de aprender."
  8.0
#16 - Data: 16/12/2011 - Identificação: Felipe João Bottamedi Nunes

SOM

9 "Sons muito bons."
GRÁFICOS 8

"Péssimos gráficos, poderia ter sido um pouco melhor."

DESAFIO 10 "Realmente um jogo muito complicado e é isso que o torna um jogo tão bom."
JOGABILIDADE 7 "Péssima,  jogabilidade extremamente ruim."
  8.5
#15 - Data: 22/07/2011 - Identificação: Patrick Lebrand

SOM

10 "Bem adequados ao clima do jogo."
GRÁFICOS 10

"Para o console estão ótimos."

DESAFIO 10 "Muito difícil mesmo, demorei muito pra terminar."
JOGABILIDADE 8 "Só dois movimentos, aí não tem graça, mas o javali foi legal."
  9.5
#14 - Data: 06/05/2011 - Identificação: Rafael de Brito Gomes

SOM

10 "Ótimo mesmo! Combina com as fases, envolvente! Quem curte música boa curte crash bandicoot 1!"
GRÁFICOS 10

"Tem muitos detalhes, são muito bem feitos, mesmo em comparação com os dias atuais!"

DESAFIO 10 "Tem que ser difícil, para ser legal não pode ser fácil (se pudesse ser um pouco mais difícil), bem estruturado! Gostei muito!"
JOGABILIDADE 10 "Bem simples, bem feito, bem legal!"
  10.0
#13 - Data: 01/04/2011 - Identificação: Artur Scurciatto Sutto

SOM

10 "O som está ótimo. Tudo de acordo com a respectiva fase."
GRÁFICOS 9

"Por mim o gráfico está muito bom, mas necessita de melhorar um pouco."

DESAFIO 10 "O jogo é bem difícil devido a ter que voltar a fase desde o começo quando morrer."
JOGABILIDADE 9.5 "A única coisa ruim na jogabilidade é o pulo de Crash."
  9.6
#13 - Data: 31/03/2011 - Identificação: Marcos Vinícius da Silva

SOM

10 "Legais, mas alguns são chatos como nas fases Temple Ruins e Generator Room."
GRÁFICOS 9

"Legais também, mas na fase Native Fortress  ficou horrível aquelas nuvens."

DESAFIO 8 "Difícil, muito difícil, o único problema é não morrer para pegar as gemas."
JOGABILIDADE 5 "Muitos pontos ruins no Crash,quando ele corre o nariz dele fica balançando e parece um idiota, pulo muito estranho, giro também é estranho mas eu adorei , o modo de salvar o jogo, tem que completar aquele bônus chato e nem salva o numero de vidas."
  8.0
#12 - Data: 19/01/2011 - Identificação: Danilo Matheus

SOM

10 "Gostei muito dos sons; são Excelentes."
GRÁFICOS 7.5

"Os gráficos são bons. Mas dava pra fazer melhor."

DESAFIO 10 "O jogo é muito difícil (mas assim que é legal!). Eu consegui completar 100%! (é difícil, mas não impossível). É só praticar!"
JOGABILIDADE 8 "É meio estranho o pulo dele (morri pra caramba por causa disso)."
  8.9
#11 - Data: 01/12/2010 - Identificação: Fagner da Luz dos Santos (em 05/04/2015)

SOM

10 "A série já mostrou que nesse ponto seria fantástica desde o primeiro jogo, as músicas são divertidas, os efeitos sonoros são ótimos e ainda o jogo possui sons de ambientação, simplesmente perfeito."
GRÁFICOS 8

"Na época em do lançamento, o jogo rasgava elogios pela qualidade gráfica. Os jogos 3D estavam começando a aparecer no mercado e Crash Bandicoot deixou todos de boca aberta com seus cenários bem desenhados para a época."

DESAFIO 10 "Sou uma pessoa que gosta de desafios, então para mim esse jogo sempre foi um prato cheio. Muitos reclamam da dificuldade e de não poder morrer para pegar o Gem, mas eu penso até que os jogos seguintes poderiam ter uma opção de selecionar o nível de jogo para ficar com o mesmo nível deste jogo. Um jogo assim sempre mostra um desafio novo quando jogamos e isso não enjoa nunca."
JOGABILIDADE 7 "Apesar de boa, está bem limitada e até involuntária em alguns momentos, as animações de Crash deixam a desejar dificultando a jogabilidade, como o pulo e a movimentação enquanto gira. Mas isso não significa que está horrível, a jogabilidade é mediana."
  8.8
#10 - Data: 08/11/2009 - Identificação: Wellington Lima

SOM

9 "Músicas que combinam com o clima do jogo; são bem legais."
GRÁFICOS 9

"Lembrando que o jogo foi lançado em 1996 e, para a época que foi lançado, está bom; isso era o que os jogos 3D podiam fazer."

DESAFIO 9 "Aí é o problema: se você quiser completar sem pegar todas as gemas, não vai ser tão difícil, é só praticar; agora, se você quiser completar 100% e pegar todas as gemas, vai ser difícil, pois tem que passar as fases sem morrer."
JOGABILIDADE 9 "Jogabilidade simples e funcional; nada de especial."
  9.0
#09 - Data: 31/03/2009 - Identificação: Laura Teixeira

SOM

9 "Acredito que por ser um jogo  antigo tenha ficado de bom tamanho, com músicas muito legais que nos deixam com a sensação de estar naquele determinado ambiente."
GRÁFICOS 8

"É verdade que são lentos, mais também não é o fim do mundo!"

DESAFIO 8 "Tem hora que da vontade de arrebentar o jogo devido ao fato de ter que passar as fases sem morrer, mas com prática acaba ficando bem menos complicado."
JOGABILIDADE 7 "Deixa a desejar."
  8.0
#08 - Data: 31/03/2009 - Identificação: Leandro Poggi Teixeira

SOM

9 "Por ser um jogo antigo, ficou de bom tamanho. Parece até que estamos dentro daquele ambiente das fases e as músicas são agradáveis."
GRÁFICOS 8

"Não é ruim, mas deixa um pouco a desejar quanto a cara e movimentos do Crash. Já quanto as fases, ficaram todas muito boas."

DESAFIO 8 "Chega a dar vontade de quebrar as coisas devido ao fato de não poder morrer nas fases, mas nada que um pouco de prática não resolva."
JOGABILIDADE 9 "Por ser o primeiro jogo da série, é natural que o Crash tivesse poucos movimentos."
  8.5
#07 - Data: 16/12/2008 - Identificação: Paulo Vinícius Salles Rangel

SOM

10 "Efeitos sonoros perfeitos! O barulho da água e o som ambiente dos cenários são o ponto alto do jogo!"
GRÁFICOS 8

"Gráficos muito bons! Lembrem-se que o jogo foi produzido em 1996. Os cenários foram muito bem trabalhados. Só pecaram no mapa de seleção de fases que está horrível se comparado ao jogo em si."

DESAFIO 9 "O fato de ter que finalizar a fase sem morrer para conseguir as gemas é o ponto alto de dificuldade do jogo. É preciso ter raciocínio rápido em muitas partes do jogo. Um jogo que combina muita dificuldade com muita diversão."
JOGABILIDADE 5 "Único ponto negativo do jogo. Cheguei a morrer mais de 20 vezes na fase em que Crash tem que ir pulando as madeiras de uma ponte coberta de neve. Impossível saber onde o pulo do personagem vai parar. De resto é razoável, pois os movimentos são limitados."
  7.5
#06 - Data: 21/12/2005 - Identificação: Guilherme Oliveira

SOM

10 "Ficou bom, dá pra se empolgar durante o jogo com as músicas."
GRÁFICOS 8

"Meio ruim, mas como foi o primeiro jogo de Crash, está valendo."

DESAFIO 7 "O jogo está bem difícil, apesar de eu ter fechado, você não pode morrer nas fases pra ganhar a gema."
JOGABILIDADE 8 "Crash tem movimentos muitos simples, mas dá pra quebrar o galho."
  8.3
#05 - Data: 18/12/2005 - Identificação: Caroline Miranda Goulart

SOM

5 "Mais ou menos!! Legalzinho!"
GRÁFICOS 1

"Mal feitos! Movimentos estranhos, sem realidade! Entende?"

DESAFIO 2 "Muito difícil!!! Mas não impossível! O bom do jogo é quando é difícil!!!!!! (adoro um desafio!!!) Mas mesmo assim minha nota é essa."
JOGABILIDADE 5 "Não tem mistério nenhum."
  3.3
#04 - Data: 03/10/2005 - Identificação: Gerson Catapano

SOM

5 "Mesmo sendo jogo antigo, é péssimo."
GRÁFICOS 3

"Honestamente, a pior coisa do jogo."

DESAFIO 1 "Dificílimo, ou em outras palavras, impossível."
JOGABILIDADE 4 "Péssima, péssima."
  3.3
#03 - Data: 18/09/2005 - Identificação: Pietro Athayde Gonçalves

SOM

10 "Muito bom."
GRÁFICOS 6

"O mundo de Crash é muito chato"

DESAFIO 1 "MUITO DIFÍCIL! Na primeira vez que joguei não gostei, mas pelo menos tenho Crash Collection (dá pra jogar Crash 1, 2 e 3)."
JOGABILIDADE 1 "Não está boa, só tem quatro controles."
  4.5
#02 - Data: 23/07/2005 - Identificação: Fabio Gava Dalcin

SOM

9 "Ficou legal."
GRÁFICOS 6

"Não são a 8ª maravilha do mundo, os cenários são legais (adorei o visual da fase SUNSET VISTA) mas os personagens são mal feitos (Crash faz cara de idiota quando corre)."

DESAFIO 8 "MUITO DIFÍCIL, tenho um amigo que desistiu em menos de uma semana."
JOGABILIDADE 8 "É boa, mas só da para pular e girar."
  7.8
#01 - Data: 17/05/2005 - Identificação: Arthur Nobre Brito

SOM

9 "Os efeitos sonoros e as músicas estão legais"
GRÁFICOS 7 "Achei os gráficos um pouco ruins porque às vezes são lentos demais, mas os cenários ficaram bonitos"
DESAFIO 6 "O jogo é muito difícil, principalmente porque não pode morrer nenhuma vez na fase, senão fica sem a gema."
JOGABILIDADE 8 "É boa, mas devido aos poucos movimentos de Crash, fica mais ou menos."
  7.5
 

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